NARRATIVES OF TESTIMONY: A MANNER THAT RESISTANCE BLACK WOMEN IN BRAZIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2813

Keywords:

Black Women in Brazil, Narratives of testimony, Resistance

Abstract

The present paper has the aim to analyze the narratives of testimony written by black women as a manner for resistance. The research uses the historical and bibliographical methodology. In this investigation we highlight the work of Carolina de Jesus e Conceição Evaristo. The result of this research indicates that, although the inequality and violence process remain against black women, the narratives of testimony constitute an authentic form of resistance to the historical process of inequal appropriation of power and knowledge, besides, it represents the power of black women, that claims, by the literature, for liberty, charms and inactivated other women to perseverated in fight.

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Author Biographies

  • Cleide Carvalho de Matos

    Doutora em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), Mestre em Educação (PPGED/UFPA), Especialista em Estudos Culturais da Amazônia pela (UFPA) e Graduação em Pedagogia pela (UFPA). Professora Adjunto 3 da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó, Breves, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPEB/UFPA). Pós-Doutoranda na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

  • Márcia Nemer Furtado

    Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (UFPA/2000); 03 Especializações: 1) Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (RJ/2002); 2) Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional pela (UFPA, Centro Socioeconômico/2004); 3) Sociedade, Cidadania e Políticas Públicas (UFPA/ Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/2010). Mestrado em Gestão Pública: área de concentração em Gestão Pública do Desenvolvimento, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (UFPA/NAEA). Doutoranda do curso de Pós-graduação stricto sensu em Comunicação, Linguagem e Cultura, Universidade da Amazônia (UNAMA). Professora de Sociologia, nível médio, SEDUC; Professora Substituta UFPA (Breves/PA).

  • Ana D'Arc Martins de Azevedo

    Curriculista na área de Educação/Saberes/Culturas, com ênfase em Educação Quilombola da Amazônia. Doutora em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Especialista em Educação Especial com enfoque inclusivo. Especialista em Supervisão Educacional. Graduação em Pedagogia pela União do Ensino Superior (UNESPA). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora Titular do Programa Stricto Sensu em Comunicação, Linguagens e Culturas e do Programa Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da UNAMA. Avaliadora de Cursos e de IES do INEP/MEC. Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas" - EDUQ/UEPA. 

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Published

26/02/2023

How to Cite

NARRATIVES OF TESTIMONY: A MANNER THAT RESISTANCE BLACK WOMEN IN BRAZIL: . (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422813. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2813