DESAFIOS E AVANÇOS NO TRATAMENTO DA PARALISIA CEREBRAL INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4851

Palavras-chave:

Criança, Paralisia Cerebral, Terapêutica

Resumo

A Paralisia Cerebral Infantil (PC) constitui uma das condições neurológicas mais prevalentes e desafiadoras que afetam a infância. Objetivo: Essa revisão tem como objetivo analisar os desafios e avanços no tratamento da PC. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, utilizando artigos presentes nas seguintes bases de dados: PubMed, Scopus e SciELO Foram incluídos artigos originais e revisões sistemáticas em inglês e português publicadas entre 2019 e 2024, que abordassem sobre os desafios e avanços no tratamento da Paralisia Cerebral. Após a análise, foram selecionados 14 artigos para a confecção dessa revisão bibliográfica.  Resultados e Discussão: foi observada a importância de abordagens integradas e personalizadas que incorporam as nuances clínicas da PC. Destaca-se também a necessidade de individualização no tratamento da PC, considerando a diversidade clínica dos pacientes. A compreensão crescente da neuroplasticidade sugere que estratégias centradas na adaptação cerebral podem ser fundamentais, e a integração de tecnologias assistivas deve ser realizada com equilíbrio, considerando aspectos éticos e práticos. Conclusão: A busca contínua por estratégias terapêuticas eficazes, baseadas em evidências sólidas, é crucial para avançar em direção a uma abordagem mais eficiente e compassiva na gestão desta condição neurológica complexa.

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Biografia do Autor

Ana Maria Santos Cardoso

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba-IESVAP.

 

Larissa Elvira Mezzomo

UNIDEP - Centro Universitário de Pato Branco.

Isabella Merlo Zanin

UNIDEP - Centro Universitário de Pato Branco.

Kaoana Arboit Bona

UNIDEP - Centro Universitário de Pato Branco.

Ana Gabrielle Izidio de Sousa Ribeiro

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba-IESVAP.

Fabrícia da Silva Mesquita

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba-IESVAP.

 

Thales Guerra Aguiar Barreto

Universidade Federal do Maranhão.

Thiago Ribeiro França

Centro Universitário UNINOVAFAPI.

Vitória Stéfanny Cunha Araújo

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba-IESVAP.

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Publicado

08/02/2024

Como Citar

Santos Cardoso, A. M., Elvira Mezzomo , L., Merlo Zanin, I., Arboit Bona, K., Izidio de Sousa Ribeiro, A. G., da Silva Mesquita , F., … Stéfanny Cunha Araújo, V. (2024). DESAFIOS E AVANÇOS NO TRATAMENTO DA PARALISIA CEREBRAL INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(2), e524851. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4851