O MERCADO DE TRABALHO PARA AS MULHERES NA ÁREA DA TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DO PERFIL DAS EGRESSAS DA UFERSA CAMPUS PAU DOS FERROS-RN
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5829Palavras-chave:
Empregabilidade, Tecnologia da Informação, DesafiosResumo
A inserção das mulheres no mercado de trabalho, especialmente em áreas historicamente dominadas por homens, como a Tecnologia da Informação (TI), tem sido um desafio contínuo. Apesar das barreiras enfrentadas ao longo da história, as mulheres têm feito contribuições notáveis na tecnologia. Este trabalho visa analisar o perfil profissional e acadêmico das egressas dos cursos de TI da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Pau dos Ferros. Para isso, foram estabelecidas três questões de pesquisa: aspectos da empregabilidade (QP1), a contribuição da academia para a formação das egressas (QP2) e os desafios de gênero no mercado de TI (QP3). A metodologia adotada foi uma abordagem mista, com a aplicação de questionários a 23 egressas, incluindo perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados revelaram uma alta taxa de empregabilidade, com muitas egressas conseguindo emprego ainda durante a graduação. A formação acadêmica foi considerada positiva, com destaque para os projetos e estágios como fatores importantes na preparação para o mercado de trabalho. Entretanto, dificuldades como a conciliação entre responsabilidades familiares e a carreira em TI, além da falta de apoio em alguns casos, ainda persistem.
Downloads
Referências
BACELAR, A. S.; CAMPOS, A. C.; SANTOS, L. T.; NASCIMENTO, T. B. P.; REZENDE, D. C. Gênero e Construcionismo Social: Os Desafios das Mulheres na Tecnologia da Informação. Revista de Administração IMED, Passo Fundo, v. 11, n. 1, p. 1-23, jan./jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2021.v11i1.4364
CALITZ, A. P.; CULLEN, M.; FANI, D. The influence of culture on women’s IT career choices. In: Conference on e-Business, e-Services and e-Society. Cham: Springer International Publishing, 2020. p. 345-357. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-45002-1_30
CAMARGO, F. P. et al. Relações de poder entre gêneros no ambiente organizacional: uma análise da representação feminina nas empresas de Tecnologia da Informação (TI) de Porto Alegre – RS. Ciência da Informação em Revista, v. 6, n. 2, p. 51-69, 2019. DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n2d
CARVALHO, F. P. et al. Investigando a Relação entre Academia e Indústria de Tecnologia da Informação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Concilium, v. 23, n. 21, p. 11–35, 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-2385-23S12
CONSTANTE, M. da C.; TRIERWEILLER, A. C.; VEFAGO, Y. B. A DESIGUALDADE DAS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Administração de Empresas em Revista, [S. l.], v. 2, n. 28, p. 289-316, mar. 2022. ISSN 1676-9457.
CUNHA, U. F. C. da. Mulheres nas Ciências Exatas e Tecnologias: percepções de concluintes do Ensino Médio de distintos ambientes socioeducacionais de Palmas/TO. 2019. 90f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2019.
CURSINO, A. R.; MARTINEZ, J. F. P. Análise Estatística e Regressão das Mulheres nos Cursos de TI nos Anos de 2009 a 2018. Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, p. 21-31, 2021. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15838
DANTAS, V.; FIGUEIREDO, R.; MEDEIROS, S.; COSTA, T. et al. Perfil profissional das egressas dos cursos de computação da universidade federal da paraíba - campus IV. Anais do XIII Women in Information Technology, p. 79–88, 2019. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6715
FEITOSA, Y. S.; ALBUQUERQUE, J. S. Evolução da mulher no mercado de trabalho. Business Journal, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1-17, 2019. DOI: https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2019.001.0005
FERNANDES, C. D. F. Desdobramentos do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação na Universidade Federal Rural do Semi-Árido Campus Pau Dos Ferros: Uma Visão dos Discentes. Mossoró RN: Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2023.
FERREIRA, J. V. C.; SOUSA, R. R. de. A empregabilidade dos discentes em cursos de graduação em Tecnologia da Informação. Revista Concilium, v. 23, n. 3, p. 835–858, 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-881-23B30
FINGER, A. F., BORDIN, A. S., Mello, A. V. de. Perfil das egressas dos cursos de computação da unipampa: Uma análise da formação acadêmica e da atuação profissional. Anais do XIV Women in Information Technology (WIT), Cuiabá, Sociedade Brasileira de Computação, p. 100–109, 2020. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11280
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 1 out. 2024.
JUNIOR, E. W. R.; RODRIGUES, A. C.; SILVA, I. A. R.; FERREIRA, G. M. A inserção da mulher no mercado de trabalho na área da tecnologia. INVEST Revista Eletrônica da Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia. v. 3, n. 1, 2021.
LIMA, M. P. As mulheres na Ciência da Computação. Revista Estudos Feministas, v. 21, p. 793-816, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000300003
MATOS, R. L. O.; FILHO, O. S.; KIOURANIS, N. M. M. A. Linha de Abastecimento: Reflexões sobre a Educação das Meninas na Área das Ciências Exatas e da Computação. REnCiMa, v. 10, n. 3, p. 18-36, 2019. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i3.1999
MOURA, A. J. M. de. STEMarias: o uso da gamificação para inserção de jovens mulheres nas áreas STEM. 2020. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
NUNES, L. H. C. et al. Perfil dos egressos de computação do interior da amazônia no mercado de trabalho. Anais do XIV Women in Information Technology. 2020. p. 254-258. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11305
OLIVEIRA, F. B. M. L. D.; SILVA, W. N. D. O impacto das novas tecnologias sobre o mercado de trabalho no setor bancário brasileiro. 2020. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
QUEIROZ, L. R. et al. Habilidades dos profissionais formados em cursos superiores de tecnologia requeridas pelo mercado de trabalho. Revista Concilium, v. 22, n. 4, 2022. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-287-304
REVELO. Retrato da desigualdade de gênero em tecnologia 2018. ITForum, 2018. Disponível em: https://itforum.com.br/estudoretratadesigualdadedegeneroemtecnologia/#:~:text=Os%20dados%20da%20Revelo%20mostram,R%24%206%2C3%20mil. Acesso em: 1 out. 2024.
SAMPAIO, C. M.; VENTURINI, M. A. D.; BORGES, V. D. A.Incentivos à participação feminina na área da ciência da computação. Revista alomorfia, v. 4, n. 2, p. 25-44, 2020.
SANTOS, B. M. P. et al. “Mulheres no mercado de trabalho: uma perspectiva teórica e histórica”. Anais do V Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação, Campo Grande: UFMS, 2021.
SILVA, V. L. da et al. Mulheres em empresas de tecnologia: análise e desafios da carreira tecnológica no estado de Pernambuco. 2021. 74f. TCC (Curso) – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, Jaboatão dos Guararapes, 2021.
SOUZA, S. O. de. Mulheres no ramo científico e o olhar e experiência de Marília Goulart. 2022. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Química e Biotecnologia, Maceió, 2022.
UPWIT. Mulheres líderes na tecnologia: como promover a equidade de gênero e reter talentos nas empresas. [S. l.: s. n.], 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BxIlULBUvYsec1JQeWJ0VXcxbGM/view?resourcekey=0i9mCLMJbWJJlLtgLLpuPw. Acesso em: 01 out. 2024.
VIEIRA, C.; SOARES, A.; RIBEIRO, S. Incentivos à igualdade de gênero: estudo de caso de uma comunidade formada somente por mulheres da área de tecnologia. In: Anais do 11° Women in Information Technology (WIT2017). SBC, 2017. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2017.3401
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.