A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DENTRO DO CENÁRIO HISTÓRICO BRASILEIRO: DIFERENÇAS ENTRE MODELO PRESENCIAL E O MODELO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2206Keywords:
educação infantil, evolução educacional, ensino presencial, ensino remoto, novas práticas pedagógicas.Abstract
O presente artigo científico tem por objetivo central analisar a evolução da educação infantil dentro do cenário educacional Brasileiro e através dessa análise apresentar as diferenças entre o modelo presencial e remoto instaurado durante o momento pandêmico em que vivemos atualmente. O presente artigo foi construído através de uma abordagem qualitativa, onde foram utilizados vários autores como Ferreira JR. (2010), Aranha (2006) entre outros, que forneceram uma análise histórica da educação infantil brasileira do período colonial à atualidade. Com isso, olhando para o elemento histórico e buscou-se analisar o passado e o momento atual em que se encontra a educação infantil dentro do cenário pandêmico e o resultado dessa análise corresponde a uma ressignificação daquilo que se chama de “ensino formal” ou “ensino regular”, aonde foi detectado que o professor saiu da sua chamada zona de conforto e se aventurou nos caminhos das ferramentas digitais abrindo com isso uma nova visão sobre o que é a nova educação infantil que passa a ser uma modalidade que pode se classificar como “hibrida” ou não-presencial.
Downloads
References
BACK, Nadja Cristina Furtado et al . Model of evaluation of learning disorders by interdisciplinary team. Rev. psychopedag. , São Paulo , v. 37, n. 112, p. 37-51, Apr. 2020 . Available in <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862020000100005&lng=pt&nrm=iso>. accesses on 27 Oct. 2022. http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200003.0
BUENO, Francisco da Silveira 3rd edition-São Paulo-SP: Editora Lisa LTDA.
BRZOZOWSKI, Fabiola Stolf and Caponi, Sandra. Biological determinism and neurosciences in the case of attention deficit hyperactivity disorder. Physis: Journal of Collective Health [online]. 2012, v. 22, n. 3 [Accessed 27 October 2022] , pp. 941-961. Available in: <https://doi.org/10.1590/S0103-73312012000300006>. Epub 13 Nov 2012. ISSN 1809-4481. https://doi.org/10.1590/S0103-73312012000300006.
CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Neurosciences and education: a necessary articulation in teacher education. Work, Education and Health [online]. 2010, v. 8, n. 3 [Accessed 27 October 2022] , pp. 537-550. Available in: <https://doi.org/10.1590/S1981-77462010000300012>. Epub 31 May 2011. ISSN 1981-7746. https://doi.org/10.1590/S1981-77462010000300012.
CARVALHO, Diego de e Boas, CYRUS Antônio Villas. Neurosciences and teacher training: reflections on education and economics. Essay: Evaluation and Public Policies in Education [online]. 2018, v. 26, n. 98 [Accessed 27 October 2022] , pp. 231-247. Available in: <https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601120>. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601120.
HIPÓLITO, Rodolfo, A multidisciplinary view of learning disorders. School and Educational Psychology [online]. 2008, v. 12, n. 2 [Accessed 27 October 2022] , pp. 463-465. Available in: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000200018>. Epub 03 Mar 2009. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000200018.
FERNANDES, Cleonice Terezinha.; MUNIZ, MOURÃO-CARVALHAL, Cristiano Alberto.; DANTAS. Maria Isabel.; SILVA, Paulo Moreira( Learning possibilities: reflections on learning neuroscience, motricity and learning difficulties in calculus in schoolchildren between seven and 12 years. Science. Educ., Bauru, v. 21, n. 2, p. 395-416, 2015. Available in: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/qptpqND53gn8ZPy5hR647nM/?format=pdf. Accessed: 10/02/2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150020009
MAIA, Heber. Neuroscience and Cognitive Development 3rd edition-Rio de Janeiro: Wak Publishing House 2017.
MEDEIROS, Mário and Bezerra, Edileuza de Lima. Contributions of neurosciences to the process of literacy and literacy in a practice of the Successful Literacy Project* * Part of this work was presented as ongoing research at the V International Colloquium Education and Contemporaneity, promoted by the Federal University of Sergipe (UFS), on September 21-23, 2011, in the city of Aracaju-SE. Brazilian Journal of Pedagogical Studies [online]. 2015, v. 96, n. 242 [Accessed 27 October 2022] , pp. 26-41. Available in: <https://doi.org/10.1590/S2176-6681/316512801>. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/316512801.
PINHO, Louise Silva do. Cognitive neuroscience in the classroom: Spanish language teaching strategies. Today's lyrics [online]. 2018, v. 53, n. 1 [Accessed 27 October 2022] , pp. 80-88. Available in: <https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.1.28663>. ISSN 1984-7726. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.1.28663.
RELVAS, Marta Pires-Neuroscience and Learning Disorder 6th edition-Rio de Janeiro: Wak Publishing House 2015.
ROCK, Ruth. Minidictionary of the Portuguese Language. 13th edition-São Paulo: Editora Scipione 2012.
MORA, Estela - Psychopedagogy Infanto - Adolescent - Ed. Cultural. 2015
SOUSA, Anne Madeliny Oliveira Pereira de; ALVES, Ricardo Rilton Nogueira. Neuroscience in the education of educators and their contribution to the learning process. Rev. psychopedag. , São Paulo , v. 34, n. 105, p. 320-331, 2017 . Available in <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000300009&lng=pt&nrm=iso>. accesses on 27 Oct. 2022.
VENTURA, Dora FixA portrait of neuroscience and behavior in Brazil. Psychology: Theory and Research [online]. 2010, v. 26, n. spe [Accessed 27 October 2022] , pp. 123-129. Available in: <https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000500011>. Epub 13 Dec 2010. ISSN 1806-3446. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000500011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.