A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DENTRO DO CENÁRIO HISTÓRICO BRASILEIRO: DIFERENÇAS ENTRE MODELO PRESENCIAL E O MODELO REMOTO

Authors

  • Marlene Cau do Nascimento
  • Diogenes Jose Gusmão Coutinho faculdade

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2206

Keywords:

educação infantil, evolução educacional, ensino presencial, ensino remoto, novas práticas pedagógicas.

Abstract

O presente artigo científico tem por objetivo central analisar a evolução da educação infantil dentro do cenário educacional Brasileiro e através dessa análise apresentar as diferenças entre o modelo presencial e remoto instaurado durante o momento pandêmico em que vivemos atualmente. O presente artigo foi construído através de uma abordagem qualitativa, onde foram utilizados vários autores como Ferreira JR. (2010), Aranha (2006) entre outros, que forneceram uma análise histórica da educação infantil brasileira do período colonial à atualidade. Com isso, olhando para o elemento histórico e buscou-se analisar o passado e o momento atual em que se encontra a educação infantil dentro do cenário pandêmico e o resultado dessa análise corresponde a uma ressignificação daquilo que se chama de “ensino formal” ou “ensino regular”, aonde foi detectado que o professor saiu da sua chamada zona de conforto e se aventurou nos caminhos das ferramentas digitais abrindo com isso uma nova visão sobre o que é a nova educação infantil que passa a ser uma modalidade que pode se classificar como “hibrida” ou não-presencial.

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Author Biographies

  • Marlene Cau do Nascimento

    Faculdade Alpha

  • Diogenes Jose Gusmão Coutinho, faculdade

    Christian Business School 

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11/11/2022

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A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DENTRO DO CENÁRIO HISTÓRICO BRASILEIRO: DIFERENÇAS ENTRE MODELO PRESENCIAL E O MODELO REMOTO. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112206. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2206