A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.905Palavras-chave:
Teaching Learning, Mathematical Modeling, TechnologyResumo
Esta pesquisa aborda questões específicas sobre a metodologia de ensino utilizada pelos professores do ensino médio durante o ensino das aulas na disciplina matemática de Erem Fábio da Silveira Barros, e a inserção de materiais tecnológicos como apoio pedagógico, tendo como tema Modelagem Matemática como Proposta
Pedagógico da perspectiva do Ensino de Matemática em Ambientes Informatizados no Ensino Média. Os objetivos específicos são: descrever as estratégias utilizadas pelos professores da Escola Fábio da Silveira Barros para ensinar matemática no ensino médio; desenvolver uma proposta pedagógica com o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática em ambientes informatizados, apoiadas pela Educação Matemática; e descrever os resultados alcançados com a prática da nova metodologia apresentada. Os resultados desta pesquisa mostraram contribuições significativas da Modelagem Matemática dos temas à abordagem de conteúdo matemático, e contribuições de tecnologias para o desenvolvimento do ambiente de aprendizagem com Modelagem Matemática. Assim, a pesquisa permitiu aos alunos um novo olhar sobre matemática a partir de uma proposta de modelagem matemática com contribuições tecnológicas, proporcionando a interação do conteúdo com a realidade, resultando em uma aprendizagem significativa.
Downloads
Referências
Albuquerque, E., Cario, S. A. F., & Suzigan, W. (2017). Em busca da inovação: interação universidade- empresa no Brasil. Autêntica.
Araújo, J. L. (2009). Uma abordagem Sócio-Crítica da Modelagem Matemática: a perspectiva da educação matemática crítica. In: Alexandria (V. 2. N. 2). Revista de Educação em Ciência e Tecnologia.
Brasil. Ministério da Educação. (2011). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: < http://cenp.edunet.sp.gov.br/Ens_medio/em_pcn.htm >.
Campoy Aranda, T. (2018). Metodologia de la Investigación Científica. (Manual para Elaboración de Tésis y Trabajos de Investigación). Asunción-Paraguay: Mardeben editora&gráficaS.A.
Chaves, M. I. de A. (2014). Repercussões de experiências com modelagem matemática em ações docentes. REMATEC. (ano 9, n. 17). Natal-RN. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/inicio/issue/view/18/showToc.
D’ambrósio, U. (1986). Da Realidade à Ação reflexões sobre educação e matemática. Campinas: Editora da Unicamp.
Elliot, J. (1991). Action research for educational change. McGraw-Hill Education (UK).
Franchi, R. H. de O. L. (1993). A modelagem matemática como estratégia de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral nos cursos de Engenharia. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.
Franchi, R. H. de O. L. (2007). Ambientes de Aprendizagem Fundamentados na Modelagem Matemática e na Informática como Possibilidades para a Educação Matemática. In: Modelagem Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais(v.3,177-193). Recife.
Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Jacobini, O. R. (2004). A Modelagem Matemática como instrumento de ação política na sala de aula. Tese (Doutorado). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
Malheiros, A. P. (2004). A produção matemática dos alunos em um ambiente de modelagem.
(Dissertação Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
Resende, A. C., Ferreira, L.L. & Barbosa, R. A. (2015). A modelagem matemática aplicada no acompanhamento do crescimento de um minhocário: Um estudo de caso na disciplica de matemática no 2º ano do Ensino Médio do curso técnico em Florestas do IFBAIANO - Campus Teixeira de Freitas. In: XVI Encontro Baiano de Educação Matemática. Salvador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.