PRÁTICAS EDUCATIVAS VOLTADAS PARA DEFICIENTES VISUAIS NA ODONTOLOGIA: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5260Palavras-chave:
Deficiência visual, Saúde Bucal, CegueiraResumo
A deficiência visual é caracterizada pela perda total ou parcial da capacidade visual de um ou dos dois olhos. O desenvolvimento de ferramentas educativas adaptadas torna-se fundamental para o atendimento odontológico aos deficientes visuais. Objetivo: Identificar práticas que são desenvolvidas para deficientes visuais na Odontologia. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, com uma busca sistematizada nas bases de dados: PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde e Google Scholar, utilizando os descritores deficientes visuais, portadores de deficiência visual, odontologia e educação em saúde bucal. Os critérios de inclusão foram: estudos qualitativos, surveys, mistos e relatos de experiência que abordam práticas desenvolvidas na Odontologia para aumentar conhecimento e compreensão de deficientes visuais quanto aos aspectos odontológicos. Resultados: A busca resultou em 1047 estudos e após a verificação dos critérios de elegibilidade, foram incluídos 8 artigos. As práticas identificadas, foram: intervenções educativas, lúdico pedagógicas e instruções de higiene bucal adaptadas. Conclusão: Os resultados encontrados no estudo evidenciam que a implementação de atividades que utilizam recursos adaptados, materiais didáticos específicos e a exploração de sentidos, principalmente táteis e auditivos, mostram-se ferramentas eficazes para melhorar o acesso à saúde e proporcionar motivação e incentivo ao autocuidado, estimulam a autonomia e viabilizam a disseminação de informações sobre saúde bucal como sendo importantes estratégias para a prevenção e promoção de saúde bucal nessa população.
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