DESINFECÇÃO POR MICRO-ONDAS DE RESINAS ACRÍLICAS PARA APLICAÇÕES EXPERIMENTAIS EM LABORATÓRIO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1389

Keywords:

acrylic resins, microwave, disinfection, biofilm

Abstract

A desinfecção de amostras de resina acrílica pode ser alcançada através de irradiação de micro-ondas. No entanto, configurações inadequadas podem levar a distorções físicas ou prejudicar o processo de descontaminação. Este estudo tem como objetivo propor um regime de desinfecção por micro-ondas rápido e confiável para amostras de resina acrílica, em conformidade com as normas de esterilidade certificadas, para aplicações experimentais em laboratório. Os espécimes foram submetidos à formação de biofilme monoespecífico de Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Candida albicans. O meio fluido tioglicolato foi utilizado para o teste qualitativo de desinfecção durante 14 dias de incubação a 35°C. A rugosidade da superfície, microdureza Knoop, resistência à flexão e estabilidade dimensional também foram avaliadas. Os protocolos de irradiação foram de 3 ou 5 min a 450 W ou 650 W em 250 mL de água destilada. As análises estatísticas foram realizadas considerando α=0,05. Todos os regimes de irradiação foram capazes de desinfetar os espécimes expostos a C. albicans. Apenas o regime de 450 W por 3 min não atingiu a desinfecção das amostras expostas a S. aureus e E. coli. A rugosidade da superfície, estabilidade dimensional e resistência à flexão não foram alteradas por nenhum regime (p>0,05). A microdureza diminuiu em todos os regimes, exceto 450 W por 3 min. A irradiação com 450 W por 5 min em 250 mL de água é um procedimento de desinfecção ideal para amostras de resina acrílica, pois combina potência e tempo de exposição ideais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Matheus Vieira Nascimento

    Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (2018). Mestrado em Clínica Odontológica - Prótese Dentária pela Universidade Federal do Ceará (2020). Atualmente (2021-), Doutorando em Clínica Odontológica na área de fotobiomodulação preventiva à mucosite oral. Possui experiência na área de materiais e revestimentos antimicrobianos. De 2013 a 2014 foi bolsista do programa Ciência sem Froteiras (CNPq/Capes) vinculado à Universidade de Bremen e ao Instituto de Engenharia de Produção e de Pesquisa Aplicada em Materiais (IFAM Fraunhofer) na cidade de Bremen, Alemanha.

  • Bruna Albuquerque Garcia

    Postdoctoral Research Fellow - College of Dentistry University of Florida. Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará - 2013. Mestre em Odontologia com área de concentração em Clínica Odontológica pela UFC - 2016. Doutora em Odontologia pela UFC com período de pesquisadora visitante na Indiana University-Purdue University Indianapolis (IUPUI) - Department of Cariology, Operative Dentistry and Dental Public Health (2019). Especialista em Radiologia Odontológica pela Instituição Cearense de Especialidades Odontológicas (ICEO) - 2016 e em Prótese Dentária pela Academia Cearense de Odontologia (ACO) - 2018. Possui experiência em Odontologia com ênfase em terapia fotodinâmica e biofilmes orais.

  • Nara Sousa Rodrigues

    Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará em 2013. Mestrado em Odontologia com concentração em Clínica Odontológica concluído em 2016 e Doutorado em Odontologia pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará com ênfase em Dentística/Materiais Dentários em 2020. Doutorado Sanduíche na Oregon Health and Science University - School of Dentistry em 2018-2019. Professora Substituta na Universidade Federal do Ceará na área de Dentística / Materiais Dentários no ano de 2019. Aperfeiçoamento em Estética pela Escola de Educação Continuada da ABO-Ceará (UniABO - CE) concluído em 2017 e Especialização em Prótese Dentária em andamento. Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) desde 2020.

  • Tereza Nicolle Burgos Nunes

    Mestre em Clínica Odontológica, com ênfase em Dor Orofacial, pela Universidade Federal do Ceará no Programa de Pós Graduação em Odontologia (2018-2020). Especialista em Prótese Dentária pela Academia Cearense de Odontologia (2017-2019). Aperfeiçoamento em Odontologia Estética pelo Instituto Teles de Odontologia (2015-2016). Bacharel em odontologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Monitora da disciplina de prótese fixa (2016) da Universidade Federal do Ceará. Integrante do Programa de Educação Tutorial (PET/Mec- Sesu) da faculdade de Odontologia (2013 - 2016). Integrante não bolsista do Projeto de Extensão Dr. Sorriso/UFC (2013 - 2016). Bolsista do pibic da Universidade Federal do Ceará (2015-2016).

  • Romulo Rocha Regis

    Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (2005), Mestrado (2010) e Doutorado (2012) em Reabilitação Oral pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FORP-USP) e Especialização em Prótese Dentária pelo Conselho Federal de Odontologia (2010). Professor Adjunto da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, lotado no Departamento de Odontologia Restauradora, atuante nas Disciplinas de Prótese Total, Oclusão e Clínica Integrada. Experiência na área de prótese dentária convencional, prótese sobre implantes e atendimento a pacientes odontogeriátricos. Coordenador do Projeto de Extensão Sorriso Grisalho da FFOE-UFC desde 2013. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC, com projetos de pesquisa na área de materiais dentários de uso protético e ensaios clínicos para terapias em Reabilitação Oral.

  • Lívia Maria Sales Pinto Fiamengui

    Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará. É especialista em Prótese Dentária pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo e em Disfunção Temporomandibular reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia - CFO. Mestre e Doutora em Ciências Odontológicas Aplicadas, área de concentração Reabilitação Oral, pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof.Dr. Paulo César Rodrigues Conti. Atualmente, é Professora Adjunto A no Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Prótese Dentária e sobre implantes.

  • Vicente de Paulo Aragão Saboia

    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1986), especialização em Dentística pela UFRJ (1989), mestrado em Clínica Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (1998) , doutorado em Clínica Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pós-doutorado pelas Universidades de Trieste e Bologna, Itália (2008). É Professor Titular de Dentística do Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade Federal do Ceará, membro titular da Academia Cearense de Odontologia e avaliador de Cursos do Ministério da Educação desde 2002. Exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará de 2012 a 2014 e foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC (2015-2017) tendo sido reeleito para o biênio 2017-2019. Atualmente exerce o cargo de vice-coordenador desse Programa. Tem experiência na área de Clínica Odontológica, Materiais Dentários, Educação em Saúde e prevenção, atuando principalmente nos seguintes temas: adesão, colágeno, pesquisas clínicas com materiais restauradores, indutores de regeneração pulpar e para prevenção de cárie, microscopia óptica e eletrônica e educação em saúde.

  • Karina Matthes de Freitas Pontes

    Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Reabilitação Oral também pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP. Atualmente é professora associada da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, junto ao Departamento de Odontologia Restauradora. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária, Disfunções Temporomandibulares e Terapias Fotônicas Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: reabilitação estética e funcional de pacientes desdentados totais e parciais, disfunções temporomandibulares, materiais odontológicos, biofilmes protéticos, terapia fotodinâmica e fotobiomodulação.

References

Al-Saadi, M.H., 2014. Effectiveness of Chemical and Microwave Disinfection on Denture Biofilm Fungi and the Influence of Disinfection on Denture Base Adaptation. J. Indian Prosthodont. Soc. 14, 24–30. https://doi.org/10.1007/s13191-014-0354-2

Aslanimehr, M., Mojarad, N., Ranjbar, S., Aalaei, S., 2018. In vitro comparison of the effects of microwave irradiation and chemical and mechanical methods on the disinfection of complete dentures contaminated with Candida albicans. Dent. Res. J. (Isfahan). 15, 340–346.

Basso, M.F.M., Giampaolo, E.T., MacHado, A.L., Pavarina, A.C., Vergani, C.E., 2012. Evaluation of the occlusion vertical dimension of complete dentures after microwave disinfection. Gerodontology 29, 815–821. https://doi.org/10.1111/j.1741-2358.2011.00567.x

Basso, M.F.M., Giampaolo, E.T., Vergani, C.E., Machado, A.L., Pavarina, A.C., Ribeiro, R.C., 2010. Influence of microwave disinfection on the dimensional stability of denture reline polymers. J. Prosthodont. 19, 364–368. https://doi.org/10.1111/j.1532-849X.2010.00583.x

Campanha, N.H., Pavarina, A.C., Vergani, C.E., Machado, A.L., 2005. Effect of microwave sterilization and water storage on the Vickers hardness of acrylic resin denture teeth. J. Prosthet. Dent. 93, 483–487. https://doi.org/10.1016/j.prosdent.2005.02.016

Code of Federal Regulations, Title 21 Food and Drugs, Part 610.12 Sterility testing. Washington, DC: US Government Printing Office, April 2010., n.d. CFR-2011-title21-vol7-sec610-12.

Consani, R.L.X., Iwasaki, R.Y., Mesquita, M.F., Mendes, W.B., Consani, S., 2008. Effect of repeated simulated disinfections by microwave energy on the complete denture base adaptation. Open Dent. J. 2, 61–66. https://doi.org/10.2174/1874210600802010061

Consant, R.L.X., Vieira, E.B., Mesquita, M.F., Mendes, W.B., Arioli-Filho, J.N., 2008. Effect of microwave disinfection on physical and mechanical properties of acrylic resins. Braz. Dent. J. 19, 348–353. https://doi.org/10.1590/S0103-64402008000400011

Copyright (c) 2011 The United States Pharmacopeial Convention. All rights reserved., n.d. <71>STERILITY TESTS.

Dantas, A., Consani, R., Sardi, J., Mesquita, M., da Silva, M., Sinhoreti, M., 2014. Biofilm formation in denture base acrylic resins and disinfection method using microwave. J. Res. Pract. Dent. 1–9. https://doi.org/10.5171/2014.112424

Dixon, D.L., Breeding, L.C., Faler, T.A., 1999. Microwave disinfection of denture base materials colonized with Candida albicans. J. Prosthet. Dent. 81, 207–214. https://doi.org/10.1016/S0022-3913(99)70250-7

Dovigo, L.N., Pavarina, A.C., Ribeiro, D.G., de Oliveira, J.A., Vergani, C.E., Machado, A.L., 2009. Microwave disinfection of complete dentures contaminated in vitro with selected bacteria. J. Prosthodont. 18, 611–617. https://doi.org/10.1111/j.1532-849X.2009.00489.x

Goiato, M.C., Dos Santos, D.M., Baptista, G.T., Moreno, A., Andreotti, A.M., de Dekon, S.F.C., 2013. Effect of thermal cycling and disinfection on microhardness of acrylic resin denture base. J. Med. Eng. Technol. 37, 203–207. https://doi.org/10.3109/03091902.2013.774444

Gonçalves, A.R., Machado, A.L., Giampaolo, E.T., Pavarina, A.C., Vergani, C.E., 2006. Linear dimensional changes of denture base and hard chair-side reline resins after disinfection. J. Appl. Polym. Sci. 102, 1821–1826. https://doi.org/10.1002/app.24052

Hamouda, I.M., Ahmed, S.A., 2010. Effect of microwave disinfection on mechanical properties of denture base acrylic resin. J. Mech. Behav. Biomed. Mater. 3, 480–487. https://doi.org/10.1016/j.jmbbm.2010.05.002

Izumida, F.E., Ribeiro, R.C., Giampaolo, E.T., Machado, A.L., Pavarina, A.C., Vergani, C.E., 2011. Effect of microwave disinfection on the surface roughness of three denture base resins after tooth brushing. Gerodontology 28, 277–282. https://doi.org/10.1111/j.1741-2358.2010.00393.x

Konchada, J., Karthigeyan, S., Ali, S.A., R, V., Amirisetty, R., Dani, A., 2013. Effect of simulated microwave disinfection on the mechanical properties of three different types of denture base resins. J. Clin. Diagn. Res. 7, 3051–3053. https://doi.org/10.7860/JCDR/2013/7376.3850

Machado, A.L., Breeding, L.C., Vergani, C.E., da Cruz Perez, L.E., 2009. Hardness and surface roughness of reline and denture base acrylic resins after repeated disinfection procedures. J. Prosthet. Dent. 102, 115–122. https://doi.org/10.1016/S0022-3913(09)60120-7

Machado, A.L., Giampaolo, E.T., Pavarina, A.C., Jorge, J.H., Vergani, C.E., 2012. Surface roughness of denture base and reline materials after disinfection by immersion in chlorhexidine or microwave irradiation. Gerodontology 29, e375-82. https://doi.org/10.1111/j.1741-2358.2011.00484.x

Machado, A.L., Giampaolo, E.T., Vergani, C.E., Souza, J.F. de, Jorge, J.H., 2011. Changes in roughness of denture base and reline materials by chemical disinfection or microwave irradiation: Surface roughness of denture base and reline materials. J. Appl. Oral Sci. 19, 521–528. https://doi.org/10.1590/S1678-77572011000500015

Maria Agnese Pinto de Campos, Claudia Kochenborger, Diego Fabris Ferreira da Silva, Eduardo Rolim Teixeira, R.S.A.S., 2009. Effect of repeated microwave disinfection on surface roughness and baseplate adaptation of denture resins polymerized by different techniques. J. Dent. Sci. 24, 40–44.

Mima, E.G., Pavarina, A.C., Neppelenbroek, K.H., Vergani, C.E., Spolidorio, D.M.P., Machado, A.L., 2008. Effect of different exposure times on microwave irradiation on the disinfection of a hard chairside reline resin. J. Prosthodont. 17, 312–317. https://doi.org/10.1111/j.1532-849X.2007.00277.x

Mojarad, N., Khalili, Z., Aalaei, S., 2017. A comparison of the efficacy of mechanical, chemical, and microwave radiation methods in disinfecting complete dentures. Dent. Res. J. (Isfahan). 14, 131–136. https://doi.org/10.4103/1735-3327.205793

Neppelenbroek, K.H., Pavarina, A.C., Spolidorio, D.M.P., Vergani, C.E., Mima, E.G. de O., Machado, A.L., 2003. Effectiveness of microwave sterilization on three hard chairside reline resins. Int. J. Prosthodont. 16, 616–620.

Pavan, S., Arioli Filho, J.N., Santos, P.H. dos, Mollo Jr., F. de A., 2005. Effect of microwave treatments on dimensional accuracy of maxillary acrylic resin denture base. Braz. Dent. J. 16, 119–123. https://doi.org/10.1590/S0103-64402005000200006

Pavarina, A.C., Neppelenbroek, K.H., Guinesi, A.S., Vergani, C.E., Machado, A.L., Giampaolo, E.T., 2005. Effect of microwave disinfection on the flexural strength of hard chairside reline resins. J. Dent. 33, 741–748. https://doi.org/10.1016/j.jdent.2005.02.003

Polychronakis, N., Polyzois, G., Lagouvardos, P., Andreopoulos, A., Ngo, H.C., 2018. Long-term microwaving of denture base materials: effects on dimensional, color and translucency stability. J. Appl. Oral Sci. 26, e20170536. https://doi.org/10.1590/1678-7757-2017-0536

Polychronakis, N., Yannikakis, S., Zissis, A., 2014. The effect of repeated microwaving disinfection on the dimensional stability of acrylic dentures. Acta Stomatol. Croat. 48, 279–284. https://doi.org/10.15644/asc48/4/5

Ribeiro, D.G., Pavarina, A.C., Dovigo, L.N., Palomari Spolidorio, D.M., Giampaolo, E.T., Vergani, C.E., 2009. Denture disinfection by microwave irradiation: a randomized clinical study. J. Dent. 37, 666–672. https://doi.org/10.1016/j.jdent.2009.04.009

Rohrer, M.D., Bulard, R.A., 1985. Microwave sterilization. J. Am. Dent. Assoc. 110, 194–198. https://doi.org/10.14219/jada.archive.1985.0250

Sanitá, P.V., Vergani, C.E., Giampaolo, E.T., Pavarina, A.C., Machado, A.L., 2009. Growth of Candida species on complete dentures: effect of microwave disinfection. Mycoses 52, 154–160. https://doi.org/10.1111/j.1439-0507.2008.01558.x

Sartori, E.A., Schmidt, C.B., Walber, L.F., Shinkai, R.S.A., 2006. Effect of microwave disinfection on denture base adaptation and resin surface roughness. Braz. Dent. J. 17, 195–200. https://doi.org/10.1590/S0103-64402006000300004

Senna, P.M., da Silva, W.J., Cury, A.A.D.B., 2012. Denture disinfection by microwave energy: influence of Candida albicans biofilm. Gerodontology 29, e186-91. https://doi.org/10.1111/j.1741-2358.2010.00439.x

Seo, R.S., Vergani, C.E., Pavarina, A.C., Compagnoni, M.A., Machado, A.L., 2007. Influence of microwave disinfection on the dimensional stability of intact and relined acrylic resin denture bases. J. Prosthet. Dent. 98, 216–223. https://doi.org/10.1016/S0022-3913(07)60058-4

Shafeeq, S.M., Karthikeyan, S., Reddy, S.M., Karthigeyan, S., Manikandan, R., Thangavelu, A., 2016. Cumulative effect of microwave sterilization on the physical properties of microwave polymerized and conventional heat-polymerized acrylic resin. J. Pharm. Bioallied Sci. 8, S100-4. https://doi.org/10.4103/0975-7406.191935

Silva, M., Consani, R., Sardi, J., Mesquita, M., Macêdo, A., Takahashi, J., 2013. Microwave irradiation as an alternative method for disinfection of denture base acrylic resins. Minerva Stomatol. 62, 23–29.

Silva, M.M., Vergani, C.E., Giampaolo, E.T., Neppelenbroek, K.H., Spolidorio, D.M.P., Machado, A.L., McIntyre, F.M., 2006. Effectiveness of microwave irradiation on the disinfection of complete dentures. Int. J. Prosthodont. 19, 288–293. https://doi.org/10.1016/s0084-3717(08)70344-1

Vasconcelos, L.R., Consani, R.L.X., Mesquita, M.F., Sinhoreti, M.A.C., 2013. Effect of chemical and microwave disinfection on the surface microhardness of acrylic resin denture teeth. J. Prosthodont. 22, 298–303. https://doi.org/10.1111/jopr.12009

Wagner, D.A., Pipko, D.J., 2015. The effect of repeated microwave irradiation on the dimensional stability of a specific acrylic denture resin. J. Prosthodont. 24, 25–31. https://doi.org/10.1111/jopr.12203

Xediek Consani, R.L., Chorwat, V., Ferraz Mesquita, M., Fernandes Santos, M.B., Bortolazzo Correr, A., Consani, S., 2014. Effect of simulated microwave disinfection on the linear dimensional change, hardness and impact strength of acrylic resins processed by different polymerization cycles. Minerva Stomatol. 63, 145–154.

Downloads

Published

28/04/2022

How to Cite

DESINFECÇÃO POR MICRO-ONDAS DE RESINAS ACRÍLICAS PARA APLICAÇÕES EXPERIMENTAIS EM LABORATÓRIO. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341389. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1389