IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO ENTRE A EPISTEMOLOGIA DE PAUL FEYERABEND E DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA DE MOREIRA PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4872

Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Epistemologia de Paul Feyerabend. Prática docente. Ensino de ciências.

Resumo

O presente trabalho apresenta como objetivo geral discutir quais os princípios que a Epistemologia de Paul Feyerabend e a Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica de Marcos Antonio Moreira podem contribuir para o ensino de ciências de modo que auxilie a prática dos professores. No ensino de ciências essa relação leva à necessidade de reflexão do docente para que possa favorecer em sala de aula uma série de aprendizagens, como: (1) aprender a partir dos erros, pois estes fazem parte da construção de conhecimento, (2) aprender sobre a incerteza do conhecimento, (3) fazer uso do questionamento frente ao conhecimento pronto desenvolvendo uma postura ativa, aprender a partir de diversas estratégias metodológicas e recursos didáticos, (4) consciência semântica em que o aprendiz compreende que o significado está nas pessoas e não nas palavras, entre outras questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Romilton Costa Soares Sobrinho

Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Angelita Nóbrega da Silva

Universidade Estadual de Roraima - UERR. 

Patrícia Macedo de Castro

Universidade Estadual de Roraima - UERR e Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Enia Maria Ferst

Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Patrícia Maria Barreiro Nunes

Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Angelica Pinheiro Feitoza Oliveira

Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Tradução de Eva Nick et al. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Interamericana, 1978.

AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Paralelo Editora, 2003.

COELHO, Daniel Menezes. Contribuição ao Debate Entre Psicanálise e Ciência: Feyerabend. Àgora, Rio de Janeiro, v. XII, n. 2, p. 175-190, jul/dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-14982010000200003

DAMASIO, Felipe; PEDUZZI, Luiz O. Q. A coerência e complementaridade entre a teoria da aprendizagem significativa crítica e a epistemologia de Paul Feyerabend. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 3, p. 61-83, 2015. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/22/7. Acesso em: 20 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p61

DAMASIO, Felipe; PEDUZZI, Luiz O. Q. Para que ensinar ciência no século xxi? – reflexões a partir da filosofia de Feyerabend e do ensino subversivo para uma aprendizagem significativa crítica. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 20, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/kkVLpWygn6khqHDTxQMFGMs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 de jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172018200114

FERST, Enia Maria; SILVA-FORSBERG, Maria Clara. Contribuições da epistemologia de Feyerabend para a discussão da abordagem CTS no ensino de ciências naturais no ensino fundamental. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, Ano 7, v. XIII, n. 2, p. 95-114, jul./dez, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUSMÂO, Marcelo Paranhos de; GUEDIN, Evandro. A contribuição de Paul Feyerabend e suas aplicações ao Ensino de Ciências. In: O Ensino de Ciências e suas epistemologias. GUEDIN, Evandro (Org). Boa Vista: Editora da UFRR, 2017.

Marco A., MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

MOREIRA, M. A. A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: UnB, 2006.

MOREIRA, M. A. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. [S. l.: s. n.], 2010. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/Abandonoport.pdf. Acesso em: 20 maio 2017. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i1.a21094

MOREIRA, M. A. Aprendizaje significativo: teoria y práctica. Madrid: VISOR, 2000.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2011. MOREIRA,

MOREIRA, Marco Antonio; MASSONI, Neusa T. Noções básicas de epistemologias e teorias de aprendizagem como subsídios para a organização de sequências de ensino aprendizagem em Ciências/Física. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

MOTTA FILHO, Lincoln de Almeida. Contribuições de Feyerabend ao ensino de ciências: seu anarquismo epistemológico, pluralismo cultural e uma proposta didática sobre a discussão entre Galileu e os aristotélicos. 2016. Dissertação (Mestrado) - Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ, Rio de Janeiro, 2016.

NOVAK, Joseph D. E GOWIN, D. Bob. Aprender a aprender. Tradução Carla Valadares. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1999.

PANTOJA, Najara Vidal; REGIANI, Anelise Maria. Reflexões sobre a epistemologia de Paul Feyerabend e uma Ecologia de Saberes. Revista Scientia Naturalis, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/3515. Acesso em: 21 jul. 2021.

PIOVESAN, Vitor Hugo Balest; SANTOS, Luana Rodrigues dos. Reflexões acerca do ensino das ciências à luz de Feyerabend. In: XXII Jornada de Pesquisa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/USUARIO/Downloads/7750-Texto%20do%20artigo-33226-1-10-20170913.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.

SANDÍN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Tradução Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, 2010.

SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

SANTOS, Luana Rodrigues dos; PIOVESAN, Vitor Hugo Balest. Reflexões acerca do Ensino das Ciências à luz de Feyerabend. In: XXII Jornada de Pesquisa - Salão do Conhecimento, UNIJUÍ, 2017.

SILVA, Silva Lima dos; GUEDIN, Evandro. O conceito de epistemologia e suas implicações ao ensino de ciências. In: GUEDIN, Evandro. (Org.). O Ensino de Ciências e suas epistemologias. Boa Vista: Editora da UFRR, 2017.

Publicado

12/02/2024

Como Citar

Costa Soares Sobrinho, R., Nóbrega da Silva , A., Macedo de Castro, P., Maria Ferst , E., Maria Barreiro Nunes, P., & Pinheiro Feitoza Oliveira, A. (2024). IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO ENTRE A EPISTEMOLOGIA DE PAUL FEYERABEND E DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA DE MOREIRA PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(2), e524872. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4872