BUSINESS RELATIONS AND INVESTMENTS IN BRAZIL: CONSIDERATIONS ABOUT PORT OPERATIONS DURING AND POST-PANDEMIC
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1279Keywords:
International Trade, Port Operations, Covid-19Abstract
This article has the general objective of researching commercial relations and investments in port operations during and post-pandemic in Brazil. Specifically, we sought to present trade relations and investments in Brazilian port infrastructure; analyze the situation of the port sector in times of a pandemic; and investigate the challenges for the port sector after the pandemic and its investments. Regarding the methodology, a qualitative, descriptive and exploratory approach was adopted. Therefore, a bibliographic review study was carried out. It was concluded that the Covid-19 pandemic has been causing damage to supply chains since March 2020, providing learning about risk management for companies and about the importance of the role of the State and the important role of the port sector in the face of recovery. post-pandemic economy. Maritime transport and ports are decisive in the recovery of the global economy in the post-pandemic period, but they will only achieve this goal if they are efficient and, for that, they will have to continue investing in infrastructure, transport and technology. The tendency is for the Brazilian port sector to be privatized. Recent bids can generate investments of over 305 million dollars, strengthening operational capacity and port connectivity. positive Brazilian trade and the projection of Brazil as a prominent power in the port sector.
Downloads
References
AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES - ANTAQ. Anuário Estatístico de Transportes 2010 – 2017. Brasília: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, 2018.
_____. O desempenho portuário nacional frente à pandemia da Covid-19. Brasília: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, 2020.
_____. Resolução normativa nº 7, de 31 de maio de 2016. Brasília: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, 2016.
ASIA SHIPPING. Transporte marítimo: benefícios, tipos de cargas, portos e tudo o que você precisa saber. 2021. Disponível em: https://www.asiashipping.co/blog/transporte-maritimo-beneficios-tipos-de-cargas-portos-e-tudo-o-que-voce-precisa-saber. Acesso em: 5 abr. 2022.
BERGER, A.; BERGER, F. R. Portos e terminais marítimos do Brasil. Joinville: Bela Catarina, 2006.
BOHRER, C. G.; OBREGÓN, M. F. Q. A precariedade da infraestrutura portuária pública brasileira sob o prisma da lei 12.815/2013 e seus reflexos na economia nacional. Derecho y Cambio Social, p. 1-39, out., 2016. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/ viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fwww.derechoycambiosocial.com%2Frevista046%2FA_PRECARIEDADE_DA_INFRAESTRUTURA_PORTUARIA.pdf&clen=476214&chunk=true. Acesso em: 13 Fev. 2022.
BRASIL. Congresso Nacional. Medida Provisória n° 945, de 2020: Medidas temporárias em resposta à pandemia decorrente da covid-19 no setor portuário e cessão de pátios sob administração militar. Brasília: Congresso Nacional, 2020. Disponível em: https://www.congresso nacional.leg.br/materias/medidas-provi sorias/-/ mpv/141417. Acesso em: 06 de junho de 2021.
_____.Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 1993. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/cci-vil_03/leis/l8666 cons.htm. Acesso em: 06 de junho de 2021.
_____. Ministério da saúde. Nota técnica – atenção a pessoas com doenças crônicas na aps diante da situação de pandemia de covid-19 (coronavírus). Brasília: Ministério da saúde. Secretaria de atenção primária à saúde, 2020. Disponível em: https://atencaobasica.saude.rs. gov.br/upload/arquivos/2020-05/04091032-nt-atencao-as-pessoas-com-doencas-cronicas-na-aps. pdf. Acesso em: 06 de junho de 2021.
_____. O que é o Programa de Parcerias de Investimentos? Programa de Parcerias de Investimentos, 2021. Disponível em: https://www.ppi.gov.br/sobre-o-pro grama. Acesso em: 06 de junho de 2021.
BROCCHI, G. G. A teoria do fato do príncipe. Finocchio & Ustra, 2020. Disponível em: https://www.fius.com.br/a-teoria-do-fato-do-principe/. Acesso em: 06 de junho de 2021.
COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE - CEPAL. A América Latina e o Caribe terão crescimento positivo em 2021, mas não será suficiente para recuperar os níveis de atividade econômica pré-pandemia. CEPAL - Nações Unidas, 2020. Disponível em: https://www.cepal.org/pt-br/comuni cados/america-latina-o-caribe-terao-crescimento-positivo-2021-mas-nao-sera-suficiente#:~:text=econ%C3%B4mica%20pr%C3%A9%2Dpandemia-,A%20A-m%C 3%A9rica%20Latina%20e%20o%20Caribe%20ter%C3%A3o%20crescimento%20positivo%20em, 3%2C7%25%20em%202021. Acesso em: 09 de junho de 2021
CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE COMÉRCIO E DESENVOLVIMENTO - UNCTAD. Recuperação de comércio global após crise da Covid-19 atinge nível recorde. ONU News: Perspectiva Global Reportagens Humanas, 2021. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/05/1751042. Acesso em: 07 de junho de 2021.
COSTA, D. O setor portuário em tempos de pandemia. DireitoNet, 2020. Disponível em: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/11770/O-setor-portuario-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 07 de junho de 2021.
FIALHO, F. Secretário Nacional de Portos participa de webinares sobre perspectivas para o setor em 2021. Disponível em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/secretario-nacional-de-por tos-participa-de-webinares-sobre-perspectivas-pa ra-o-setor-em-2021. Acesso em: 06 de junho de 2021.
FORBES MONEY. New Fortress marca entrada em gás no Brasil com aquisições de US$ 5 bilhões. 14.01.2021. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2021/01/new-fortress-mar ca-entrada-em-gas-no-brasil-com-aquisicoes-de-us5-bilhoes/. Acesso em: 5 abr. 2022.
FRANZESE, E. A. R. O trabalho portuário em tempos de pandemia. Revista do Tribunal do Trabalho da 2ª Região, São Paulo, n. 25, pp. 81-91, 2021.
GARCIA, R. Brasil ultrapassa 500 mil mortes por Covid-19. Jornal O Globo, 2021. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/brasil-ultrapassa-500-mil-mortes-por-covid-19-25068606. Acesso em: 20 de junho de 2021.
LIMA, R. E. da S. A importância do transporte marítimo em meio a uma crise pandêmica: uma reflexão sobre o modal no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 2020. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/ system/files/artigos/artigo_-_rony_elias_-_impor-tancia_do_transporte_maritimo_0. pdf. Acesso em: 09 de junho de 2021.
MAGALHÃES, A. M; ALÇADA, I. O Ano da Peste Negra. São Paulo: Editorial Caminho, 1998.
MELLO, N. As perspectivas dos portos e do transporte marítimo após pandemia. Revista Portos e Navios [online], Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.portosenavios.com.br/artigos/ artigos-de-opiniao/as-perspectivas-dos-por tos-e-do-transporte-maritimo-apos-pandemia. Acesso em: 06 de junho de 2021.
MOLTZAS, R. Desafios e estrategias do setor portuario para o crescimento do país. FATEC. 2021. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/30 03/O%20Transporte%20de%20Cargas%20no%20Brasil%20e%20sua%20Import%C3%A2ncia%20para%20a%20Economia.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 06 de junho de 2021.
OLIVEIRA, M. de. De olho na mídia: “EUA do Mar” seria considerado crime de lesa-pátria. Sindicato Nacional dos Sindicatos da Marinha Mercante - Sindmar, 04.12.2021. Disponível em: https://www.sindmar.org.br/de-olho-na-midia-eua-do-mar-seria-considerado-crime-de-lesa-patria/. Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO - OMC. El comercio da muestras de reactivarse tras los efectos de la COVID-19, pero la recuperación sigue siendo incierta. Comunicado de Imprensa, n. 862, 2020. Disponível em: https://www.wto.org/spanish/news_s/pres20_s/pr862_s. htm. Acesso em: 06 de junho de 2021.
PILONI, D. Secretário Nacional de Portos participa de webinares sobre perspectivas para o setor em 2021. Disponível em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/secretario-nacional-de-portos-participa-de-webinares-sobre-perspectivas-para-o-setor-em-2021. Acesso em: 06 de junho de 2021.
RODRIGUES, Lorena. Brasil cai para a 124ª posição em ranking que avalia a facilidade para fazer negócios em 190 países. Estadão, 24.10.2019. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/ noticias/geral,brasil-cai-para-a-124-posicao-em-ranking-que-avalia-a-facilidade-para-fazer-negoci os-em-190-paises,70003062043. Acesso em: 6 abr., 2022.
SANT'ANNA, V. P. Infraestrutura portuária no Brasil: uma análise do impacto do tempo dos procedimentos portuários sobre as exportações brasileiras. 2015. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada), Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015.
SIMSON, D. V. Investimentos portuários não estão parados. Guia Marítimo, São Paulo, ano 22, n. 532, 2014.
SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE CARGAS DE PIRACICABA E REGIÃO – SINDETRAP. Governo fará arrendamento e desestatização de portos em 2021. 2021. Disponível em: https://www.sindetrap.com.br/Governo-fara-arrendamento-e-desestatizacao-de-portos-em-2021. Acesso em: 12 Fev. 2022.
SOUZA, M. A. Atividade portuária se mostra essencial. Portonave Express, ano 13, n. 118, 2020.
THE WHITE HOUSE. Fact Sheet: The Biden-Harris Action Plan for America’s Ports and Waterways. 09.11.2021. Disponível em: https://www.whitehouse.gov/briefing-room/statements-releases/2021/11/09/fact-sheet-the-biden-harris-action-plan-for-americas-ports-and-waterways/. Acesso em: 12 Fev. 2022.
UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT – UNCTAD. COVID-19 and maritime transport: Impact and responses. 2020. Disponível em: chrome-extension:// efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Functad.org%2Fsystem% 2Ffiles%2Fofficial-document%2Fdtltlbinf2020d1_en.pdf&clen=2010317&chunk=true. Acesso em: 12 Fev. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.