PRÁTICAS EDUCATIVAS VOLTADAS PARA DEFICIENTES VISUAIS NA ODONTOLOGIA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5260

Palavras-chave:

Deficiência visual, Saúde Bucal, Cegueira

Resumo

A deficiência visual é caracterizada pela perda total ou parcial da capacidade visual de um ou dos dois olhos. O desenvolvimento de ferramentas educativas adaptadas torna-se fundamental para o atendimento odontológico aos deficientes visuais. Objetivo: Identificar práticas que são desenvolvidas para deficientes visuais na Odontologia. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, com uma busca sistematizada nas bases de dados: PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde e Google Scholar, utilizando os descritores deficientes visuais, portadores de deficiência visual, odontologia e educação em saúde bucal. Os critérios de inclusão foram: estudos qualitativos, surveys, mistos e relatos de experiência que abordam práticas desenvolvidas na Odontologia para aumentar conhecimento e compreensão de deficientes visuais quanto aos aspectos odontológicos. Resultados: A busca resultou em 1047 estudos e após a verificação dos critérios de elegibilidade, foram incluídos 8 artigos. As práticas identificadas, foram: intervenções educativas, lúdico pedagógicas e instruções de higiene bucal adaptadas. Conclusão: Os resultados encontrados no estudo evidenciam que a implementação de atividades que utilizam recursos adaptados, materiais didáticos específicos e a exploração de sentidos, principalmente táteis e auditivos, mostram-se ferramentas eficazes para melhorar o acesso à saúde e proporcionar motivação e incentivo ao autocuidado, estimulam a autonomia e viabilizam a disseminação de informações sobre saúde bucal como sendo importantes estratégias para a prevenção e promoção de saúde bucal nessa população. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luíza Sant’Anna Correa de Toledo

Cirurgiã-dentista, graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Residente em Saúde Coletiva e da Família, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Maria Clara Pereira Salles

Cirurgiã-dentista, graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Residente em Saúde da Família, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Cleverson Cesar Machado

Cirurgião-dentista, graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Nancy Sayuri Uchida

Docente Adjunta do Departamento de Nutrição, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (DENUTRI/ UNICENTRO).

Denise Tiemi Uchida

Farmacêutica, graduada pela Universidade Paranaense (UNIPAR) e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PCF/ UEM).

Maura Sassahara Higasi

Docente Associada do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil, da Universidade Estadual de Londrina (MOOI/ UEL).

Tânia Harumi Uchida

Docente Adjunta do Departamento de Odontologia, da Universidade Estadual de Maringá (DOD/ UEM).

Referências

AGGARWAL, T. et al. Assessment of Oral Health Educational Program on oral health status of visually impaired children in New Delhi. Special Care in Dentistry, v. 39, n. 2, p. 140–146, 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/scd.12354

BONADIMAN, E. A.; KNUPP, L. A. T.; SARLO, M. R.; FURTADO, G. F. Condição e práticas de saúde bucal do deficiente visual. Revista Saúde.Com, v. 18, n. 2, p. 2662-2674, 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/9659 Acesso em: 01 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.22481/rsc.v18i2.9659

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 1.526, de 11 de outubro de 2023. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-1.526-de-11-de-outubro-de-2023-516446366?fbclid=IwAR18VZQX8D5AzQolomw19Sijjd932j-d3jNnbX3PgntL4kUe7JQuuGqGy-I Acesso em: 05 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_pessoa_com_deficiencia.pdf Acesso em: 01 mar. 2024.

CARDOSO, M. D. O.; BATISTA, L. A. Educação Infantil: o lúdico no processo de formação do indivíduo e suas especificidades. Revista Educação Pública, v. 21, n. 23, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/22/educacao-infantil-o-ludico-no-processo-de-formacao-do-individuo-e-suas-especificidades Acesso em: 02 mar. 2024.

CERICATO, G. O.; LAMHA, A. P. S. F. Hábitos de saúde bucal de portadores de deficiência visual no contexto da saúde coletiva. RFO UPF, v. 17, n. 2, p. 137-144, 2012.

COSTA, F. S.; NEVES, L. B.; BONOW, M. L. M.; AZEVEDO, M. S.; SCHARDOSIM, L. R. Efetividade de uma estratégia educacional em saúde bucal aplicada a crianças deficientes visuais. RFO UPF, v. 17, n. 1, p.12-17, 2012. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-40122012000100003 Acesso em: 15 mar. 2024.

DINIZ, A.; FREITAS, C. G. Proposta institucional de ensino acessível para educandos com deficiência visual. Rio Branco: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/602331/2/Produto_Antonia_v.%20final.pdf Acesso em: 15 fev. 2024.

FELIZARDO, K.; BUFETI, C. S.; OLIVEIRA, K. M.; LOPES, M. B. Condições e práticas de saúde bucal em pacientes com deficiência visual - revisão de literatura. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 4, p. 1912-1925, 2023. DOI: https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n4p1912-1925

FERNANDES, L. da C.; RIBEIRO, E. de O. A.; BRUM, J. R.; PRESTES, G. B. de R. Abordagem odontológica humanizada em paciente com deficiência visual: relato de caso. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 4, p. 17549–17562, 2023. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62179 Acesso em: 19 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv6n4-274

GAUTAM, A. et al. Effect of oral health education by audio aids, Braille & tactile models on the oral health status of visually impaired children of Bhopal city. Journal of Oral Biology and Craniofacial Research, v. 8, n. 3, p. 168–170, 1 set. 2018.

GAUTAM, A.; BHAMBAL, A.; MOGHE, S. Effect of oral health education by audio aids, Braille & tactile models on the oral health status of visually impaired children of Bhopal city. Journal Oral Biology Craniofacial Research, v. 8, n. 3, p. 168-170, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30191102/ Acesso em: 03 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jobcr.2017.03.002

HEBBAL, M.; ANKOLA, A. V. Development of a new technique (ATP) for training visually impaired children in oral hygiene maintenancev. European Archives of Paediatric Dentistry, 13, n. 6, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03262878

MAIA, I. A. et al. Materiais pedagógicos para educação em saúde bucal de pacientes com deficiência visual. Facit business and technology journal, v. 2526, n. 4281, p. 163–186, 2022.

MARTINS, F. A. P.; TRIGUEIRO, F. A.; ROCHA, I. C. Programa educativo de saúde bucal em deficientes visuais no estado da Paraíba-Brasil. Revista Brasileira de Ciência da Saúde, v. 5, n. 1, p. 71-74, 2001.

MONTEIRO, L. P. de A.; MONTEIRO, A. C. da C.; PEREIRA, R. M.; COSTA, I. do C. C. O conhecimento de deficientes visuais em relação à saúde bucal. Revista Ciência Plural, v. 4, n. 1, p. 44–66, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/14476 Acesso em: 09 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.21680/2446-7286.2018v4n1ID14476

NAIR, D. J.; SHETTY, A. A.; HEGDE, A. M. Efficacy of a modified audio-tactile performance technique with braille (ATPB) on the oral hygiene status of visually-impaired children. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 45, n. 1, p. 15–21, 10 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.17796/1053-4625-45.1.4

RATHORE, K. et al. Evaluation of a specially-designed educational and interventional programme on institutionalized visually impaired children: A prospective interventional study. Special Care in Dentistry, v. 41, n. 6, p. 716–726, 1 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/scd.12622

SÁ, E. D.; CAMPOS, I. M.; SILVA, M. B. C. Atendimento educacional especializado: deficiência visual. Brasília, DF: SESP/SEED/MEC, p. 57, 2007.

SCOPEL, C. R.; SABBAGH-HADDAD, D.; SABBAGH-HADDAD, A.; GUARE, R. O. Programa lúdico-pedagógico para o controle do biofilme dental em indivíduos com deficiência visual. Arquivos de Odontologia, v. 47, n. 4, p. 208-214, 2011.

SILVA, L. et al. Desenvolvimento de um programa lúdico-pedagógico em saúde bucal para pessoas com deficiência visual em Feira de Santana-BA. Diálogos & Ciência, v. 2, n. 2, p. 177–186, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/334/111 Acesso em: 20 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.7447/1678-0493.2022v2n2p177-186

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Blindness and vision impairment. [S. l.]: WHO, 2023. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/blindness-and-visual-impairment Acesso em: 04 mar 2024.

YALCINKAYA, S. E.; ATALAY, T. Improvement of oral health knowledge in a group of visually impaired students. Oral Health Preventive Dentistry, v. 4, n. 4, p. 243-253, 2006.

Downloads

Publicado

21/05/2024

Como Citar

Sant’Anna Correa de Toledo, L., Pereira Salles, M. C., Machado, C. C., Sayuri Uchida, N., Tiemi Uchida, D., Sassahara Higasi, M., & Harumi Uchida, T. (2024). PRÁTICAS EDUCATIVAS VOLTADAS PARA DEFICIENTES VISUAIS NA ODONTOLOGIA: REVISÃO DE LITERATURA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(5), e555260. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5260