OS GÊNEROS TEXTUAIS EM REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA DOCENTE DE LEITURA E ESCRITA NAS ESCOLAS: UMA ABORDAGEM TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5074Palavras-chave:
Gêneros textuais. Redes sociais. Prática docente. Língua Portuguesa. TICsResumo
Este trabalho aborda a questão dos gêneros textuais nas redes sociais como ferramenta na prática docente de leitura e escrita nas escolas. Busca compreender o uso dos gêneros textuais em redes sociais como uma ferramenta na prática docente de produção de sentido nos processos de leitura e escrita. Para a construção deste trabalho, foi utilizado o tipo de pesquisa bibliográfica, contemplando autores importantes para este estudo: Bakhtin (2003), Marchuschi (2008), Rojo (2012, 2015) e outros. Com isso, o ensino da língua portuguesa ainda é monótono e ainda produz um sentido vago de leitura e escrita pois, para a sala de aula, são levados, na maioria das vezes, textos fora da realidade dos discentes, assim como a mecanicidade do ensino da gramática, tornando o ensino da língua materna algo resistente por parte dos estudantes, precisando, assim, que a escola desenvolva novas práticas, fazendo uso da tecnologia e considerando que novos recursos pedagógicos aliados a tecnologia podem tornar as aulas mais atraentes. Para isso, faz-se necessária uma nova prática docente, bem como maior inclusão das tecnologias digitais e redes sociais no ensino da língua portuguesa como ferramenta de ensino na produção de sentido da leitura e escrita.
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