A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA ORGANIZAÇÃO DO BEM-ESTAR DOS EDUCADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Walkiria Araujo de Carvalho
  • Lusilange Maria de Araújo
  • Glaudistonia Chaves dos Santos Moreira
  • Deolinda Angela de Araújo de Figueiredo
  • Álvaro Raphá Lemos Guerra

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4321

Palavras-chave:

Gestão escolar, Ensino, Bem-estar

Resumo

A gestão escolar é hoje reconhecida como um dos fatores que determinam o desempenho escolar. É por isso que diversas discussões têm abordado esse tema para discutir alguns conceitos existentes a respeito desse aspecto da escolarização. Quando se trata de gestão, ela deve ser considerada como aspecto fundamental para o bom desenvolvimento e bem-estar dos educadores. Do ponto de vista jurídico brasileiro, percebe-se que no artigo 206 da Constituição Federal do Brasil, pela imposição da lei, é definida a governança democrática, cuja finalidade é a construção de um ambiente democrático e equitativo. A gestão participativa exige gerir a participação de todos os atores envolvidos no processo educativo, enfatizando o papel do gestor como criador desse ambiente. Diante do exposto, esta pesquisa possui o objetivo de apresentar a importância da gestão escolar na organização do bem-estar dos educadores de uma escola pública brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Walkiria Araujo de Carvalho

Graduada em Pedagogia e Letras. Mestranda em Educação.

Lusilange Maria de Araújo

Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e História. Pós- graduada em Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Educacional. Mestranda em Educação.

Glaudistonia Chaves dos Santos Moreira

Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio e Gestão Educacional. Mestranda em Educação.

Deolinda Angela de Araújo de Figueiredo

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Gestão de Pessoas. Mestranda em Educação.

Álvaro Raphá Lemos Guerra

Graduado em Pedagogia e Ciências Biológicas. Bacharel em Direito. Pós-graduado em Gestão Educacional, Gestão em Saúde e Direito Ambiental. Mestrando em Educação.

Referências

ALONSO, M. Autonomia da Escola e Participação. In: VIEIRA, A.; ALONSO, M.; ALMEIDA, M.; (Orgs.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2000.

BRASIL. Conselho Escolar e a aprendizagem na escola. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Caderno 2. Brasília: Ministério da Educação, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. A organização e a gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João F.; TOSCHO, Mirza S. Educação escolar: política, estrutura e organização. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

LIMA, Antonio Bosco de. Burocracia e participação: análise da (im)possibilidade da participação transformadora na organização burocrática escolar. 1995. Dissertação (Mestrado) - Unicamp, Campinas, 1995.

LUCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2013.

LUCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LUCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

LUCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

MARTINS, Gilberto. Estudo de caso, uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1994.

MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

PARO, Vitor: Administração escolar introdução a crítica. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

PRAIS, Maria de Lourdes Melo. Administração colegiada na escola pública. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.

SOUZA, Silvana Aparecida de. Gestão escolar compartilhada: democracia ou descompromisso? São Paulo: Xamã, 2001.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas SP: Papirus, 2001.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Quem sabe faz a hora de construir o Projeto Político Pedagógico da escola. Campinas, SP: Papirus, 2007.

VIEIRA, Alexandre Thomaz. Organização e gestão escolar: evolução e conceitos In: VIEIRA, Alexandre Thomaz; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; ALONSO, Mirtes (Orgs.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.

Publicado

22/11/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Araujo de Carvalho, W., Maria de Araújo, L., Chaves dos Santos Moreira, G., Angela de Araújo de Figueiredo, D., & Raphá Lemos Guerra, Álvaro. (2023). A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA ORGANIZAÇÃO DO BEM-ESTAR DOS EDUCADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114321. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4321