INCLUSÃO EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5542

Palavras-chave:

Inclusão. Educacional. Intervenção. TEA

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma perspectiva histórica da educação especial e inclusiva, destacando como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode ajudar estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Dessa forma, o DUA atua como um facilitador na prática pedagógica. Nesse posicionamento, a Inclusão educacional oferece possibilidades de intervenção com estudantes com transtorno do espectro autista (TEA). A inclusão educacional de estudantes com TEA requer um comprometimento genuíno por parte das escolas, educadores e comunidades para criar ambientes de aprendizagem acolhedores, compreensivos e eficazes. Através de estratégias de intervenção adequadas, é possível apoiar o sucesso acadêmico e social desses estudantes, promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva. O estudo traz uma pesquisa bibliográfica traçando uma linha do tempo da educação especial e inclusiva, explorando Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Os resultados proporcionaram uma compreensão abrangente da trajetória histórica da educação especial e inclusiva, evidenciando as conquistas e os desafios que ainda persistem, a fim de promover um debate crítico e reflexivo sobre o futuro da educação para todos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Cristina de Paiva Silva

Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

Salomão dos Santos Souza

Faculdade Book Play LTDA.

Rita de Cassia Gomes Domingues Pereira

UNIB - Universidade Internacional Iberoamericana.

Telma Maria Pires

Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI-México).

Antonio Gueiros Bezerra Junior

UniAtlantico.

Alessandra Fonseca Ferreira

Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

Juliana Coelho Garrido Souza

Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

Referências

ALMEIDA, A. R.; OLIVEIRA, R. M. F. D.; MANTOVANI, H. B.; ROCHA, A. N. D. C. Impactos da Pandemia no Desenvolvimento da Criança com TEA: uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 29, p. e0131, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0131

ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BALDAÇARA, Leonardo; NÓBREGA, Luciana; TENGAN, Sérgio; MAIA, Anne. Hiperlexia em um caso de autismo e suas hipóteses. Archives of Clinical Psychiatry, v. 33, n. 5, p. 268-271, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-60832006000500007

BARTLETT, Frederic. Remembering: a study in experimental and social psychology. Cambridge, England: Cambridge University Press, 1932.

BEGEER, Howlin, P.; HODDENBACH, E.; CLAUSER, C.; LINDAUER, R.; CLIFFORD, P.; KOOT, H. M. Effects and moderators of a short theory of mind intervention for children with autism spectrum disorder: a randomized controlled trial. Autism Research, v. 8, p. 738-748, 2015.

BEGEER, Sander; HOWLIN, Patricia; HODDENBACH, Elske et al. Effects and Moderators of a Short Theory of Mind Intervention for Children with Autism Spectrum Disorder: A Randomized Controlled Trial. Autism Research, v. 8, n. 6, p. 738–748, 2015.

BEGEER, Sander; HOWLIN, Patricia; HODDENBACH, Elske; CLAUSER, Cassandra; LINDAUER, Ramon; CLIFFORD, Pamela; KOOT, Hans. Effects and moderators of a short theory of mind intervention for children with autism spectrum disorder: A randomized controlled trial. Autism Research, v. 8, n. 6, p. 738-748, 2015. DOI: https://doi.org/10.1002/aur.1489

COHEN, Elizabeth; LOTAN, Rachel. Planejando o trabalho em grupo. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

CORSO, Helena Velinho; SPERB, Tania Mara; JOU, Graciela Inchausti de; SALLES, Jerusa Fumagalli. Metacognição e funções executivas: relações entre os conceitos e implicações para a aprendizagem. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 21-29, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000100004

CZERMAINSKI, Fernanda Rasch; BOSA, Cleonice Alves; SALLES, Jerusa Fumagalli. Funções executivas em crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismo: uma revisão. Psico, v. 44, n. 4, p. 518-525, 2013.

DA ROSA HOFZMANN, Rafaela et al. Experiência dos familiares no convívio de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Enfermagem em foco, v. 10, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n2.1671

DIAS, Natália Martins; MENEZES, Amanda; SEABRA, Alessandra Gotuzo. Alterações das funções executivas em crianças e adolescentes. Estudos interdisciplinares em Psicologia, v. 1, n. 1, p. 8095, 2010. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n1p80

DOMINGS, Yvonne; CREVECOEUR, Yvel C.; RALABATE, Patricia. K. Universal design for learning. Meeting the needs of learners with autism spectrum disorders. In: BOSER, Katharina; GOODWIN, Matthew; WAYLAND, Sarah. C. (orgs.). Technology tools for students with autism: Innovations that enhance independence and learning. Baltimore: Paul Brookes Publishing, 2014, p. 21-41.

DONVAN, Jonh; ZUCKER, Caren. Outra sintonia: a história do autismo. Tradução: Luiz A. de Araújo. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de acolhimento e inclusão: a perspectiva da pedagogia crítica. Revista online de Política e Gestão Educacional, v. 21, n. 2, p. 964-978, 2017. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10370

FRITH, Uta. Autism: explaining the enigma. [S. l.]: Blackwell, 1989.

GOMES, Roberta de Figueiredo; SCHMIDT, Carlo; PEREIRA, Adriana; VASQUES, Adriana; FAGUNDES, Valéria. Autismo e funções executivas: prejuízo no lobo frontal. EFDeportes, n. 188, 2014.

GONZAGA, Mariana Viana. Análise da situação de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista a partir de registro escolar diário. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação: Conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2019.

HAPPÉ, Francesca; FRITH, Uta. The Weak Coherence Account: Detail-focused Cognitive Style in Autism Spectrum Disorders. Journal of Autism Developmental Disorders, v. 36, p. 5-25, 2006. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-005-0039-0

HITCHCOCK, Chuck; MEYER, Anne; ROSE, David; JACKSON, Richard. Providing new access to the general curriculum: universal design for learning. Teaching Exceptional Children, v. 35, n. 2, p. 8-17, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/004005990203500201

HUTCHINS, Tiffany L.; PRELOCK, Patricia A.; MORRIS, Hope et al. Explicit vs. applied theory of mind competence: A comparison of typically developing males, males with ASD, and males with ADHD. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 21, p. 94–108, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rasd.2015.10.004

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar, 2020. Brasília/DF: MEC, 2021.

JONES, Catherine; SIMONOFF, Emily; BAIRD, Gilian; PICKELS, Andrew; MARSDEN, Anita; TREGAY, Jenifer; HAPPÉ, Francesca; CHARMAN, Tony. The association between theory of mind, executive function, and the symptoms of autism spectrum disorder. Autism Research, v. 11, n. 1, p. 95-109, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/aur.1873

KANNER, Leo. Os distúrbios autísticos do contato afetivo. In: ROCHA, P. S. (ed.). Autismos. São Paulo: Escuta, 2012. p. 111-183.

KIM, Ha Yeom; LARUSSO, Maria; HSIN, Lisa; HARBAUGH, Allen. Social perspective-taking performance: construct, measurement, and relations with academic performance and engagement. Journal of Applied Developmental Psychology, v. 57, p. 24-41, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.appdev.2018.05.005

MEYER, Anne; ROSE, David; GORDON, David. Universal design for learning: theory and practice. Wakefield MA: CAST, 2014.

MONTROY, Jannele; BOWLES, Ryan; SKIBBE; Lori; FOSTER, Tricia. Social skills and problem behaviors as mediators of the relationship between behavioral self-regulation and academic achievement. Early Childhood Quarterly, v. 29, p. 298-309, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2014.03.002

O'CONNOR, Neil; HERMELIN, Beate. Sensory dominance in autistic imbecile children and controls. Archives of General Psychiatry, v. 12, p. 99-103, 1965. DOI: https://doi.org/10.1001/archpsyc.1965.01720310101015

OMOTE, Sadao. Atitudes Sociais em Relação à Inclusão: Recentes Avanços em Pesquisa. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 24, p. 21-32, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000400003

OSWALD, Tasha; BECK, Jonathan; IOSIF, Ana Maria; MCCAULEY, James; GILHOOLY, Leslie; MATTER, John; SOLOMON, Marjorie. Clinical and cognitive characteristics associated with mathematics problem solving in adolescents with autism spectrum disorder. Autism Research, v. 9, p. 480-490, 2016. DOI: https://doi.org/10.1002/aur.1524

VALLE, Jan; CONNOR, David. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola. Tradução: Fernando Siqueira Rodrigues. Porto Alegre: AMGH. 2014.

VICARI, Luíza Leão Pinheiro. Escolarização de Alunos com TEA: práticas educativas em uma rede pública de ensino. 2019. 165f. Dissertação (mestrado em Educação: Conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2019. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X43296

WELLMAN, Henry. The development of theory of mind: historical reflections. Child Development Perspectives, v. 11, p. 207-214, 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/cdep.12236

WHALON, Kelly; COX, Sarah. The role of theory of mind and learning of children with autism spectrum disorders in classroom settings. Educação Temática Digital, v. 22, p. 10-26, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655487

Downloads

Publicado

28/07/2024

Como Citar

de Paiva Silva, K. C., dos Santos Souza, S., Gomes Domingues Pereira, R. de C., Pires , T. M., Gueiros Bezerra Junior , A., Fonseca Ferreira , A., & Coelho Garrido Souza, J. (2024). INCLUSÃO EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(7), e575542. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5542