A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA ORGANIZAÇÃO DO BEM-ESTAR DOS EDUCADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4321Palavras-chave:
Gestão escolar, Ensino, Bem-estarResumo
A gestão escolar é hoje reconhecida como um dos fatores que determinam o desempenho escolar. É por isso que diversas discussões têm abordado esse tema para discutir alguns conceitos existentes a respeito desse aspecto da escolarização. Quando se trata de gestão, ela deve ser considerada como aspecto fundamental para o bom desenvolvimento e bem-estar dos educadores. Do ponto de vista jurídico brasileiro, percebe-se que no artigo 206 da Constituição Federal do Brasil, pela imposição da lei, é definida a governança democrática, cuja finalidade é a construção de um ambiente democrático e equitativo. A gestão participativa exige gerir a participação de todos os atores envolvidos no processo educativo, enfatizando o papel do gestor como criador desse ambiente. Diante do exposto, esta pesquisa possui o objetivo de apresentar a importância da gestão escolar na organização do bem-estar dos educadores de uma escola pública brasileira.
Downloads
Referências
ALONSO, M. Autonomia da Escola e Participação. In: VIEIRA, A.; ALONSO, M.; ALMEIDA, M.; (Orgs.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2000.
BRASIL. Conselho Escolar e a aprendizagem na escola. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Caderno 2. Brasília: Ministério da Educação, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
LIBÂNEO, José Carlos. A organização e a gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João F.; TOSCHO, Mirza S. Educação escolar: política, estrutura e organização. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LIMA, Antonio Bosco de. Burocracia e participação: análise da (im)possibilidade da participação transformadora na organização burocrática escolar. 1995. Dissertação (Mestrado) - Unicamp, Campinas, 1995.
LUCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2013.
LUCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
LUCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
LUCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
MARTINS, Gilberto. Estudo de caso, uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1994.
MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
PARO, Vitor: Administração escolar introdução a crítica. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
PRAIS, Maria de Lourdes Melo. Administração colegiada na escola pública. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.
SOUZA, Silvana Aparecida de. Gestão escolar compartilhada: democracia ou descompromisso? São Paulo: Xamã, 2001.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas SP: Papirus, 2001.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Quem sabe faz a hora de construir o Projeto Político Pedagógico da escola. Campinas, SP: Papirus, 2007.
VIEIRA, Alexandre Thomaz. Organização e gestão escolar: evolução e conceitos In: VIEIRA, Alexandre Thomaz; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; ALONSO, Mirtes (Orgs.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.