GOOGLE CLASSROOM IN THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING

Authors

  • Ademilson Marques de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2755

Keywords:

technologies provide in education.

Abstract

In this work, we intend to present some benefits that technologies provide in education. To do this, we will present a research with the theme "Educational Technologies: Google Classroom" and with the problem question "how can Google Classroom Software collaborate in the process of teaching learning? The procedures that we will adopt will be documentary and we will also make an analysis of a mini- course for teachers, so our research is qualitative. We conclude that this research may offer one more tool to make teaching more attractive, efficient and effectiv.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ademilson Marques de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

References

BESKOW, Cristina Alvares. Comunicação, educação e inclusão digital: quem tá

ligado na escola estadual paulista? Uma análise da interatividade no projeto

TôLigado: o jornal interativo da sua escola. 2008. 251f. Tese (Doutorado) -

Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2008. Disponível em: <http://www.teses.

usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-19052009-162417/pt-br.php>. Acesso em: 30

maio 2018.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Portaria nº522, de 9 de

abril de 1997. Criação do ProInfo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 abr.

, Seção 1, p.7. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index .php?option=com

_docman&view=download&alias=13175-guia-orientacoes-sigetec-

pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 30 maio 2018.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases

da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 30

maio 2018.

______. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa

Nacional de Tecnologia Educacional -ProInfo. Diário Oficial da União, Brasília, DF,

dez. 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-

/2007/decreto/d6300.htm>. Acesso em: 30 maio 2018.

______. Ministério da Educação. ProInfo. Disponível em: <http://www.educabrasil.

com.br/proinfo-programa-nacional-de-informatica-na-educacao/>. Acesso em: 23

mar. 2018.

CASA DO BRINCAR. Conheça o Google Sala de Aula. Disponível em:

<https://www.casadobrincar.com.br/conheca-o-google-sala-de-aula/> Acesso em: 23

abr. 2018.

DESLAURIERS, Jean-Pierre. Recherche qualítative - Guide pratique. Montreal:

McGraw-Hill, 1991.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo Silveira. Métodos de Pesquisa.

Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em:

<http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 30 jun.

GOOGLE SALA DE AULA. Disponível em:

noticia/google-sala-de-aula/>. Acesso em: 17 abr. 2018.

IBÁNEZ, Ricardo Marin. A Educação a Distância. Suas modalidades e economia.

Tradução de Ivana de Mello Medeiros e Ana de Lourdes Barbosa Castro. Rio de

Janeiro: UCB, 1996.

MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões

sobre a prática. Maceió: Edufal, 2002.

NETTO, Alvim Antonio de Oliveira. Novas Tecnologias & Universidade; da

didática tradicionalista a inteligência artificial: desafios e armadilhas. Petrópolis,

RJ: Vozes. 2005.

PEREIRA, Ives da Silva Duque. Uma experiência de ensino híbrido utilizando a

plataforma google sala de aula. In: SIED: ENPED-SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO

A DISTÂNCIA. p. 1-6, 2016, São Carlos. Anais eletrônicos, São Carlos -

SIED:EnPED:2016. Disponível em: <http://www.sied enped2016.ead.ufscar.br/

ojs/index.php/2016/article/view/1005>. Acesso em: 28 jun. 2018.

SOUZA, Affonso; SOUZA, Flávia. Uso da Plataforma Google Classroom como

ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem: Relato de

aplicação no ensino médio. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação

em Ciências da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade

Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2016. Disponível em:

<http://rei.biblioteca.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3315/1/ACSS30112016.pdf>.

Acesso em: 15 maio 2018.

VALENTE, José Armando. O computador e o conhecimento – repensando a

educação. São Paulo: Gráfica UNICAMP, 1993.

GOOGLE SALA DE AULA. Como podemos ajuda-lo. Suporte Google, 2017.

Disponível em: <https://support.google.com/edu/classroom/?hl=pt-BR#topic

=6020269>. Acesso em: 17 abr. 2018

Published

30/01/2023

How to Cite

Marques de Oliveira, A. (2023). GOOGLE CLASSROOM IN THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e422755. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2755