ORIENTA + COVID” SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO NA REGIÃO DO XINGU-PA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.835

Keywords:

VoIP, COVID-19, Telessaúde, Pandemia, Educação em saúde, Telemedicina

Abstract

Em todo o mundo, foram desenvolvidas diretrizes que indicam a adoção de medidas que possam orientar e auxiliar a população em tempos de pandemia. Nesse sentido, diversos municípios têm incorporado a prática de centrais de atendimento em saúde com especialistas qualificados para prestar informações corretas sobre a doença, criando canais remotos para realização de ligações como telefones, videochamadas e aplicativos que não exigem aglomeração de pessoas nas unidades de saúde. O objetivo do trabalho foi descrever a experiência do serviço de teleatendimento “Orienta+COVID”, instalado na região do Xingu-PA, Brasil. O estudo foi realizado na região do Xingu, Pará, Brasil. Foram coletados os relatos dos atendentes participantes do projeto, bem como analisado o relatório de registro dos atendimentos, ocorridos no período de 25 de maio a 30 de junho de 2020. Foram realizados 1210 atendimentos no período analisado, por meio de 60 atendentes que se revezavam em plantões. Durante a teleorientação, os profissionais de saúde coletaram os dados dos pacientes, suas queixas e dúvidas para determinar, através da classificação dos sintomas, quais seriam as orientações a serem passadas. O teleatendimento realizado pelos profissionais de saúde durante o projeto foi essencial para sanar as dúvidas dos pacientes, no sentido de orientá-los sobre como proceder em casos suspeitos ou confirmados da COVID-19 e assim contribuir para a redução da procura por serviços de urgência e emergência.

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Published

21/11/2021

How to Cite

ORIENTA + COVID” SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO NA REGIÃO DO XINGU-PA. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(10), e210835. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.835