OS TRANSTORNOS DE ESPECTRO AUTISTA E SEUS DESAFIOS E VIVÊNCIAS NA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4369Palavras-chave:
Transtornos de espectro autista, EnsinoResumo
O Transtorno de Espectro Autista se constitui por uma defieciência que se mostra, atualmente, muito presente na sociedade e, em especial, nas instituições escolares. Por conta disso, é importante que se busque informações efetivas sobre a temática no intuito de poder enfrentá-la, em particular, dentro da escola. Para isso, o objetivo é avaliar os desafios e vivências que alunos com autismo possuem para terem sucesso na aprendizagem. Este trabalho, tenciona produzir uma análise de cunho bibliográfico por meio de pensamentos e fundamentação teórica, com o desejo de assimilar técnicas e procedimentos no ensino-aprendizagem de crianças com TEA, que sejam efetivos e apresentem resultados significativos. Pensando assim, a pesquisa abrange conceitos, características, técnicas, procedimentos além de debater sobre as carências e os instrumentos propostos para o aprendizado das crianças com esse transtorno. No que diz respeito à relevância em torno da condição de vida que levará uma criança com o Transtorno de Espectro Autista além daqueles que a cercam, nesse caso, a família. Vale também ressaltar que o apoio incondicional dos pais em parceria com o trabalho de um profissional especializado será de grande valia no que se refere ao aprimoramento da aprendizagem e de sua condição como sujeito.
Downloads
Referências
BENINI, Viviane, André Paulo Castanha. A inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na escola comum: desafios e possibilidades. Curitiba: Cadernos PDE, 2016.
MAGALHÃES, Célia de Jesus Silva et al. Práticas inclusivas de alunos com Tea: principais dificuldades na voz do professor e mediador. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, 2017.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Construir a Escola das diferenças: caminhando nas pistas da inclusão. In: O Desafio das Diferenças nas Escolas. Brasilia: Boletim 21/MEC, 2006.
MARIANO, Ivanildo Pereira. Inclusão da criança autista na escola: visão de docentes sobre o processo. 2017. TCC (graduação) - Universidade de estadual da paraíba Centro de Educação- CEDUC departamento de educação, Campina grande-PB, 2017.
NETO; Otílio P. da S. et al. G-tea: uma ferramenta no auxílio da aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista, baseada na metodologia aba. São Paulo: xii sbgames, 2013.
SANTOS, Boaventura de Souza Santos. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Coimbra: Centro de Estudos Sociais, 2017. (Oficina do CES nº 135).
SERRA, Dayse Carla. A inclusão de uma criança com autismo na escola regular: desafios e processos. 2004.Monografia (Especialização) - Programa de pós-graduação em Educação. Centro de Ciências e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
TAMANAHA, Ana Carina; PERISSINOTO, Jacy; CHIARI, Brasilia Maria. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da síndrome de Asperger. Rev Soc Bras Fonoaudiol., 2008.
VIEIRA, Neuza Maria; BALDIN, Sandra Rosa. Diagnóstico e intervenção de indivíduos com transtorno do espectro autista. Evento de 2017.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.