POVOS YANOMAMI NA PERSPECTIVA DOS TERRITÓRIOS ETNOEDUCACIONAIS E A APLICAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Jessé Alves de Araujo
  • Roseli Bernardo Silva dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i1.6414e

Palavras-chave:

Educação indígena, Escola Indígena, Políticas educacionais

Resumo

As políticas públicas educacionais estão sendo aplicadas de forma eficiente nas escolas indígenas Yanomami? O objetivo deste trabalho é compreender os processos de educação escolar para os Yanomami na perspectiva das políticas Etnoeducacionais, apresentando uma reflexão sobre o tema, trazendo luz às discussões acerca da distribuição das escolas no contexto. O Processo metodológico de pesquisa se desencadeou em uma perspectiva qualitativa, considerando a análise de documentos submergida por bases teóricas. Nesse contexto educacional, o povo Yanomami tem enfrentado desafios para garantir uma educação diferenciada e de qualidade, pois as escolas não indígenas por vezes não consideram a cultura e as tradições das comunidades indígenas, dificultando a identificação e o envolvimento dos alunos. É fundamental que o poder público invista em políticas educacionais específicas para as comunidades indígenas, garantindo infraestrutura adequada, formação de professores indígenas e a valorização da sua cultura e conhecimentos tradicionais. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e a LDB de 1996, estabeleceu-se o direito à educação diversificada, intercultural, bilíngue e comunitária. Essas leis, além de garantirem, determinam que os sistemas educativos apoiem a formação de professores indígenas e a produção de materiais educativos apropriados para a comunidade. Em Roraima, a implementação enfrenta desafios, diante de uma grande diversidade de povos indígenas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jessé Alves de Araujo

    Universidade Estadual de Roraima - UERR.

  • Roseli Bernardo Silva dos Santos

    Instituto Federal de Roraima - IFRR.

Referências

ALBERT, B. Documentos Yanomami: Fronteira Agropecuária e Terra indígena Yanomami em Roraima. [S. l.]: Ed. Formato 9 Produção Gráfica Ltda, 2003. Disponível em: http://www.proyanomami.org.br/v0904/documentos/doc3/intro.htm#:~:text=A%20popula%C3%A7%C3%A3o%20Yanomami%20no%20Brasil,norte%20do%20estado%20do%20Amazonas. Acesso em: 2 ago. 2023.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.

BRASIL. Decreto Presidencial n.º 6.861, de 27 de maio de 2009. Dispõe sobre a Educação Escolar Indígena, define sua organização em Territórios Etnoeducacionais e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6861.htm. Acesso em: 10 ago. 2023.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 ago. 2023.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=26700. Acesso em: 10 ago. 2023.

BRASIL. Resolução n.º 5, de 22 de junho de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2012. Disponível em: www.educadores.diaadia.pr.gov.br. Acesso em: 7 ago. 2023.

BRASIL. Territórios Etnoeducacionais. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://adelco.org.br/wpcontent/uploads/2018/06/TerritoriosEtnoeducacionais-texto-conceitual-CGEEI.pdf). Acesso em: 5 ago. 2023.

CARRARA, S. Crime e loucura: o aparecimento do manicômio judiciário na passagem do século/Sérgio Carrara. Rio de Janeiro: Ed. UERJ; São Paulo: Ed. USP, 1998.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. (orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

FERREIRA, D. da S. Território, territorialidade e seus múltiplos enfoques na ciência Geográfica. Campo-Território: revista de geografia agrária, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 111-135, abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/RCT91719883

FONTES, T. F. Escola Yanomami: Construindo uma Escola Diferenciada. In: XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Geografia que fala ao Brasil: ciência geográfica na pandemia ultraliberal. João Pessoa, 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HAESBAERT, R.; LIMONAD, E. O território em tempos de Globalização. Revista Geo Uerj, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 39-52, 2007.

ISA. Território Etnoeducacional Yanomami e Ye'kuana propõe revisão de normas da educação. [S. l.]: Terras Indígenas no Brasil, 2010. Disponível em: https://terrasindigenas.org.br/pt-br/noticia/95147. Acesso em: 6 ago. 2023.

MARACAJÁ, M. S. L. Território e memória: a construção da territorialidade étnica da Comunidade Quilombola Grilo, Paraíba. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

MOREIRA, J. de F. R. Resenha: SAQUET, Marcos Aurélio. Por uma Geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 222-227, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/download/17571/11456/82557. Acesso em: 5 ago. 2023.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Tradução: Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.

VEIGA, J.; D’ANGELIS, W. da Rocha. Na sala de aula: a subversão da escola com os Kaingang. In: SEKI, L. (Org.). Linguística Indígena e educação na América Latina. Campinas: Unicamp, 1993.

cap10

Downloads

Publicado

21/04/2025

Edição

Seção

E-BOOKS

Categorias

Como Citar

POVOS YANOMAMI NA PERSPECTIVA DOS TERRITÓRIOS ETNOEDUCACIONAIS E A APLICAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(1), e6416414. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i1.6414e