CONTRIBUIÇÕES DA TÉCNICA DE AMAMENTAÇÃO ENTRE GESTANTES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DO ESTADO DO ACRE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5265Palavras-chave:
Aleitamento Materno. Grupo Focal. Educação Pré-natal.Resumo
O ato de amamentar é uma estratégia natural que fortalece vínculos afetivos, protege e nutre a criança. Práticas educativas durante o pré-natal têm o potencial de capacitar as mulheres a superarem os desafios da amamentação. Objetivo: Demonstrar a eficácia do ensino da técnica de amamentação entre gestantes atendidas em uma Unidade de Saúde do Acre. Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cuja amostra foi composta por oito gestantes. Os dados foram coletados por meio de grupo focal, e a análise foi conduzida utilizando a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Estruturados em três categorias de análise: Conhecimento sobre aleitamento materno; Posição correta durante amamentação e Compreensão da boa e má pega. Os resultados demonstraram que antes da intervenção, as gestantes apresentaram entendimentos diversos e, em alguns casos, limitados sobre os temas. No entanto, após receberem informações educativas, elas evidenciaram uma compreensão mais sólida e clara, reconhecendo a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e para estabelecer vínculos afetivos. Além disso, passaram a compreender melhor a relevância da posição correta durante a amamentação e as diferenças entre uma boa pega e má pega. Essa evolução sugere que a intervenção educativa foi eficaz em preparar as gestantes para uma experiência de amamentação mais positiva e saudável. Conclusão: A pesquisa evidencia que a intervenção educativa aprimorou o entendimento das mulheres sobre o tema. Isso sugere que uma preparação mais eficiente pode conduzir a uma experiência de amamentação mais positiva, beneficiando tanto a mãe quanto o bebê.
Downloads
Referências
ALEIXO, Thuanne Cristina Sousa et al. Conhecimento e análise do processo de orientação de puérperas acerca da amamentação. Rev. Enferm. UFSM – REUFSM, v. 9, e59, p. 1-18, 2019. DOI: https://doi.org/10.5902/2179769236423
AMARAL, Dayana da Silva et al. Conhecimento das Gestantes Residentes em Comunidades Rurais sobre o Aleitamento Materno. Enferm Foco, v. 12, p. 1125-1131, 2021. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n6.4774
ARAÚJO, B. F.; NADER, S. S. Cuidado integral ao recém-nascido: Prevenção e condutas terapêuticas. Rio de Janeiro: Rubio, 2015.
BICALHO, C. V. et al. Dificuldade no aleitamento materno exclusivo no alojamento conjunto: revisão integrativa. Audiology - Communication Research, v. 26, p. e2471, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2471
BOCCOLINI, Cristiano Siqueira et al. Tendência de indicadores do aleitamento materno no Brasil em três décadas. Revista de Saúde Pública, v. 51, p. 108, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Saúde da criança: Aleitamento materno e Alimentação Complementar. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. (Cadernos de Atenção Básica, n. 23). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-crianca/publicacoes/saude-da-crianca-aleitamento-materno-e-alimentacao-complementar/view. Acesso em: 04 maio 2024.
BRASIL. Portaria Nº 570, de 1º de junho de 2000. Instituir o Componente I do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento - Incentivo à Assistência Pré-natal no âmbito do Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2000. Disponível em: http://goo.gl/EQAYmi. Acesso em: 05 maio 2024.
BRASIL. Portaria nº 2.068, de 21 de outubro de 2016. Institui diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada à mulher e ao recém-nascido no Alojamento Conjunto. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/. Acesso em: 05 maio 2024.
CARVALHO, Marcus Renato de; GOMES, Cristiane F. Amamentação - Bases Científicas. São Paulo: Grupo GEN, 2016. E-book. ISBN 9788527730846. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527730846/. Acesso em: 02 maio 2024.
DA COSTA NASCIMENTO, Laura Catarine et al. A importância das políticas públicas de incentivo ao aleitamento materno exclusivo em lactentes na Atenção Básica: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 11, n. 11, p. e83111133272-e83111133272, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33272
DA COSTA, Ruth Silva Lima et al. Dificuldades encontradas pelas mães ao amamentar em uma Unidade de Referência em Atenção Primária. Dê Ciência em Foco, v. 1, n. 1, p. 48-76, 2017.
DE JESUS, Eduarda Barbosa; MOSCA, Tainá; FORTE, Wilma Carvalho Neves. Conhecimento materno sobre o papel imunológico protetor do leite materno para o recém-nascido. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo, v. 67, p. e001, 2022.
FERRACIOLI, Patrícia Louise Rodrigues Varela et al. Fatores determinantes para o conhecimento das gestantes sobre aleitamento materno. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v. 27, n. 5, p. 2217-2232, 2023. DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-008
MELO, Vivianne Vieira et al. O conhecimento das gestantes acerca da importância da amamentação: um estudo realizado na unidade básica de saúde. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 06, p. 90-105, 2022.
MORAIS, Mauro Batista de; CAMPOS, Sandra de O.; HILÁRIO, Maria Odete E. Pediatria: Diagnóstico e Tratamento. Barueri-SP: Manole, 2013.
OSORIO AQUINO, Marina del Carmen et al. Conhecimento e fatores para acabar com a amamentação em mulheres de uma comunidade de Veracruz, México. Horiz. sanitário, Villahermosa, v. 18, n. 2, p. 195-200, ago. 2019.
PRIMO, C. C.; HENRIQUE, L. R. et al. Validação da “Escala Interativa de Amamentação”: análise teórica e empírica. Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, e.20190207, 2020. DOI: 10.1590/2177-9465-EAN-2019-0207. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/cqVHqrH9ChkqFmmNSQvz53t/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 04 maio 2024.
ROCHA, Isabela Silva et al. Influência da autoconfiança materna sobre o aleitamento materno exclusivo aos seis meses de idade: uma revisão sistemática. Ciencia & saude coletiva, v. 23, p. 3609-3619, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320182311.20132016
ROSA, Liane Serra da; MACKEDANZ, Luiz Fernando. A Análise Temática como Metodologia na Pesquisa Qualitatica em Educação em Ciências. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 16, e8574, 2021. DOI: https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8574
SBP - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Guia Prático De Aleitamento Materno. Porto Alegre: SBP, 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22800f-GUIAPRATICO-GuiaPratico_de_AM.pdf. Acesso em: abr. 2024.
SILVA, Ana Lúcia Gomes da; ALMEIDA, Telma Teixeira de O. Interdisciplinaridade e metodologias ativas: como fazer?. São Paulo: Cortez, 2023. E-book. ISBN 9786555553673. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555553673/. Acesso em: 04 maio 2024.
SILVA, Denysario Itamyra Soares et al. A importância do aleitamento materno na imunidade do recém-nascido. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e664974629-e664974629, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4629
SOUZA, Ana Laura Campos de Almeida et al. Para além das dificuldades da amamentação: o manejo da equipe de enfermagem como estratégia para o encorajamento e estímulo do vínculo binômio mãe bebê. Saúde em Foco, p.736-749, 2023.
SOUZA, E. F. DO C.; PINA-OLIVEIRA, A. A.; SHIMO, A. K. K. Effect of a breastfeeding educational intervention: a randomized controlled trial. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 28, p. e3335, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3081.3335
SUÁREZ-COTELO, M. DEL C. et al. Breastfeeding knowledge and relation to prevalence. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 53, p. e03433, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018004503433
TAKEMOTO, Angélica Yukari et al. Prática do aleitamento materno exclusivo: conhecimento de gestantes. Arq. ciências saúde UNIPAR, p. 4170-4182, 2023. DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-003
VIANA, Marina Delli Zotti Souza et al. Estratégias e ações do enfermeiro no incentivo ao aleitamento materno: revisão integrativa. Revista de pesquisa cuidado é fundamental online, v. 2021, p. 13, 2021. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9236
ZUGAIB, Marcelo. Obstetrícia básica. Barueri-SP: Manole, 2015.
ZUGAIB, Marcelo. Obstetrícia. 2. ed. Barueri-SP: Manole, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.