IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO ENTRE A EPISTEMOLOGIA DE PAUL FEYERABEND E DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA DE MOREIRA PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4872Palavras-chave:
Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Epistemologia de Paul Feyerabend. Prática docente. Ensino de ciências.Resumo
O presente trabalho apresenta como objetivo geral discutir quais os princípios que a Epistemologia de Paul Feyerabend e a Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica de Marcos Antonio Moreira podem contribuir para o ensino de ciências de modo que auxilie a prática dos professores. No ensino de ciências essa relação leva à necessidade de reflexão do docente para que possa favorecer em sala de aula uma série de aprendizagens, como: (1) aprender a partir dos erros, pois estes fazem parte da construção de conhecimento, (2) aprender sobre a incerteza do conhecimento, (3) fazer uso do questionamento frente ao conhecimento pronto desenvolvendo uma postura ativa, aprender a partir de diversas estratégias metodológicas e recursos didáticos, (4) consciência semântica em que o aprendiz compreende que o significado está nas pessoas e não nas palavras, entre outras questões.
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