PLAYFULNESS AS PEDAGOGICAL PRACTICES IN CHILDHOOD EDUCATION, A CASE STUDY IN THE MUNICIPAL SCHOOL PROFª. MARIA EVAN DO CARMO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3251

Keywords:

world as well as in Brazil, the act of educating

Abstract

In the world, as in Brazil, the act of educating is not a recent and unfinished fact, education has been present in the lives of Brazilians since the colonial period with the arrival of the Portuguese Jesuit priests in 1824. In our process of education, the first imperial constitution, granted by D. Pedro II, contemplates important aspects for education. In the Vargas era, there is an apparent concern with illiteracy, already in the military period we witnessed a capitalist expansion and with it is implanted in Brazil the so-called technicist pedagogy. In 1988, the date of the last Brazilian constitution, an education for all was established. In the 90s, the great initiative in favor of an education was given by the bias of the Law of Guidelines and Bases (LDB) 9394/96, whose proposal is established by a greater participation and performance of educational management, financing and evaluation of educational programs, such as the Basic Education Evaluation System (Saeb) composed by the National Evaluation of Basic Education (Aneb), by the National Assessment of School Performance (Anresc), known as Prova Brasil, and by the National Literacy Assessment (Ana). The new National Curriculum Base is another educational advance. Since 1990, daycare centers have ceased to exercise a merely assistentialist function in favor of a more professionalized education with regard, more specifically, to Early Childhood Education, a true springboard for the integral formation of the citizen.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Katiane da Silva Lima Cavalcante

    UFC - Universidade Federal do Ceará.

     

  • Francisco Jose Filgueiras Russo

    Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade Maria Serrana – PY. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) na linha de pesquisa na área AMBIENTAL-ECOLÓGICA- Análise Geoambiental Integrada a Dinâmica das Paisagens Semiáridas e Litorâneas. Especializado em Metodologia do Ensino da Geografia pela Universidade Estadual do Ceará; Graduado Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Doutorado e do Mestrado pela  UNIVERSIDADE MARIA SERRANAPY (Paraguai) núcleo Fortaleza (disciplina de Técnicas e Praticas de Metodologia- Cientifica).

     

References

- ABREU, A; ALMEIDA, A; ROBERTO, A; OLIVEIRA, B; DACIO, I; MAIA, J; SANTOS, J; SILVA, J; FERREIRA, M; ASSIS, R; PEREIRA. S; VERAS, V. A ludicidade no desenvolvimento da criança: uma experiência de iniciação científica. Revista Margens interdisciplinar, v. 8, n.11, p. 1-16, 2014.

- ALTMAN, Raquel Zumbano. Brincando na História. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007

- ÁRIES, Philippe. História social da criança e da família. 6ed. São Paulo Guanabara Koojaus, 2001.

- BERNADETE, Lourdes; BISPO, Railda; SANTOS, Simone. A importância do ato de brincar. Disponível em:< www.faced.ufba.br/~ludus/trabalhos/2002. 1/impbrinc.doc.> Acesso em: 03/06/202

- BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

________Ministério da Educação. Manual de Orientação Pedagógica Módulo I. Brincadeiras e Interações nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Mec/SEB, Brasília, 2012.

- CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Práxis pedagógica: um desafio cotidiano. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/2374>. Acesso em: 10 set. 2022.

- CANDA, Cilene Nascimento. Aprender e brincar é só começar. In: PORTO, Bernadete de Souza (Org.). Educação e ludicidade. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Gepel, 2004. p. 123-140.

- CAVALCANTI, A. S. Currículo e diversidade cultural: uma abordagem a partir do ensino religioso nas escolas públicas. Fundamento – Revista de Pesquisa em Filosofia. Vol. 1, nº 3, 172-186, 2011.

- EYNG, A. Projeto pedagógico: construção coletiva da identidade da escola, um desafio permanente. Revista Educação em Movimento, Curitiba. V. 1 – n.1 p. 25-32. jan/abril 2002.

- FREITAS, Luiz Carlos de et al. Dialética da inclusão e da exclusão: por uma qualidade negociada e emancipadora nas escolas. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claúdia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima (Org.). Escola viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. São Paulo: Mercado de Letras, 2004, p. 61-88.~

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

- KISHIMOTO. Tizuko Morchida. O jogo e educação infantil. São Paulo: Cengage Leauring, 1999

________ T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

- KUHLMANN JR., M., (1998). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação.

- HARGREAVES A. Changing teachers, changing time: Teacher work and culture in the postmodern age. New York: Teachers College, 1994.

-HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

- LOPES, Eliane Marta Teixeira & GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. 1ª ed. RJ: DP&A, 2001. 115p.

- LIMA, E. S. Currículo e desenvolvimento humano. In: BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Indagações sobre o currículo do ensino fundamental. 2007.

- MALUF, Angela Cristina Munhoz. Educação Infantil: Práticas inovadoras e Desafiantes, Petropolis, Rj : Vozes, 2022;

- MONTENEGRO, T. O cuidado e a formação moral na Educação Infantil. São Paulo: Educ/Fapesp/2001

- NASCIMENTO, E. C. Machado do. Processo Histórico Da Educação Infantil No Brasil: Educação Ou Assistência? In: XII Congresso Nacional de Educação – Educere. Curitiba: 2015. P. 439 - 455. Disponível em: http://educere.bruc. com.br/arquivo/pdf2015/17479_9077.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

- NÉRICI, Imideo G.. Didática geral dinâmica. 9.ed. São Paulo: Atlas, 1983.

- OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002

- PACHECO, M. M. D. R. Currículo, interdisciplinaridade e organização dos processos de ensino. Fundação Hermínio Ometto / Uniararas, 2007.

- PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. In: Revista HISTEDBR On-line. Campinas, SP, n.33, p.78-95, 2009. Disponível em: Acesso em: 14 abr. 2018

- PIAGET, J. A construção do real na criança. 3ª ed. 5ª reimpressão. São Paulo: Ática 2003.

- PILETTI, N. Sociologia da Educação. São Paulo: Ática, 2004.

- ROLDÃO, M. C. Gestão escolar: fundamentos e práticas. ME-DBE, 199

- SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da F. Rosa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

- SANTOS, Marli dos Santos (org). O lúdico na formação de educador. Petrópolis, Rio de Janeiro, 2007.

- SANTOS, M. O. V. A identidade da profissional de educação infantil. In: GUIMARÃES, C. M. (Org.). Perspectivas para educação infantil. Araraquara: Junqueria & Marin, 2005. p. 87-101.

- SAVIANI, N. Currículo e trabalho pedagógico: prescrições políticas, prática negociada. 2008ª

- SAVIANE, Demerval. A Educação no Período Colonial. São Paulo: Editora: Terra Livre, 2010.

- SCHIMIDT, E. S. Currículo: uma abordagem conceitual e histórica. Publ. UEPG. Hum., Ci. Soc. Apl., Letras e Artes. Ponta Grossa. Vol. 11, nº. 1, pp. 59-69, 200.

- SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Trad. João Carlos Todorov e Rodolfo Azzi. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2000.

-SOUZA, M. E. P. Família/Escola: a importância dessa relação no desenvolvimento escolar. 2009. 25 f. Artigo (Programa de Desenvolvimento Educacional) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Santo Antônio da Platina, PR, 2009. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2015.

- SZYMANSKI, Maria Lídia Sica; PEREIRA JUNIOR, Antonio Alexandre. Orgs.: Diagnóstico e intervenção psicopedagógica: reflexões sobre relatos de experiências. Cascavel: Edunioeste, 2006

-TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 5.ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968. Disponível em Acesso em: 10 jun. 2008.

- WERLE, F. C. O. Práticas de gestão e feminização do magistério. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, 2005. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/cp/a/ry6Fzg8Qxt7ZCHtFTtk7Hkj/abstract/?lang=pt > . Acesso em: 2022.

-VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e telemática. Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Braga: Porto Editora, p. 53-64, 2002.

- YGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

- ABREU, A; ALMEIDA, A; ROBERTO, A; OLIVEIRA, B; DACIO, I; MAIA, J; SANTOS, J; SILVA, J; FERREIRA, M; ASSIS, R; PEREIRA. S; VERAS, V. A ludicidade no desenvolvimento da criança: uma experiência de iniciação científica. Revista Margens interdisciplinar, v. 8, n.11, p. 1-16, 2014.

- ALTMAN, Raquel Zumbano. Brincando na História. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007

- ÁRIES, Philippe. História social da criança e da família. 6ed. São Paulo Guanabara Koojaus, 2001.

- BERNADETE, Lourdes; BISPO, Railda; SANTOS, Simone. A importância do ato de brincar. Disponível em:< www.faced.ufba.br/~ludus/trabalhos/2002. 1/impbrinc.doc.> Acesso em: 03/06/202

- BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

________Ministério da Educação. Manual de Orientação Pedagógica Módulo I. Brincadeiras e Interações nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Mec/SEB, Brasília, 2012.

- CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Práxis pedagógica: um desafio cotidiano. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/2374>. Acesso em: 10 set. 2022.

- CANDA, Cilene Nascimento. Aprender e brincar é só começar. In: PORTO, Bernadete de Souza (Org.). Educação e ludicidade. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Gepel, 2004. p. 123-140.

- CAVALCANTI, A. S. Currículo e diversidade cultural: uma abordagem a partir do ensino religioso nas escolas públicas. Fundamento – Revista de Pesquisa em Filosofia. Vol. 1, nº 3, 172-186, 2011.

- EYNG, A. Projeto pedagógico: construção coletiva da identidade da escola, um desafio permanente. Revista Educação em Movimento, Curitiba. V. 1 – n.1 p. 25-32. jan/abril 2002.

- FREITAS, Luiz Carlos de et al. Dialética da inclusão e da exclusão: por uma qualidade negociada e emancipadora nas escolas. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claúdia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima (Org.). Escola viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. São Paulo: Mercado de Letras, 2004, p. 61-88.~

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

- KISHIMOTO. Tizuko Morchida. O jogo e educação infantil. São Paulo: Cengage Leauring, 1999

________ T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

- KUHLMANN JR., M., (1998). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação.

- HARGREAVES A. Changing teachers, changing time: Teacher work and culture in the postmodern age. New York: Teachers College, 1994.

-HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

- LOPES, Eliane Marta Teixeira & GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. 1ª ed. RJ: DP&A, 2001. 115p.

- LIMA, E. S. Currículo e desenvolvimento humano. In: BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Indagações sobre o currículo do ensino fundamental. 2007.

- MALUF, Angela Cristina Munhoz. Educação Infantil: Práticas inovadoras e Desafiantes, Petropolis, Rj : Vozes, 2022;

- MONTENEGRO, T. O cuidado e a formação moral na Educação Infantil. São Paulo: Educ/Fapesp/2001

- NASCIMENTO, E. C. Machado do. Processo Histórico Da Educação Infantil No Brasil: Educação Ou Assistência? In: XII Congresso Nacional de Educação – Educere. Curitiba: 2015. P. 439 - 455. Disponível em: http://educere.bruc. com.br/arquivo/pdf2015/17479_9077.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

- NÉRICI, Imideo G.. Didática geral dinâmica. 9.ed. São Paulo: Atlas, 1983.

- OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002

- PACHECO, M. M. D. R. Currículo, interdisciplinaridade e organização dos processos de ensino. Fundação Hermínio Ometto / Uniararas, 2007.

- PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. In: Revista HISTEDBR On-line. Campinas, SP, n.33, p.78-95, 2009. Disponível em: Acesso em: 14 abr. 2018

- PIAGET, J. A construção do real na criança. 3ª ed. 5ª reimpressão. São Paulo: Ática 2003.

- PILETTI, N. Sociologia da Educação. São Paulo: Ática, 2004.

- ROLDÃO, M. C. Gestão escolar: fundamentos e práticas. ME-DBE, 199

- SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da F. Rosa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

- SANTOS, Marli dos Santos (org). O lúdico na formação de educador. Petrópolis, Rio de Janeiro, 2007.

- SANTOS, M. O. V. A identidade da profissional de educação infantil. In: GUIMARÃES, C. M. (Org.). Perspectivas para educação infantil. Araraquara: Junqueria & Marin, 2005. p. 87-101.

- SAVIANI, N. Currículo e trabalho pedagógico: prescrições políticas, prática negociada. 2008ª

- SAVIANE, Demerval. A Educação no Período Colonial. São Paulo: Editora: Terra Livre, 2010.

- SCHIMIDT, E. S. Currículo: uma abordagem conceitual e histórica. Publ. UEPG. Hum., Ci. Soc. Apl., Letras e Artes. Ponta Grossa. Vol. 11, nº. 1, pp. 59-69, 200.

- SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Trad. João Carlos Todorov e Rodolfo Azzi. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2000.

-SOUZA, M. E. P. Família/Escola: a importância dessa relação no desenvolvimento escolar. 2009. 25 f. Artigo (Programa de Desenvolvimento Educacional) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Santo Antônio da Platina, PR, 2009. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2015.

- SZYMANSKI, Maria Lídia Sica; PEREIRA JUNIOR, Antonio Alexandre. Orgs.: Diagnóstico e intervenção psicopedagógica: reflexões sobre relatos de experiências. Cascavel: Edunioeste, 2006

-TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 5.ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968. Disponível em Acesso em: 10 jun. 2008.

- WERLE, F. C. O. Práticas de gestão e feminização do magistério. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, 2005. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/cp/a/ry6Fzg8Qxt7ZCHtFTtk7Hkj/abstract/?lang=pt > . Acesso em: 2022.

-VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e telemática. Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Braga: Porto Editora, p. 53-64, 2002.

- YGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

- ABREU, A; ALMEIDA, A; ROBERTO, A; OLIVEIRA, B; DACIO, I; MAIA, J; SANTOS, J; SILVA, J; FERREIRA, M; ASSIS, R; PEREIRA. S; VERAS, V. A ludicidade no desenvolvimento da criança: uma experiência de iniciação científica. Revista Margens interdisciplinar, v. 8, n.11, p. 1-16, 2014.

- ALTMAN, Raquel Zumbano. Brincando na História. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007

- ÁRIES, Philippe. História social da criança e da família. 6ed. São Paulo Guanabara Koojaus, 2001.

- BERNADETE, Lourdes; BISPO, Railda; SANTOS, Simone. A importância do ato de brincar. Disponível em:< www.faced.ufba.br/~ludus/trabalhos/2002. 1/impbrinc.doc.> Acesso em: 03/06/202

- BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

________Ministério da Educação. Manual de Orientação Pedagógica Módulo I. Brincadeiras e Interações nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Mec/SEB, Brasília, 2012.

- CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Práxis pedagógica: um desafio cotidiano. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/2374>. Acesso em: 10 set. 2022.

- CANDA, Cilene Nascimento. Aprender e brincar é só começar. In: PORTO, Bernadete de Souza (Org.). Educação e ludicidade. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Gepel, 2004. p. 123-140.

- CAVALCANTI, A. S. Currículo e diversidade cultural: uma abordagem a partir do ensino religioso nas escolas públicas. Fundamento – Revista de Pesquisa em Filosofia. Vol. 1, nº 3, 172-186, 2011.

- EYNG, A. Projeto pedagógico: construção coletiva da identidade da escola, um desafio permanente. Revista Educação em Movimento, Curitiba. V. 1 – n.1 p. 25-32. jan/abril 2002.

- FREITAS, Luiz Carlos de et al. Dialética da inclusão e da exclusão: por uma qualidade negociada e emancipadora nas escolas. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claúdia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima (Org.). Escola viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. São Paulo: Mercado de Letras, 2004, p. 61-88.~

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

- KISHIMOTO. Tizuko Morchida. O jogo e educação infantil. São Paulo: Cengage Leauring, 1999

________ T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

- KUHLMANN JR., M., (1998). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação.

- HARGREAVES A. Changing teachers, changing time: Teacher work and culture in the postmodern age. New York: Teachers College, 1994.

-HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

- LOPES, Eliane Marta Teixeira & GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. 1ª ed. RJ: DP&A, 2001. 115p.

- LIMA, E. S. Currículo e desenvolvimento humano. In: BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Indagações sobre o currículo do ensino fundamental. 2007.

- MALUF, Angela Cristina Munhoz. Educação Infantil: Práticas inovadoras e Desafiantes, Petropolis, Rj : Vozes, 2022;

- MONTENEGRO, T. O cuidado e a formação moral na Educação Infantil. São Paulo: Educ/Fapesp/2001

- NASCIMENTO, E. C. Machado do. Processo Histórico Da Educação Infantil No Brasil: Educação Ou Assistência? In: XII Congresso Nacional de Educação – Educere. Curitiba: 2015. P. 439 - 455. Disponível em: http://educere.bruc. com.br/arquivo/pdf2015/17479_9077.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

- NÉRICI, Imideo G.. Didática geral dinâmica. 9.ed. São Paulo: Atlas, 1983.

- OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002

- PACHECO, M. M. D. R. Currículo, interdisciplinaridade e organização dos processos de ensino. Fundação Hermínio Ometto / Uniararas, 2007.

- PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. In: Revista HISTEDBR On-line. Campinas, SP, n.33, p.78-95, 2009. Disponível em: Acesso em: 14 abr. 2018

- PIAGET, J. A construção do real na criança. 3ª ed. 5ª reimpressão. São Paulo: Ática 2003.

- PILETTI, N. Sociologia da Educação. São Paulo: Ática, 2004.

- ROLDÃO, M. C. Gestão escolar: fundamentos e práticas. ME-DBE, 199

- SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da F. Rosa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

- SANTOS, Marli dos Santos (org). O lúdico na formação de educador. Petrópolis, Rio de Janeiro, 2007.

- SANTOS, M. O. V. A identidade da profissional de educação infantil. In: GUIMARÃES, C. M. (Org.). Perspectivas para educação infantil. Araraquara: Junqueria & Marin, 2005. p. 87-101.

- SAVIANI, N. Currículo e trabalho pedagógico: prescrições políticas, prática negociada. 2008ª

- SAVIANE, Demerval. A Educação no Período Colonial. São Paulo: Editora: Terra Livre, 2010.

- SCHIMIDT, E. S. Currículo: uma abordagem conceitual e histórica. Publ. UEPG. Hum., Ci. Soc. Apl., Letras e Artes. Ponta Grossa. Vol. 11, nº. 1, pp. 59-69, 200.

- SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Trad. João Carlos Todorov e Rodolfo Azzi. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2000.

-SOUZA, M. E. P. Família/Escola: a importância dessa relação no desenvolvimento escolar. 2009. 25 f. Artigo (Programa de Desenvolvimento Educacional) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Santo Antônio da Platina, PR, 2009. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2015.

- SZYMANSKI, Maria Lídia Sica; PEREIRA JUNIOR, Antonio Alexandre. Orgs.: Diagnóstico e intervenção psicopedagógica: reflexões sobre relatos de experiências. Cascavel: Edunioeste, 2006

-TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 5.ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968. Disponível em Acesso em: 10 jun. 2008.

- WERLE, F. C. O. Práticas de gestão e feminização do magistério. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, 2005. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/cp/a/ry6Fzg8Qxt7ZCHtFTtk7Hkj/abstract/?lang=pt > . Acesso em: 2022.

-VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e telemática. Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Braga: Porto Editora, p. 53-64, 2002.

- YGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

- ABREU, A; ALMEIDA, A; ROBERTO, A; OLIVEIRA, B; DACIO, I; MAIA, J; SANTOS, J; SILVA, J; FERREIRA, M; ASSIS, R; PEREIRA. S; VERAS, V. A ludicidade no desenvolvimento da criança: uma experiência de iniciação científica. Revista Margens interdisciplinar, v. 8, n.11, p. 1-16, 2014.

- ALTMAN, Raquel Zumbano. Brincando na História. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007

- ÁRIES, Philippe. História social da criança e da família. 6ed. São Paulo Guanabara Koojaus, 2001.

- BERNADETE, Lourdes; BISPO, Railda; SANTOS, Simone. A importância do ato de brincar. Disponível em:< www.faced.ufba.br/~ludus/trabalhos/2002. 1/impbrinc.doc.> Acesso em: 03/06/202

- BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

________Ministério da Educação. Manual de Orientação Pedagógica Módulo I. Brincadeiras e Interações nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Mec/SEB, Brasília, 2012.

- CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Práxis pedagógica: um desafio cotidiano. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/2374>. Acesso em: 10 set. 2022.

- CANDA, Cilene Nascimento. Aprender e brincar é só começar. In: PORTO, Bernadete de Souza (Org.). Educação e ludicidade. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Gepel, 2004. p. 123-140.

- CAVALCANTI, A. S. Currículo e diversidade cultural: uma abordagem a partir do ensino religioso nas escolas públicas. Fundamento – Revista de Pesquisa em Filosofia. Vol. 1, nº 3, 172-186, 2011.

- EYNG, A. Projeto pedagógico: construção coletiva da identidade da escola, um desafio permanente. Revista Educação em Movimento, Curitiba. V. 1 – n.1 p. 25-32. jan/abril 2002.

- FREITAS, Luiz Carlos de et al. Dialética da inclusão e da exclusão: por uma qualidade negociada e emancipadora nas escolas. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claúdia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima (Org.). Escola viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. São Paulo: Mercado de Letras, 2004, p. 61-88.~

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

- KISHIMOTO. Tizuko Morchida. O jogo e educação infantil. São Paulo: Cengage Leauring, 1999

________ T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

- KUHLMANN JR., M., (1998). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação.

- HARGREAVES A. Changing teachers, changing time: Teacher work and culture in the postmodern age. New York: Teachers College, 1994.

-HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

- LOPES, Eliane Marta Teixeira & GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. 1ª ed. RJ: DP&A, 2001. 115p.

- LIMA, E. S. Currículo e desenvolvimento humano. In: BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Indagações sobre o currículo do ensino fundamental. 2007.

- MALUF, Angela Cristina Munhoz. Educação Infantil: Práticas inovadoras e Desafiantes, Petropolis, Rj : Vozes, 2022;

- MONTENEGRO, T. O cuidado e a formação moral na Educação Infantil. São Paulo: Educ/Fapesp/2001

- NASCIMENTO, E. C. Machado do. Processo Histórico Da Educação Infantil No Brasil: Educação Ou Assistência? In: XII Congresso Nacional de Educação – Educere. Curitiba: 2015. P. 439 - 455. Disponível em: http://educere.bruc. com.br/arquivo/pdf2015/17479_9077.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

- NÉRICI, Imideo G.. Didática geral dinâmica. 9.ed. São Paulo: Atlas, 1983.

- OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002

- PACHECO, M. M. D. R. Currículo, interdisciplinaridade e organização dos processos de ensino. Fundação Hermínio Ometto / Uniararas, 2007.

- PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. In: Revista HISTEDBR On-line. Campinas, SP, n.33, p.78-95, 2009. Disponível em: Acesso em: 14 abr. 2018

- PIAGET, J. A construção do real na criança. 3ª ed. 5ª reimpressão. São Paulo: Ática 2003.

- PILETTI, N. Sociologia da Educação. São Paulo: Ática, 2004.

- ROLDÃO, M. C. Gestão escolar: fundamentos e práticas. ME-DBE, 199

- SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da F. Rosa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

- SANTOS, Marli dos Santos (org). O lúdico na formação de educador. Petrópolis, Rio de Janeiro, 2007.

- SANTOS, M. O. V. A identidade da profissional de educação infantil. In: GUIMARÃES, C. M. (Org.). Perspectivas para educação infantil. Araraquara: Junqueria & Marin, 2005. p. 87-101.

- SAVIANI, N. Currículo e trabalho pedagógico: prescrições políticas, prática negociada. 2008ª

- SAVIANE, Demerval. A Educação no Período Colonial. São Paulo: Editora: Terra Livre, 2010.

- SCHIMIDT, E. S. Currículo: uma abordagem conceitual e histórica. Publ. UEPG. Hum., Ci. Soc. Apl., Letras e Artes. Ponta Grossa. Vol. 11, nº. 1, pp. 59-69, 200.

- SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Trad. João Carlos Todorov e Rodolfo Azzi. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2000.

-SOUZA, M. E. P. Família/Escola: a importância dessa relação no desenvolvimento escolar. 2009. 25 f. Artigo (Programa de Desenvolvimento Educacional) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Santo Antônio da Platina, PR, 2009. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2015.

- SZYMANSKI, Maria Lídia Sica; PEREIRA JUNIOR, Antonio Alexandre. Orgs.: Diagnóstico e intervenção psicopedagógica: reflexões sobre relatos de experiências. Cascavel: Edunioeste, 2006

-TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 5.ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968. Disponível em Acesso em: 10 jun. 2008.

- WERLE, F. C. O. Práticas de gestão e feminização do magistério. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, 2005. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/cp/a/ry6Fzg8Qxt7ZCHtFTtk7Hkj/abstract/?lang=pt > . Acesso em: 2022.

-VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e telemática. Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Braga: Porto Editora, p. 53-64, 2002.

- YGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

- ABREU, A; ALMEIDA, A; ROBERTO, A; OLIVEIRA, B; DACIO, I; MAIA, J; SANTOS, J; SILVA, J; FERREIRA, M; ASSIS, R; PEREIRA. S; VERAS, V. A ludicidade no desenvolvimento da criança: uma experiência de iniciação científica. Revista Margens interdisciplinar, v. 8, n.11, p. 1-16, 2014.

- ALTMAN, Raquel Zumbano. Brincando na História. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007

- ÁRIES, Philippe. História social da criança e da família. 6ed. São Paulo Guanabara Koojaus, 2001.

- BERNADETE, Lourdes; BISPO, Railda; SANTOS, Simone. A importância do ato de brincar. Disponível em:< www.faced.ufba.br/~ludus/trabalhos/2002. 1/impbrinc.doc.> Acesso em: 03/06/202

- BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

________Ministério da Educação. Manual de Orientação Pedagógica Módulo I. Brincadeiras e Interações nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Mec/SEB, Brasília, 2012.

- CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Práxis pedagógica: um desafio cotidiano. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/2374>. Acesso em: 10 set. 2022.

- CANDA, Cilene Nascimento. Aprender e brincar é só começar. In: PORTO, Bernadete de Souza (Org.). Educação e ludicidade. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Gepel, 2004. p. 123-140.

- CAVALCANTI, A. S. Currículo e diversidade cultural: uma abordagem a partir do ensino religioso nas escolas públicas. Fundamento – Revista de Pesquisa em Filosofia. Vol. 1, nº 3, 172-186, 2011.

- EYNG, A. Projeto pedagógico: construção coletiva da identidade da escola, um desafio permanente. Revista Educação em Movimento, Curitiba. V. 1 – n.1 p. 25-32. jan/abril 2002.

- FREITAS, Luiz Carlos de et al. Dialética da inclusão e da exclusão: por uma qualidade negociada e emancipadora nas escolas. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claúdia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima (Org.). Escola viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. São Paulo: Mercado de Letras, 2004, p. 61-88.~

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

- KISHIMOTO. Tizuko Morchida. O jogo e educação infantil. São Paulo: Cengage Leauring, 1999

________ T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

- KUHLMANN JR., M., (1998). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação.

- HARGREAVES A. Changing teachers, changing time: Teacher work and culture in the postmodern age. New York: Teachers College, 1994.

-HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

- LOPES, Eliane Marta Teixeira & GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. 1ª ed. RJ: DP&A, 2001. 115p.

- LIMA, E. S. Currículo e desenvolvimento humano. In: BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Indagações sobre o currículo do ensino fundamental. 2007.

- MALUF, Angela Cristina Munhoz. Educação Infantil: Práticas inovadoras e Desafiantes, Petropolis, Rj : Vozes, 2022;

- MONTENEGRO, T. O cuidado e a formação moral na Educação Infantil. São Paulo: Educ/Fapesp/2001

- NASCIMENTO, E. C. Machado do. Processo Histórico Da Educação Infantil No Brasil: Educação Ou Assistência? In: XII Congresso Nacional de Educação – Educere. Curitiba: 2015. P. 439 - 455. Disponível em: http://educere.bruc. com.br/arquivo/pdf2015/17479_9077.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

- NÉRICI, Imideo G.. Didática geral dinâmica. 9.ed. São Paulo: Atlas, 1983.

- OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002

- PACHECO, M. M. D. R. Currículo, interdisciplinaridade e organização dos processos de ensino. Fundação Hermínio Ometto / Uniararas, 2007.

- PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. In: Revista HISTEDBR On-line. Campinas, SP, n.33, p.78-95, 2009. Disponível em: Acesso em: 14 abr. 2018

- PIAGET, J. A construção do real na criança. 3ª ed. 5ª reimpressão. São Paulo: Ática 2003.

- PILETTI, N. Sociologia da Educação. São Paulo: Ática, 2004.

- ROLDÃO, M. C. Gestão escolar: fundamentos e práticas. ME-DBE, 199

- SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da F. Rosa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

- SANTOS, Marli dos Santos (org). O lúdico na formação de educador. Petrópolis, Rio de Janeiro, 2007.

- SANTOS, M. O. V. A identidade da profissional de educação infantil. In: GUIMARÃES, C. M. (Org.). Perspectivas para educação infantil. Araraquara: Junqueria & Marin, 2005. p. 87-101.

- SAVIANI, N. Currículo e trabalho pedagógico: prescrições políticas, prática negociada. 2008ª

- SAVIANE, Demerval. A Educação no Período Colonial. São Paulo: Editora: Terra Livre, 2010.

- SCHIMIDT, E. S. Currículo: uma abordagem conceitual e histórica. Publ. UEPG. Hum., Ci. Soc. Apl., Letras e Artes. Ponta Grossa. Vol. 11, nº. 1, pp. 59-69, 200.

- SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Trad. João Carlos Todorov e Rodolfo Azzi. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2000.

-SOUZA, M. E. P. Família/Escola: a importância dessa relação no desenvolvimento escolar. 2009. 25 f. Artigo (Programa de Desenvolvimento Educacional) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Santo Antônio da Platina, PR, 2009. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2015.

- SZYMANSKI, Maria Lídia Sica; PEREIRA JUNIOR, Antonio Alexandre. Orgs.: Diagnóstico e intervenção psicopedagógica: reflexões sobre relatos de experiências. Cascavel: Edunioeste, 2006

-TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 5.ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968. Disponível em Acesso em: 10 jun. 2008.

- WERLE, F. C. O. Práticas de gestão e feminização do magistério. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, 2005. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/cp/a/ry6Fzg8Qxt7ZCHtFTtk7Hkj/abstract/?lang=pt > . Acesso em: 2022.

-VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e telemática. Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Braga: Porto Editora, p. 53-64, 2002.

- YGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

- ABREU, A; ALMEIDA, A; ROBERTO, A; OLIVEIRA, B; DACIO, I; MAIA, J; SANTOS, J; SILVA, J; FERREIRA, M; ASSIS, R; PEREIRA. S; VERAS, V. A ludicidade no desenvolvimento da criança: uma experiência de iniciação científica. Revista Margens interdisciplinar, v. 8, n.11, p. 1-16, 2014.

- ALTMAN, Raquel Zumbano. Brincando na História. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007

- ÁRIES, Philippe. História social da criança e da família. 6ed. São Paulo Guanabara Koojaus, 2001.

- BERNADETE, Lourdes; BISPO, Railda; SANTOS, Simone. A importância do ato de brincar. Disponível em:< www.faced.ufba.br/~ludus/trabalhos/2002. 1/impbrinc.doc.> Acesso em: 03/06/202

- BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

________Ministério da Educação. Manual de Orientação Pedagógica Módulo I. Brincadeiras e Interações nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Mec/SEB, Brasília, 2012.

- CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Práxis pedagógica: um desafio cotidiano. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/2374>. Acesso em: 10 set. 2022.

- CANDA, Cilene Nascimento. Aprender e brincar é só começar. In: PORTO, Bernadete de Souza (Org.). Educação e ludicidade. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Gepel, 2004. p. 123-140.

- CAVALCANTI, A. S. Currículo e diversidade cultural: uma abordagem a partir do ensino religioso nas escolas públicas. Fundamento – Revista de Pesquisa em Filosofia. Vol. 1, nº 3, 172-186, 2011.

- EYNG, A. Projeto pedagógico: construção coletiva da identidade da escola, um desafio permanente. Revista Educação em Movimento, Curitiba. V. 1 – n.1 p. 25-32. jan/abril 2002.

- FREITAS, Luiz Carlos de et al. Dialética da inclusão e da exclusão: por uma qualidade negociada e emancipadora nas escolas. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claúdia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima (Org.). Escola viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. São Paulo: Mercado de Letras, 2004, p. 61-88.~

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

- KISHIMOTO. Tizuko Morchida. O jogo e educação infantil. São Paulo: Cengage Leauring, 1999

________ T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

- KUHLMANN JR., M., (1998). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação.

- HARGREAVES A. Changing teachers, changing time: Teacher work and culture in the postmodern age. New York: Teachers College, 1994.

-HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

- LOPES, Eliane Marta Teixeira & GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. 1ª ed. RJ: DP&A, 2001. 115p.

- LIMA, E. S. Currículo e desenvolvimento humano. In: BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Indagações sobre o currículo do ensino fundamental. 2007.

- MALUF, Angela Cristina Munhoz. Educação Infantil: Práticas inovadoras e Desafiantes, Petropolis, Rj : Vozes, 2022;

- MONTENEGRO, T. O cuidado e a formação moral na Educação Infantil. São Paulo: Educ/Fapesp/2001

- NASCIMENTO, E. C. Machado do. Processo Histórico Da Educação Infantil No Brasil: Educação Ou Assistência? In: XII Congresso Nacional de Educação – Educere. Curitiba: 2015. P. 439 - 455. Disponível em: http://educere.bruc. com.br/arquivo/pdf2015/17479_9077.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

- NÉRICI, Imideo G.. Didática geral dinâmica. 9.ed. São Paulo: Atlas, 1983.

- OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002

- PACHECO, M. M. D. R. Currículo, interdisciplinaridade e organização dos processos de ensino. Fundação Hermínio Ometto / Uniararas, 2007.

- PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. In: Revista HISTEDBR On-line. Campinas, SP, n.33, p.78-95, 2009. Disponível em: Acesso em: 14 abr. 2018

- PIAGET, J. A construção do real na criança. 3ª ed. 5ª reimpressão. São Paulo: Ática 2003.

- PILETTI, N. Sociologia da Educação. São Paulo: Ática, 2004.

- ROLDÃO, M. C. Gestão escolar: fundamentos e práticas. ME-DBE, 199

- SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da F. Rosa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

- SANTOS, Marli dos Santos (org). O lúdico na formação de educador. Petrópolis, Rio de Janeiro, 2007.

- SANTOS, M. O. V. A identidade da profissional de educação infantil. In: GUIMARÃES, C. M. (Org.). Perspectivas para educação infantil. Araraquara: Junqueria & Marin, 2005. p. 87-101.

- SAVIANI, N. Currículo e trabalho pedagógico: prescrições políticas, prática negociada. 2008ª

- SAVIANE, Demerval. A Educação no Período Colonial. São Paulo: Editora: Terra Livre, 2010.

- SCHIMIDT, E. S. Currículo: uma abordagem conceitual e histórica. Publ. UEPG. Hum., Ci. Soc. Apl., Letras e Artes. Ponta Grossa. Vol. 11, nº. 1, pp. 59-69, 200.

- SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Trad. João Carlos Todorov e Rodolfo Azzi. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2000.

-SOUZA, M. E. P. Família/Escola: a importância dessa relação no desenvolvimento escolar. 2009. 25 f. Artigo (Programa de Desenvolvimento Educacional) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Santo Antônio da Platina, PR, 2009. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2015.

- SZYMANSKI, Maria Lídia Sica; PEREIRA JUNIOR, Antonio Alexandre. Orgs.: Diagnóstico e intervenção psicopedagógica: reflexões sobre relatos de experiências. Cascavel: Edunioeste, 2006

-TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 5.ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968. Disponível em Acesso em: 10 jun. 2008.

- WERLE, F. C. O. Práticas de gestão e feminização do magistério. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, 2005. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/cp/a/ry6Fzg8Qxt7ZCHtFTtk7Hkj/abstract/?lang=pt > . Acesso em: 2022.

-VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e telemática. Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Braga: Porto Editora, p. 53-64, 2002.

- YGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Published

09/06/2023

How to Cite

PLAYFULNESS AS PEDAGOGICAL PRACTICES IN CHILDHOOD EDUCATION, A CASE STUDY IN THE MUNICIPAL SCHOOL PROFª. MARIA EVAN DO CARMO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463251. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3251