TRAJETÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5396Palavras-chave:
Formação. Professores. EJA.Resumo
A trajetória da formação de professores para o ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é fundamental para preparar educadores capacitados e sensíveis às necessidades específicas desse público. Nesse sentido, a pesquisa apresenta como tema: Trajetória na formação de professores para o ensino EJA e busca compreender o percurso na formação de professores da EJA no Brasil, assim, buscou analisar pesquisas bibliográficas sobre exterioridades da formação de professores para a modalidade que abordam a temática da EJA, ressaltando os fundamentais conceitos discutidos na educação de jovens e adultos. O estudo metodológico configura como uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, com análise de livros e produções acadêmicas. Os resultados indicam que durante a formação inicial de professores, é essencial que os futuros educadores recebam uma base sólida em pedagogia, psicologia da aprendizagem, didática e práticas inclusivas, além de uma compreensão dos desafios e características do público da EJA. De tal modo, os professores em formação devem adquirir conhecimento sobre as políticas públicas voltadas para a EJA, as metodologias de ensino mais adequadas para adultos e jovens, e estratégias de alfabetização e letramento para essa faixa etária.
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