PROFESSOR MUNDINHO E SUAS AVENTURAS: A PRIMEIRA INTRODUÇÃO CIENTÍFICA À METEOROLOGIA E AO MEIO AMBIENTE PARA CRIANÇAS NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Keila Cristina de Paiva Silva
  • André Redine de Avellar
  • Michelle de Fátima Gonçalves
  • Cristiane Gonçalves da Costa
  • Tatiana Portela Barreto
  • Sabrina Félix de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6638

Palavras-chave:

MUdanças climáticas, Meio ambiente, Crianças, Mundo

Resumo

O Projeto Professor Mundinho surge da inquietação do autor em abordar temas cruciais como mudanças climáticas, meteorologia e meio ambiente de forma acessível e lúdica para crianças em todo o mundo. A proposta é utilizar a literatura e atividades interativas como ferramentas para promover a reflexão sobre as questões ambientais, o desequilíbrio ecológico e a importância da conscientização na preservação do Planeta Terra. Através de histórias envolventes e dinâmicas educativas, o projeto visa despertar a curiosidade e a responsabilidade ambiental nas crianças, incentivando-as a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. O Professor Mundinho, como personagem central, guiará os jovens leitores em uma jornada de aprendizado sobre a natureza e a necessidade de proteger o meio ambiente. Com isso, o projeto busca não apenas informar, mas também inspirar uma nova geração a valorizar e cuidar do nosso planeta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Keila Cristina de Paiva Silva

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • André Redine de Avellar

    Instituto de Pesquisas da Marinha: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, BR.

  • Michelle de Fátima Gonçalves

    Universidad Europea del Atlântico.

  • Cristiane Gonçalves da Costa

    FPMME - Mestrado em Educação- Fundação Universitária Ibero-americana.

  • Tatiana Portela Barreto

    Fundação universitária Iberoamericana - Funiber.

  • Sabrina Félix de Oliveira

    Fundação universitária Iberoamericana - Funiber.

Referências

A INTEGRAÇÃO da sustentabilidade e ESG nas estratégias empresariais. BIOME. [2025]. Disponível em: https://biome.eco.br/integracao-esg-estrategias-empresariais

AVELLAR, A. R. Professor mundinho, suas explicações e seus amigos: meteorologia, inglês e meio ambiente. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Bioeteofísica , 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Lei 9795/99. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasilia: Ministério do Meio Ambiente, 1999.

GUEDES, Isabela Cavalcanti. Avaliação do projeto de recuperação de áreas degradadas ou alteradas (PRAD) do Município de Toritama-PE. [S. l.: s. n.], 2025.

PRACOTIA. Creche de Cotia receberá o “Teatro na Escola” com peça sobre preservação ambiental: uma oportunidade de aprendizado para as crianças. Cotia: Prefeitura de Cotia, 2024. Disponível em: https://www.prefeituras.org/prefeitura-de-cotia/creche-de-cotia-recebera-o-teatro-na-escola-com-peca-sobre-preservacao-ambiental-uma-oportunidade-de-aprendizado-para-as-criancas/

SOUTO, Marco. Estratégias Inovadoras em Sustentabilidade e ESG para Empresas. Visão Sustentável, 27 february 2025. Disponível em: https://visaosustentavel.blog/2025/02/27/sustentabilidade-esg-estrategias-empresariais/

SOUZA, Alessandra Barbosa. A dimensão ética da sustentabilidade. [S. l.: s. n.], 2020.

Downloads

Publicado

16/07/2025

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias

Como Citar

PROFESSOR MUNDINHO E SUAS AVENTURAS: A PRIMEIRA INTRODUÇÃO CIENTÍFICA À METEOROLOGIA E AO MEIO AMBIENTE PARA CRIANÇAS NA AMÉRICA LATINA. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(7), e676638. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6638