CONTRIBUIÇÕES DA TÉCNICA DE AMAMENTAÇÃO ENTRE GESTANTES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DO ESTADO DO ACRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5265

Palavras-chave:

Aleitamento Materno. Grupo Focal. Educação Pré-natal.

Resumo

O ato de amamentar é uma estratégia natural que fortalece vínculos afetivos, protege e nutre a criança. Práticas educativas durante o pré-natal têm o potencial de capacitar as mulheres a superarem os desafios da amamentação. Objetivo: Demonstrar a eficácia do ensino da técnica de amamentação entre gestantes atendidas em uma Unidade de Saúde do Acre. Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cuja amostra foi composta por oito gestantes. Os dados foram coletados por meio de grupo focal, e a análise foi conduzida utilizando a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Estruturados em três categorias de análise: Conhecimento sobre aleitamento materno; Posição correta durante amamentação e Compreensão da boa e má pega. Os resultados demonstraram que antes da intervenção, as gestantes apresentaram entendimentos diversos e, em alguns casos, limitados sobre os temas. No entanto, após receberem informações educativas, elas evidenciaram uma compreensão mais sólida e clara, reconhecendo a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e para estabelecer vínculos afetivos. Além disso, passaram a compreender melhor a relevância da posição correta durante a amamentação e as diferenças entre uma boa pega e má pega. Essa evolução sugere que a intervenção educativa foi eficaz em preparar as gestantes para uma experiência de amamentação mais positiva e saudável.  Conclusão: A pesquisa evidencia que a intervenção educativa aprimorou o entendimento das mulheres sobre o tema. Isso sugere que uma preparação mais eficiente pode conduzir a uma experiência de amamentação mais positiva, beneficiando tanto a mãe quanto o bebê.

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Biografia do Autor

Francisca das Chagas Souza da Silva

Graduada em Enfermagem. Centro Universitário do Norte -UNINORTE.

 

Diná Milena da Costa Amâncio

Graduada em Enfermagem. Centro Universitário do Norte -UNINORTE.

Mauriene Fonte de Souza

Graduada em Enfermagem. Centro Universitário do Norte -UNINORTE.

   

Ruth Silva Lima da Costa, Centro Universitário Uninorte

Doutoranda em Epidemiologia em Saúde Pública (FIOCRUZ/ENSP). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Acre (UFAC); Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (UFAC) e em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem (FIOCRUZ/ENSP). Mestre em Ciências da Saúde (UFAC). Enfermeira na Secretaria de Estado de Saúde do Acre e no Centro Universitário Uninorte. Docente, coordenadora adjunta do curso de Medicina, membra do núcleo docente estruturante ( NDE) dos cursos de Enfermagem e Medicina. Membra do Comitê de Ética em pesquisa do Centro Universitário Uninorte.

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Publicado

23/05/2024

Como Citar

das Chagas Souza da Silva, F., da Costa Amâncio, D. M., Fonte de Souza , M., & Silva Lima da Costa, R. (2024). CONTRIBUIÇÕES DA TÉCNICA DE AMAMENTAÇÃO ENTRE GESTANTES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DO ESTADO DO ACRE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(5), e555265. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5265