MELHORIA DA QUALIDADE UTILIZANDO ONE FACTOR AT A TIME (OFAT) ATRAVÉS DO DESIGN OF EXPERIMENTS (DoE): ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPC)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5760Palavras-chave:
Melhoria de Qualidade, Otimização de Processo, Desenvolvimento de Produto, Design of Experiments, One Factor at a Time, Poliestireno ExpandidoResumo
Design of Experiments (DoE) é uma ferramenta estatística utilizada no Six Sigma, um recurso multifuncional que pode ser usada em diversas situações, com a finalidade de comparações entre diversas possibilidades de um mesmo sistema, com a triagem de variáveis. Esta ferramenta tem por objetivo obter um projeto (processo, produto ou resultado) com a melhor otimização dos recursos, de forma a conservar a robustes do projeto. Embora a utilização do Six Sigma enfatize a utilização do DoE, os engenheiros ainda consideram uma técnica difícil de aplicar e interpretar. Por esta razão, o objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia que tenta facilitar a implementação do Design of Experiments (DoE), como uma abordagem para preencher a lacuna existente entre a técnica e a prática do cotidiano dos pesquisadores e engenheiros, utilizando a ferramenta One Factor at a Time (OFAT). Essa é uma abordagem simples e direta para conduzir um experimento e analisar os efeitos de fatores de forma individual em um processo ou produto em qualquer ambiente organizacional. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória sobre o tema OFAT nas bases Google Acadêmico e Web of Science. Em seguida, foi realizado um estudo de caso em uma indústria produtora de poliestireno expandido (EPS), para exemplificar a utilização da ferramenta OFAT. A partir dos vários experimentos realizados, foi possível avaliar a utilização de ferramentas OFAT que, apesar de utilizar uma metodologia simples, leva a resultados satisfatórios em termos de melhoria de processo e da qualidade final do produto avaliado.
Downloads
Referências
AMBIENTE BRASIL. Isopor – Aplicações e Usos. [S. l.]: Ambiente Brasil, 2021. Disponível em: https://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/isopor/isopor_-_aplicacoes_e_usos.html Acesso em: 11 ago. 2023.
BOX, G. E. P.; BEHNKEN, D. W. Some new three level designs for study of quantitative variables. Technometrics, v. 2, p. 455, 1960. DOI: https://doi.org/10.2307/1266454
CLEMENTS, R. G. The Experimenter´s Companion. [S. l.]: ASQC Quality Press, 1995.
CZITROM, V. One-Factor-at-a-Time Versus Designed Experiments. The American Statistician, v. 53, n. 2, May. 1995. Disponível em: https://polaris.imag.fr/arnaud.legrand/teaching/2011/EP_czitrom.pdf Acessado em: 14 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.2307/2685731
GIL, A. C. Como elaborar Projetos e Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LEGAULT, M. Design New Business. Canadian Plastics, v. 55, n. 6, p. 26-29, 1997.
NITHIN, M. R. Overview of one factor at a time (OFAT) design of experiments. [S. l.]: Linkedin, 2023. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/overview-one-factor-time-ofat-design-experiments-nithin-m-r/ Acessado em: 14 fev. 2024.
SILVA, C. R. de O. Metodologia e Organização do Projeto de Pesquisa (Gruia Prático). Fortaleza: Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, 2004. Disponível em: https://sindipoldf.org.br/wp/wpcontent/uploads/2021/09/Metodologia_e_Organizacao_do_projeto_de.pdf. Acessado em: 14 fev. 2024.
TELFORD, J. K. A Brief Introduction to Design of Experiments. [S. l.: s. n.], 2007. Disponível em: https://secwww.jhuapl.edu/techdigest/Content/techdigest/pdf/V27-N03/27-03-Telford.pdf Acessado em: 14 fev. 2024.
TESSARI, J. Utilização de poliestireno expandido e potencial de aproveitamento de seus resíduos na construção civil. 2006. Dissertação (Mestre em Engenharia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
Agradecimentos: Agradecemos a empresa ISOTERM pelos dados obtidos para a realização deste estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.