THE VOICE BRASIL: AN OPPORTUNITY FOR ARTISTS OR CULTURAL ENTREPRENEURS?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3111

Keywords:

Cultural entrepreneurship, Song, Music program, Entrepreneurship

Abstract

The purpose of this research is the musical talent reality show "The Voice Brasil", which can be considered an opportunity for cultural initiatives from an exploratory and explanatory research. The results obtained from the bibliographical review and primary data allowed the television program to consolidate its brand in Brazil and become an inducer of cultural entrepreneurs by necessity and option, establishing strong affective relations between the candidates with the public. And a great opportunity for investors.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Romero de Albuquerque Maranhão

    Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • Raphael dos Ramos Maranhão

    Graduando em Administração pela Universidade Estácio de Sá.

References

ARFUCH, L. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

CALAS, M. B.; SMIRCICH, L.; BOURNE, K. A. Extending the boundaries: reframing entrepreneurship as social change through feminist perspectives. Academy of Management Review, v. 34, i. 3, p. 552-569, 2009.

CAMPOS JUNIOR, W. R. Consumo, Realismo Maravilhoso e Empreendedorismo: um estudo sobre a estética no reality show Shark Tank. Anais... XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – São Paulo – SP, 2016. Disponível em: http:// portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1271-1.pdf. Acesso em: 06 de janeiro de 2022.

CARLAND, J. W.; CARLAND, J. A. C.; HOY, F. S. An entrepreneurship index: an empirical validation. Frontiers of Entrepreneurship Research, Eddition, 1992.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007, 281 p.

DA SILVA, M. T. F.; JÚNIOR, G. S. V. Modelos vocais como reflexo da Indústria Cultural no Reality Show The Voice Brasil Kids 2016. Anais... XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Caruaru – PE, 2016. Disponível em: http://www. portalintercom.org.br/anais/nordeste2016/resumos/R52-0615-1.pdf. Acesso em: 06 de janeiro de 2020.

DAVEL, E.; CORÁ, M. A. J. Empreendedorismo cultural: cultura como recurso retórico, processo de criação e de consumo simbólico. Políticas Culturais em Revista, v. 9, n. 1, p. 363-397, 2016.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

ELLMEIER, A. Cultural entrepreneurialism: On the changing relationship Between the arts, culture and Employment. The International Journal of Cultural Policy, Vol. 9 (1), pp. 3–16, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HISRICH, R.; PETERS, M. Empreendedorismo. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

IPSOS BRASIL. 62% das pessoas que assistem reality shows são mulheres. Disponível em: http://www.ipsos.com.br/pgConteudo.aspx?id=14>. Acesso em: 14 de fevereiro de 2018.

KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LINDQVIST, K. Artist entrepreneurs. In: SCHERDIN, M.; ZANDER, I. (Ed.). Art entrepreneurship. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2011.

LOUNSBURY, M.; GLYNN, M. A. Cultural Entrepreneurship: Stories, Legitimacy, and the Acquisition of Resources. Strategic Management Journal, v. 22, i. 6/7, p. 545-564, 2001.

MARANHÃO, R. A. Mercado de arte, organizações e artistas na contemporaneidade. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 2, n. 9, p. e29675-e29675, 2021.

MARANHÃO, R. A.; STORI, N. Arte e Gestão na contemporaneidade: dilemas e obstáculos da formação ao mercado. Projeto de Pesquisa de Pós-Doutoramento apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018.

MARANHÃO, R. A.; STORI, N. Merchandising no the voice kids: quais as marcas vinculadas ao reality show infantil?. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 5, p. 3931-3944, 2019.

MARANHÃO, R. A.; STORI. Norberto. História da seca, da fé e do Nordeste cantada pelo rei do baião. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 9, p. 93745-93755, 2021.

MARANHÃO, R. A.; TEIXEIRA, C. E. Capacidades dinâmicas e sistema de gestão ambiental em organização militar da Marinha do Brasil. Revista Ibero Americana de Estratégia, v. 14, n. 2, p. 121-136, 2015.

MENGER, P.M. Artists as workers: theoretical and methodological challenges. Poetics, vol.28, p.241-254, 2001.

MICHETTI, M.; BURGOS, F. Fazedores de cultura ou empreendedores culturais? Precariedade e desigualdade nas ações públicas de estímulo à cultura. Políticas Culturais em Revista, v. 9, n. 2, p. 582-604, 2017.

MITRAUD, F. O trabalho como espetáculo televisivo: comunicação, consumo e mídia em Aprendiz Universitário. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) – Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, São Paulo. 2012. 169f.

PINTO, C. O. F.; RUPPENTHAL, J. E.; SANTINI, S.; SILUK, M. H. P. O empreendedorismo e sua contribuição para o crescimento econômico no Brasil. Anais... XVIII Simpósio de Engenharia de Produção, 2010.

RENTSCHLER, R. Painting equality: female artists as cultural entrepreneurial marketers. Equal Opportunities International, v. 26, i. 7, p. 665-677, 2007.

RINDOVA, V.; BARRY, D.; KETCHEN, D. J. Entrepreneuring as emancipation. Academy of Management Review, v. 34, i. 3, p. 477-491, 2009.

SALAZAR, L.; ASSUNÇÃO, L. M. Música LTDA – o negócio da música para empreendedores. Revista da Ciência da Administração, v. 3 jan - jul. 2010.

SCOTT, M. Cultural entrepreneurs, cultural entrepreneurship. Poetics, v. 40, p. 237- 255, 2012.

SCHUMPETER, J. Capitalismo, socialismo e democracia (S. G. de Paula, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar. 1984.

SERELLE, M. A GUINADA DOS POPULARES: mídia e vida social no Brasil. Anais... XXIII Encontro Anual da Compós, na Universidade Federal do Pará, Belém, de 27 a 30 de maio de 2014. Disponível em: http://www.rosepepe.com.br/compos/Docs/GT08_CULTURA _DAS_MIDIAS/aguinadadospopulares_2205.pdf. Acesso em: 02 de fevereiro de 2022.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. The Voice: novas formas de participação e interação na segunda tela. Rumores, v. 9, n. 18, p. 52-71, 2015.

SILVA, H. L. A televisão diante das novas mídias: notas sobre a manutenção da distinção entre amadores e profissionais da indústria musical a partir de Ídolos e Astros. Sessões do Imaginário, v. 17, n. 28, p. 30-41, 2012.

----------------. Fabricando ou produzindo Popstars? A revelação de tensões do circuito musical a partir de um reality show musical. Anais... XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais /nacional2015/resumos/R10-1200-1.pdf. Acesso em: 16 de março de 2018.

SILVA, M. G. O.; LIMA, M. E. O. Do anonimato à fama: como a produção de ídolos instantâneos em reality shows musicais envolve a audiência. Anais... XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Natal – RN, 2015. Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2015/resumos/R47-1790-1.pdf. Acesso em: 16 de março de 2018.

SOARES, R. L; LIMBERTO, A. Hibridismo como forma televisiva impura: vozes dissonantes em The Voice Brasil. Novos Olhares: Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, v. 6, n. 2, 2017.

STEYAERT, C.; HJORTH, D. (Ed.). Entrepreneurship as social change. Cheltenham: Edward Elgar, 2006.

TIMMONS, J.; SPINELLI, S. New venture creation: entrepreneurship for the 21st century. Boston: Irwin McGraw Hill, 6a edição, 2004.

TRUZZI, O. M. S.; SACOMANO, M. Economia e empreendedorismo étnico: balanço histórico da experiência paulista. Revista de Administração de Empresas, v. 47, n 2, abr./jun. 2007.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª Ed. Porto Alegre. Editora: Bookmam. 2001.

Referências documentais

AGITO SP. Chocolates Brasil Cacau lança campanha de natal com patrocínio no The Voice Brasil. 2017. Disponível em: https://edutakashi.wordpress.com/2017/12/04/chocolates-brasil-cacau-lanca-campanha-de-natal-com-patrocinio-no-the-voice-brasil/. Acesso em: 22 de outubro de 2021.

CAVALCANTE, G. De Sete Quedas para o The Voice Brasil: conheça o cantor e compositor Douglas Alessi. MIDIAMAX, 2017. Disponível em: http://www.midiamax.com.br/tv-novela/sete-quedas-mundo-conheca-douglas-alessi-entrou-voice-brasil-354986. Acesso em: 22 de outubro de 2021.

CORREIO BRASILIENSE. Participantes da sexta temporada do The voice falam sobre projetos futuros. 2017. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia /diversao-e-arte/2017/12/23/interna_diversao_arte,649541/vida-pos-the-voice.shtml. Acesso em: 22 de outubro de 2021.

LIBERAL. Dayane Felix fala sobre participação no ‘The Voice Brasil’. 2017. Disponível em: http://liberal.com.br/cultura/musica/dayane-felix-fala-sobre-participacao-no-the-voice-brasil-692249/. Acesso em: 22 de outubro de 2021.

LOPES, F. Por que nenhum vencedor do The Voice faz sucesso? Porque só o ibope importa. 2017. Disponível em: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/por-que-nenhum-vencedor-do-voice-faz-sucesso-porque-so-ibope-importa--18288. Acesso em: 22 de outubro de 2021.

PORTAL DO LITORAL PB. “Quero aproveitar todas as oportunidades”, diz Lucy Alves, após o The Voice Brasil; Confira. 2013. Disponível em: http://www.portaldolitoralpb. com.br/quero-aproveitar-todas-as-oportunidades-diz-lucy-alves-apos-o-the-voice-brasil-confira/. Acesso em: 22 de outubro de 2021.

PORTAL POPLINE. The Voice Brasil: detalhes da nova temporada e a dificuldade de emplacar um grande nome na música. 2017. Disponível em: http://portalpopline.com.br/ voice-brasil-detalhes-da-nova-temporada-e-dificuldade-de-emplacar-um-grande-nome-na-musica/. Acesso em: 22 de outubro de 2021.

REDE GLOBO. The Voice Brasil – Plano Comercial, 2017. Disponível em: http://negocios8. redeglobo.com.br/PDF/Projetos%20Comercial/2017/Nacionais/plano%20comercial%20THE%20VOICE%20BRASIL%202017%20sem%20pre%C3%A7o.pdf. Acesso em: 22 de outubro de 2021.

Published

10/05/2023

How to Cite

THE VOICE BRASIL: AN OPPORTUNITY FOR ARTISTS OR CULTURAL ENTREPRENEURS?. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453111. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3111