RELACIONES COMERCIALES E INVERSIONES EN BRASIL: CONSIDERACIONES SOBRE LAS OPERACIONES PORTUARIAS DURANTE Y DESPUÉS DE LA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1279Palabras clave:
Comercio Internacional, Operaciones Portuarias, Covid-19Resumen
Este artículo tiene el objetivo general de investigar las relaciones comerciales y las inversiones en operaciones portuarias durante y después de la pandemia en Brasil. Específicamente, buscamos presentar las relaciones comerciales y las inversiones en infraestructura portuaria brasileña; analizar la situación del sector portuario en tiempos de pandemia; e investigar los desafíos del sector portuario tras la pandemia y sus inversiones. En cuanto a la metodología, se adoptó un enfoque cualitativo, descriptivo y exploratorio. Por ello, se realizó un estudio de revisión bibliográfica. Se concluyó que la pandemia del Covid-19 viene causando daños en las cadenas de suministro desde marzo de 2020, brindando aprendizajes sobre la gestión de riesgos para las empresas y sobre la importancia del rol del Estado y el importante papel del sector portuario de cara a la recuperación .economía pospandemia. El transporte marítimo y los puertos son determinantes en la recuperación de la economía mundial en la pospandemia, pero solo lograrán este objetivo si son eficientes y, para ello, deberán seguir invirtiendo en infraestructura, transporte y tecnología. La tendencia es que el sector portuario brasileño sea privatizado. Las ofertas recientes pueden generar inversiones por más de US$305 millones, reforzando la capacidad operativa y la conectividad portuaria. Es importante destacar que, para ello, serán necesarias inversiones en infraestructura portuaria con el objetivo de la recuperación de la economía mundial pospandemia, una balanza comercial brasileña positiva y la proyección de Brasil como potencia destacada en el sector portuario.
Descargas
Citas
AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES - ANTAQ. Anuário Estatístico de Transportes 2010 – 2017. Brasília: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, 2018.
_____. O desempenho portuário nacional frente à pandemia da Covid-19. Brasília: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, 2020.
_____. Resolução normativa nº 7, de 31 de maio de 2016. Brasília: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, 2016.
ASIA SHIPPING. Transporte marítimo: benefícios, tipos de cargas, portos e tudo o que você precisa saber. 2021. Disponível em: https://www.asiashipping.co/blog/transporte-maritimo-beneficios-tipos-de-cargas-portos-e-tudo-o-que-voce-precisa-saber. Acesso em: 5 abr. 2022.
BERGER, A.; BERGER, F. R. Portos e terminais marítimos do Brasil. Joinville: Bela Catarina, 2006.
BOHRER, C. G.; OBREGÓN, M. F. Q. A precariedade da infraestrutura portuária pública brasileira sob o prisma da lei 12.815/2013 e seus reflexos na economia nacional. Derecho y Cambio Social, p. 1-39, out., 2016. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/ viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fwww.derechoycambiosocial.com%2Frevista046%2FA_PRECARIEDADE_DA_INFRAESTRUTURA_PORTUARIA.pdf&clen=476214&chunk=true. Acesso em: 13 Fev. 2022.
BRASIL. Congresso Nacional. Medida Provisória n° 945, de 2020: Medidas temporárias em resposta à pandemia decorrente da covid-19 no setor portuário e cessão de pátios sob administração militar. Brasília: Congresso Nacional, 2020. Disponível em: https://www.congresso nacional.leg.br/materias/medidas-provi sorias/-/ mpv/141417. Acesso em: 06 de junho de 2021.
_____.Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 1993. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/cci-vil_03/leis/l8666 cons.htm. Acesso em: 06 de junho de 2021.
_____. Ministério da saúde. Nota técnica – atenção a pessoas com doenças crônicas na aps diante da situação de pandemia de covid-19 (coronavírus). Brasília: Ministério da saúde. Secretaria de atenção primária à saúde, 2020. Disponível em: https://atencaobasica.saude.rs. gov.br/upload/arquivos/2020-05/04091032-nt-atencao-as-pessoas-com-doencas-cronicas-na-aps. pdf. Acesso em: 06 de junho de 2021.
_____. O que é o Programa de Parcerias de Investimentos? Programa de Parcerias de Investimentos, 2021. Disponível em: https://www.ppi.gov.br/sobre-o-pro grama. Acesso em: 06 de junho de 2021.
BROCCHI, G. G. A teoria do fato do príncipe. Finocchio & Ustra, 2020. Disponível em: https://www.fius.com.br/a-teoria-do-fato-do-principe/. Acesso em: 06 de junho de 2021.
COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE - CEPAL. A América Latina e o Caribe terão crescimento positivo em 2021, mas não será suficiente para recuperar os níveis de atividade econômica pré-pandemia. CEPAL - Nações Unidas, 2020. Disponível em: https://www.cepal.org/pt-br/comuni cados/america-latina-o-caribe-terao-crescimento-positivo-2021-mas-nao-sera-suficiente#:~:text=econ%C3%B4mica%20pr%C3%A9%2Dpandemia-,A%20A-m%C 3%A9rica%20Latina%20e%20o%20Caribe%20ter%C3%A3o%20crescimento%20positivo%20em, 3%2C7%25%20em%202021. Acesso em: 09 de junho de 2021
CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE COMÉRCIO E DESENVOLVIMENTO - UNCTAD. Recuperação de comércio global após crise da Covid-19 atinge nível recorde. ONU News: Perspectiva Global Reportagens Humanas, 2021. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/05/1751042. Acesso em: 07 de junho de 2021.
COSTA, D. O setor portuário em tempos de pandemia. DireitoNet, 2020. Disponível em: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/11770/O-setor-portuario-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 07 de junho de 2021.
FIALHO, F. Secretário Nacional de Portos participa de webinares sobre perspectivas para o setor em 2021. Disponível em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/secretario-nacional-de-por tos-participa-de-webinares-sobre-perspectivas-pa ra-o-setor-em-2021. Acesso em: 06 de junho de 2021.
FORBES MONEY. New Fortress marca entrada em gás no Brasil com aquisições de US$ 5 bilhões. 14.01.2021. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2021/01/new-fortress-mar ca-entrada-em-gas-no-brasil-com-aquisicoes-de-us5-bilhoes/. Acesso em: 5 abr. 2022.
FRANZESE, E. A. R. O trabalho portuário em tempos de pandemia. Revista do Tribunal do Trabalho da 2ª Região, São Paulo, n. 25, pp. 81-91, 2021.
GARCIA, R. Brasil ultrapassa 500 mil mortes por Covid-19. Jornal O Globo, 2021. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/brasil-ultrapassa-500-mil-mortes-por-covid-19-25068606. Acesso em: 20 de junho de 2021.
LIMA, R. E. da S. A importância do transporte marítimo em meio a uma crise pandêmica: uma reflexão sobre o modal no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 2020. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/ system/files/artigos/artigo_-_rony_elias_-_impor-tancia_do_transporte_maritimo_0. pdf. Acesso em: 09 de junho de 2021.
MAGALHÃES, A. M; ALÇADA, I. O Ano da Peste Negra. São Paulo: Editorial Caminho, 1998.
MELLO, N. As perspectivas dos portos e do transporte marítimo após pandemia. Revista Portos e Navios [online], Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.portosenavios.com.br/artigos/ artigos-de-opiniao/as-perspectivas-dos-por tos-e-do-transporte-maritimo-apos-pandemia. Acesso em: 06 de junho de 2021.
MOLTZAS, R. Desafios e estrategias do setor portuario para o crescimento do país. FATEC. 2021. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/30 03/O%20Transporte%20de%20Cargas%20no%20Brasil%20e%20sua%20Import%C3%A2ncia%20para%20a%20Economia.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 06 de junho de 2021.
OLIVEIRA, M. de. De olho na mídia: “EUA do Mar” seria considerado crime de lesa-pátria. Sindicato Nacional dos Sindicatos da Marinha Mercante - Sindmar, 04.12.2021. Disponível em: https://www.sindmar.org.br/de-olho-na-midia-eua-do-mar-seria-considerado-crime-de-lesa-patria/. Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO - OMC. El comercio da muestras de reactivarse tras los efectos de la COVID-19, pero la recuperación sigue siendo incierta. Comunicado de Imprensa, n. 862, 2020. Disponível em: https://www.wto.org/spanish/news_s/pres20_s/pr862_s. htm. Acesso em: 06 de junho de 2021.
PILONI, D. Secretário Nacional de Portos participa de webinares sobre perspectivas para o setor em 2021. Disponível em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/secretario-nacional-de-portos-participa-de-webinares-sobre-perspectivas-para-o-setor-em-2021. Acesso em: 06 de junho de 2021.
RODRIGUES, Lorena. Brasil cai para a 124ª posição em ranking que avalia a facilidade para fazer negócios em 190 países. Estadão, 24.10.2019. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/ noticias/geral,brasil-cai-para-a-124-posicao-em-ranking-que-avalia-a-facilidade-para-fazer-negoci os-em-190-paises,70003062043. Acesso em: 6 abr., 2022.
SANT'ANNA, V. P. Infraestrutura portuária no Brasil: uma análise do impacto do tempo dos procedimentos portuários sobre as exportações brasileiras. 2015. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada), Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015.
SIMSON, D. V. Investimentos portuários não estão parados. Guia Marítimo, São Paulo, ano 22, n. 532, 2014.
SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE CARGAS DE PIRACICABA E REGIÃO – SINDETRAP. Governo fará arrendamento e desestatização de portos em 2021. 2021. Disponível em: https://www.sindetrap.com.br/Governo-fara-arrendamento-e-desestatizacao-de-portos-em-2021. Acesso em: 12 Fev. 2022.
SOUZA, M. A. Atividade portuária se mostra essencial. Portonave Express, ano 13, n. 118, 2020.
THE WHITE HOUSE. Fact Sheet: The Biden-Harris Action Plan for America’s Ports and Waterways. 09.11.2021. Disponível em: https://www.whitehouse.gov/briefing-room/statements-releases/2021/11/09/fact-sheet-the-biden-harris-action-plan-for-americas-ports-and-waterways/. Acesso em: 12 Fev. 2022.
UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT – UNCTAD. COVID-19 and maritime transport: Impact and responses. 2020. Disponível em: chrome-extension:// efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Functad.org%2Fsystem% 2Ffiles%2Fofficial-document%2Fdtltlbinf2020d1_en.pdf&clen=2010317&chunk=true. Acesso em: 12 Fev. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.