COMPONENTE CURRICULAR OFICINA DE TEXTOS ACADÊMICOS - ARTIGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.501Palavras-chave:
aprendizagem, educação superior, monitoriaResumo
A monitoria para alunos de cursos de gradução baseia-se na contrução coletiva, trazendo benefícios ao monitor e aos discentes que cursam a disciplina. Trata-se de prática que estimula experiência docente no aluno, estreitamento dos laços entre monitor e responsável pelo curso, além do aprofundamento do conhecimento no conteúdo. Objetiva-se relatar a metodologia adotada pela monitoria no componente curricular Oficina de Textos Acadêmicos – Artigo, oferecido na Universidade Federal do Sul da Bahia. Por intermédio do edital nº01/2021 da Pró Reitoria de Gestão Acadêmica da UFSB foi selecionada uma monitora para o componente curricular, ofertado pelo Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. A monitora atuou como elo entre o docente e os discentes, podendo contribuir para um melhor aproveitamento do conteúdo e do tempo na construção do conhecimento pelos discentes, onde o resultado final foi a construção de um artigo acadêmico pelos participantes. A monitoria possibilitou o despertar de competências e vocação na docência através de situações como suporte às dúvidas, atualizações e organização de aulas. O componente curricular finalizou com a escrita de cinco manuscritos com participação da monitora. A inserção de monitores na disciplina de Oficina de Textos Acadêmicos – Artigo, na Universidade Federal do Sul da Bahia contribuiu para oportunizar vivências da docência e participar na produção de trabalhos científicos com os discentes do curso. A iniciativa da instituição de ensino foi extremamente favorável no desenvolvimento destas habilidades na monitora.
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