CORPO, CORPOREIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO: METODOLOGIAS EM DANÇA, PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM CORPOS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS, MÚLTIPLAS E TRANSTORNOS PSÍQUICOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.824Palavras-chave:
Corporeidades; Diversidade; Metodologias em Dança.Resumo
A pesquisa compreende uma discussão teórico-prática em torno da área de conhecimento da Dança na perspectiva da não-exclusão com crianças e adultos com necessidades específicas e transtornos psíquicos, do projeto de ensino-pesquisa-extensão "Paratodos" Dança/UFRJ e do projeto "Corpo, Movimento, Alfabetização Corporal" Dança/UFRJ. O presente trabalho tem como foco pensar o educar sensível na Dança a partir dos estudos da Corporeidade e Anatomia Somato-Sensorial e tecer nesse âmbito o sentido da linguagem ao trazer na experiencicação do corpo o lugar do conhecimento integrado por meio de práticas pedagógicas significativas para este público, apresentar os devidos resultados atuante na aquisição do conhecimento que se dá através de alguns processos, como a percepção, a atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. Questionar sobre a importância da criação e sua relevância nos processos de ensino e aprendizagem terapêuticos, preventivos, artísticos e educacionais. Tendo como aporte metodológico a Teoria Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp como fio condutor condutor, na dimensão expansiva corpórea e na reflexão de sua singularidade, desvelando seus modos de leitura e escrita sensível-analítica .
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