POLITICAL-PEDAGOGICAL PROJECT AND DEMOCRATIC MANAGEMENT FOR A SCHOOL DIRECTOR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1367Keywords:
work was to verify the democratic managementAbstract
The objective of the work was to verify the democratic management in the school environment became reality. To this end, a director of basic education was questioned. As a theoretical framework, we used two Kant concepts: Clarification and Minority. The director pointed to a large limit imposed by conservative managers and teachers, official documents and parents' omission. Dialectically, he believes that with the availability of information through the media and the community's own awareness by critical and creative managers, there is a possibility of democratic management becoming a reality.
Downloads
References
CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 1999.
CAVALCANTE, PCU. Vida e obra. In: Gramsci, A. A formação dos intelectuais. Rio de Janeiro: Achiamé, 2012.
CHADDAD, FR. Projeto político-pedagógico: história, filosofia e contradições com um verdadeiro sentido de democracia. Monografia de Conclusão de Curso. Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, 2012. 58p.
GRAMSCI, A. Todo homem é filosofo. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/gramsci/ano/mes/filosofo.htm Acesso em [04/08/2019].
INFOESCOLA. Apologia de Sócrates. Disponível em: https://www.infoescola.com/filosofia/apologia-de-socrates/ Acesso em: [04/08/2019].
KANT, I. Resposta à pergunta: Que é “Esclarecimento”? (Aufklärung). In: Kant, I. Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 2005.
LÖWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 8ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. 1ed. Rio de Janeiro: Boitempo, 2017.
NOBRE, M. A teoria crítica. 3ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representações sociais. São Paulo: Cortez, 2002.
RUSSEL, B. História do pensamento ocidental: a aventura das ideias dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
VEIGA, IPA. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I.A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2003.
WIKIPÉDIA. Iluminismo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo Acesso em: [04/08/2019].
WIKIPÉDIA. Práxis. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A1xis Acesso em: [04/08/2019].
Downloads
Published
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.