OS TRANSTORNOS DE ESPECTRO AUTISTA E SEUS DESAFIOS E VIVÊNCIAS NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Fabianny Mayre da Silva
  • Cristiane Cardoso de Andrade França
  • Claudia Cristina Sales
  • Railyce Sarmento Ferreira
  • Marta Roberta Picanço Pereira
  • Lúcia de Melo Silva
  • Rodinei Ribeiro Chaves

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4369

Palavras-chave:

Transtornos de espectro autista, Ensino

Resumo

O Transtorno de Espectro Autista se constitui por uma defieciência que se mostra, atualmente, muito presente na sociedade e, em especial, nas instituições escolares. Por conta disso, é importante que se busque informações efetivas sobre a temática no intuito de poder enfrentá-la, em particular, dentro da escola. Para isso, o objetivo é avaliar os desafios e vivências que alunos com autismo possuem para terem sucesso na aprendizagem. Este trabalho, tenciona produzir uma análise de cunho bibliográfico por meio de pensamentos e fundamentação teórica, com o desejo de assimilar técnicas e procedimentos no ensino-aprendizagem de crianças com TEA, que sejam efetivos e apresentem resultados significativos. Pensando assim, a pesquisa abrange conceitos, características, técnicas, procedimentos além de debater sobre as carências e os instrumentos propostos para o aprendizado das crianças com esse transtorno. No que diz respeito à relevância em torno da condição de vida que levará uma criança com o Transtorno de Espectro Autista além daqueles que a cercam, nesse caso, a família. Vale também ressaltar que o apoio incondicional dos pais em parceria com o trabalho de um profissional especializado será de grande valia no que se refere ao aprimoramento da aprendizagem e de sua condição como sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Fabianny Mayre da Silva

Graduada em Letras Português/Espanhol - Centro Universitário de Volta Redonda/RJ – (UniFoa). Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura - Centro Universitário de Valença/RJ -CESVA. Pós-graduada Lato Sensu em Tecnologias e Educação a Distância - Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto – SP e Mestranda em: Máster en Lingüística Aplicada a la Enseñanza del Español Lengua Extranjera pela UNINI – Porto Rico.

Cristiane Cardoso de Andrade França

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Metodologia em Ensino a Distância, Psicologia Institucional e Clínica. Mestranda em Educação.

Claudia Cristina Sales

Graduada em Ciências Biológicas. Pós graduada em Orientação Educacional. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Railyce Sarmento Ferreira

Graduada em Matemática, Pedagogia e Português/Inglês. Pós-graduada em Gestão Educional: Administração, Orientação e Supervisão Escolar e Matemática. Mestranda em Educação.

Marta Roberta Picanço Pereira

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Novas Tendências Tecnologias para a Educação e Gestão Escolar. Mestranda em Educação.

Lúcia de Melo Silva

Graduada em Pedagogia (supervisão, orientação) - Universidade Federal de Uberlândia. Pós-graduada em Alfabetização e Educação Especial (UFU) e Psicopedagogia (Faculdade Católica). Mestranda em Educação.

Rodinei Ribeiro Chaves

Graduado em Educação Física e Pedagogia. Bacharel em Educação Física. Mestrando em Educação.

Referências

BENINI, Viviane, André Paulo Castanha. A inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na escola comum: desafios e possibilidades. Curitiba: Cadernos PDE, 2016.

MAGALHÃES, Célia de Jesus Silva et al. Práticas inclusivas de alunos com Tea: principais dificuldades na voz do professor e mediador. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, 2017.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Construir a Escola das diferenças: caminhando nas pistas da inclusão. In: O Desafio das Diferenças nas Escolas. Brasilia: Boletim 21/MEC, 2006.

MARIANO, Ivanildo Pereira. Inclusão da criança autista na escola: visão de docentes sobre o processo. 2017. TCC (graduação) - Universidade de estadual da paraíba Centro de Educação- CEDUC departamento de educação, Campina grande-PB, 2017.

NETO; Otílio P. da S. et al. G-tea: uma ferramenta no auxílio da aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista, baseada na metodologia aba. São Paulo: xii sbgames, 2013.

SANTOS, Boaventura de Souza Santos. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Coimbra: Centro de Estudos Sociais, 2017. (Oficina do CES nº 135).

SERRA, Dayse Carla. A inclusão de uma criança com autismo na escola regular: desafios e processos. 2004.Monografia (Especialização) - Programa de pós-graduação em Educação. Centro de Ciências e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

TAMANAHA, Ana Carina; PERISSINOTO, Jacy; CHIARI, Brasilia Maria. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da síndrome de Asperger. Rev Soc Bras Fonoaudiol., 2008.

VIEIRA, Neuza Maria; BALDIN, Sandra Rosa. Diagnóstico e intervenção de indivíduos com transtorno do espectro autista. Evento de 2017.

Downloads

Publicado

24/11/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Mayre da Silva, F., Cardoso de Andrade França, C., Cristina Sales, C., Sarmento Ferreira, R., Picanço Pereira, M. R., de Melo Silva , L., & Ribeiro Chaves, R. (2023). OS TRANSTORNOS DE ESPECTRO AUTISTA E SEUS DESAFIOS E VIVÊNCIAS NA APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114369. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4369