OS GÊNEROS TEXTUAIS EM REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA DOCENTE DE LEITURA E ESCRITA NAS ESCOLAS: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

Autores

  • Aline Ariane Feitosa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5074

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Redes sociais. Prática docente. Língua Portuguesa. TICs

Resumo

Este trabalho aborda a questão dos gêneros textuais nas redes sociais como ferramenta na prática docente de leitura e escrita nas escolas. Busca compreender o uso dos gêneros textuais em redes sociais como uma ferramenta na prática docente de produção de sentido nos processos de leitura e escrita. Para a construção deste trabalho, foi utilizado o tipo de pesquisa bibliográfica, contemplando autores importantes para este estudo: Bakhtin (2003), Marchuschi (2008), Rojo (2012, 2015) e outros. Com isso, o ensino da língua portuguesa ainda é monótono e ainda produz um sentido vago de leitura e escrita pois, para a sala de aula, são levados, na maioria das vezes, textos fora da realidade dos discentes, assim como a mecanicidade do ensino da gramática, tornando o ensino da língua materna algo resistente por parte dos estudantes, precisando, assim, que a escola desenvolva novas práticas, fazendo uso da tecnologia e considerando que novos recursos pedagógicos aliados a tecnologia podem tornar as aulas mais atraentes. Para isso, faz-se necessária uma nova prática docente, bem como maior inclusão das tecnologias digitais e redes sociais no ensino da língua portuguesa como ferramenta de ensino na produção de sentido da leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Aline Ariane Feitosa da Silva

SEDUC.

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Publicado

29/03/2024

Como Citar

Ariane Feitosa da Silva, A. (2024). OS GÊNEROS TEXTUAIS EM REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA DOCENTE DE LEITURA E ESCRITA NAS ESCOLAS: UMA ABORDAGEM TEÓRICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e535074. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5074