NARRATIVAS DE TESTEMUNHO: UMA FORMA DE RESISTÊNCIA DA MULHER NEGRA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2813

Palavras-chave:

Mulher Negra no Brasil., Narrativas de testemunho, Resistência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas de testemunho escrita por mulheres negras como forma de resistência. A pesquisa caracteriza-se como histórica e bibliográfica. Neste estudo, destacamos trabalhos de Carolina de Jesus e Conceição Evaristo. O resultado indica que apesar da permanência do processo de desigualdade e violência contra mulheres negras, as narrativas de testemunho realmente constituem uma forma de resistência ao processo histórico de apropriação desigual do poder e do saber, além de representar a força da mulher negra, que clama, por meio de sua escrita literária, por liberdade, encanta e incentiva outras mulheres a perseverarem na luta.

 

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Biografia do Autor

  • Cleide Carvalho de Matos

    Doutora em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), Mestre em Educação (PPGED/UFPA), Especialista em Estudos Culturais da Amazônia pela (UFPA) e Graduação em Pedagogia pela (UFPA). Professora Adjunto 3 da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó, Breves, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPEB/UFPA). Pós-Doutoranda na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

  • Márcia Nemer Furtado

    Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (UFPA/2000); 03 Especializações: 1) Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (RJ/2002); 2) Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional pela (UFPA, Centro Socioeconômico/2004); 3) Sociedade, Cidadania e Políticas Públicas (UFPA/ Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/2010). Mestrado em Gestão Pública: área de concentração em Gestão Pública do Desenvolvimento, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (UFPA/NAEA). Doutoranda do curso de Pós-graduação stricto sensu em Comunicação, Linguagem e Cultura, Universidade da Amazônia (UNAMA). Professora de Sociologia, nível médio, SEDUC; Professora Substituta UFPA (Breves/PA).

  • Ana D'Arc Martins de Azevedo

    Curriculista na área de Educação/Saberes/Culturas, com ênfase em Educação Quilombola da Amazônia. Doutora em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Especialista em Educação Especial com enfoque inclusivo. Especialista em Supervisão Educacional. Graduação em Pedagogia pela União do Ensino Superior (UNESPA). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora Titular do Programa Stricto Sensu em Comunicação, Linguagens e Culturas e do Programa Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da UNAMA. Avaliadora de Cursos e de IES do INEP/MEC. Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas" - EDUQ/UEPA. 

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Publicado

26/02/2023

Como Citar

NARRATIVAS DE TESTEMUNHO: UMA FORMA DE RESISTÊNCIA DA MULHER NEGRA NO BRASIL: . (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422813. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2813