MALEFÍCIOS DO CONSUMO EXCESSIVO DE BEBIDAS ENERGÉTICAS POR ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.586

Palavras-chave:

Bebida Energética, Estudantes, Saúde, Cafeína, Substâncias bioativas

Resumo

Introdução: Os estudantes fazem uso excessivo de bebidas energéticas com o propósito de diminuir a fadiga durante suas atividades, principalmente as acadêmicas, podendo gerar consequências indesejadas à saúde, como diabetes e hipertensão. Objetivo: Analisar os malefícios do uso excessivo de bebidas energéticas entre estudantes. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura.  Foram incluídos artigos selecionados das bases de dados Pubmed, Google Acadêmico e Scielo, no período de março de 1997 a fevereiro de 2021. Para a pesquisa, foram utilizados os termos: “Energy drink”, “Students”, “Time”, de acordo com os descritores padronizados pelos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) combinados entre si por operadores booleanos. Após os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 23 artigos para revisão. Resultados e Discussão: Dos 23 artigos utilizados no estudo, 2 evidenciaram que a comercialização de bebidas energéticas carece de informações sobre a composição dos energéticos, suas concentrações e efeitos adversos; 9 mostraram que o principal expoente maléfico é a alta concentração de cafeína, que pode ocasionar episódios de taquicardia, hipertensão, sudorese, ansiedade, vômitos, dependência, convulsões e morte súbita; 3 relacionaram os grandes níveis de açúcar na bebida com problemas de saúde, especialmente quando se leva em conta a frequência de ingestão, podendo contribuir para agravar os índices das epidemias já instaladas, como diabetes e obesidade. Conclusão: O uso excessivo de bebidas energéticas pode gerar diversos malefícios na saúde dos estudantes, a longo e curto prazo, mostrando uma necessidade de informar a população quanto aos riscos do consumo desenfreado dessas bebidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jahde Abbehusen Soares, Universidade José do Rosário Vellano

Jahde Abbehusen Soares, 20 anos, estudante de Medicina na universidade UNIFENAS-Universidade José do Rosário Vellano, atualmente acadêmica do terceiro semestre.

Lara de Brito Carneiro, Universidade José do Rosário Vellano

Lara de Brito Carneiro, 21 anos, estudante de Medicina na universidade UNIFENAS-Universidade José do Rosário Vellano, atualmente acadêmica do terceiro semestre.

Carollayne Mendonça Rocha , Universidade José do Rosário Vellano

Carollayne Mendonça Rocha, 21 anos, estudante de Medicina na universidade UNIFENAS-Universidade José do Rosário Vellano, atualmente acadêmica do sexto semestre.

Gabriella Piazza Castelani , Universidade José do Rosário Vellano

Gabriella Piazza Castelani, 24 anos, estudante de Medicina na universidade UNIFENAS-Universidade José do Rosário Vellano, atualmente acadêmica do sexto semestre.

Ana Clara Silva Borges, Universidade José do Rosário Vellano

Ana Clara Silva Borges, 22 anos, estudante de Medicina na UNIFENAS - Universidade José do Rosário Vellano, atualmente acadêmica do sexto semestre.

Pedro Ivo Sodré Amaral, Universidade José do Rosário Vellano

Graduado em Zootecnia com mestrado em Zootecnia na linha de pesquisa em nutrição e produção de monogástricos, pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras na linha de pesquisa de construções rurais e ambiência.

Gérsika Bitencourt Santos, Universidade José do Rosário Vellano

Professora das disciplinas de Farmacologia e Bases Celulares e Moleculares na Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS -Alfenas), cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia e nos cursos de Especialização em Urgência e Emergência e Especialização em UTI. Possui graduação em Farmácia pela Universidade José do Rosário Vellano. Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Downloads

Publicado

20/08/2021

Como Citar

Soares, J. A., Carneiro, L. de B., Rocha , C. M., Castelani , G. P., Borges, A. C. S., Amaral, P. I. S., & Santos, G. B. . (2021). MALEFÍCIOS DO CONSUMO EXCESSIVO DE BEBIDAS ENERGÉTICAS POR ESTUDANTES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27586. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.586