GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS E O AUTOCONHECIMENTO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4481Palavras-chave:
Recursos Humanos, Gestão, PessoasResumo
A pesquisa bibliográfica em questão tem por finalidade apresentar a Gestão Estratégica de Recursos Humanos, descrevendo o ponto de vista a partir de algumas justificativas ideológicas que tentam explicar de que forma ela atua no processo educativo. O trabalho tem como objetivo principal identificar as principais variáveis que irão compor o comportamento estratégico das organizações. Como objetivos específicos, o trabalho pretende identificar as principais características da GEP (gestão estratégica de pessoas) e analisar se a gestão de pessoas praticada se caracteriza como estratégica. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica não sistematizada de artigos nacionais publicados, baseando-se em autores que citam o tema e sua análise investigatória, contribuindo de algum modo nas desigualdades presentes na educação básicas. Destaca-se autores como: Legge (2006), Mascarenhas (2009), Ribeiro (2017), Donaldson (1999) e outros que trouxeram contribuições significativas para que esta investigação fosse possível. O resultado deste estudo encontra-se neste artigo, na qual apresento as explicações e dados de pesquisa que justificam esse artigo.
Downloads
Referências
BARBOSA, A. C. Q. et al. Programa Mais Médicos: como avaliar o impacto de uma abordagem inovadora para superação de iniquidades em recursos humanos. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 42, 2018.
DONALDSON, Lex et al. Teoria da contingência estrutural. In: CLEGG, Stewart R. Handbook de estudos organizacionais: 1-modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1999. v. 1, p. 105-133.
LEGGE, K. Human Resources Management. Oxford: Oxford University Press, 2006.
MACIEL, M. G. Lazer corporativo: estratégias para o desenvolvimento dos recursos humanos. São Paulo: Phorte, 2009.
MARCHI, O. M.; SOUZA, T. M.; CARVALHO, M. B. Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Cadernos de graduação, 2013.
MASCARENHAS, André Ofenhejm. Gestão Estratégica de Pessoas: evolução, teoria e crítica. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
MATHIAS-PEREIRA, J. Manual da gestão pública contemporânea. São Paulo. Editora Atlas, 2007.
REICHEL, Harduin. Treinamento e Desenvolvimento. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva Educação, 2017.
SOVIENSKI, Fernanda; STIGAR, Robson. Recursos humanos x gestão de pessoas. Revista Científica de Administração, v. 10, n. 10, p. 51-61, 2008.
STOREY, J. Human resource management: still marching on, or marching out? In: STOREY, J. (Ed.), Human resource management: A critical text. London: Routledge, 1995. p. 3-32.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.