A ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO COMO PROMOTORA DA CULTURA DE PAZ NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4483

Palavras-chave:

Educação no Trânsito, Políticas Públicas, DDETRAN-DF

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar as políticas públicas de educação para o trânsito, promovidas pela Escola Pública de Trânsito do Distrito Federal, e suas contribuições para a redução das taxas de violência neste contexto, observando os atuais problemas do DF. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, bem como pela análise descritiva dos dados coletados junto a gestores do DETRAN-DF. Os resultados alcançados permitem inferir que o projeto de ações da escola é bastante amplo e possui objetivos viáveis para as campanhas educativas promovidas pela Escola Pública de Trânsito do DF, que consiste, portanto, em uma proposta que favorece a segurança da população, visando a mudança nas práticas sociais e comportamentais para o uso das vias públicas na redução de acidentes, da violência no trânsito e a promoção da cultura de paz, lema do DETRAN-DF.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla Silva Barbosa
    Mestre em Ciências da Educação, Professora na Escola Pública de Trânsito e Analista em Atividades de Trânsito no Detran-DF. Faculdade Laboro.   

     

  • Carlos Alberto Vilar Estêvão

    Professor Catedrático de Ciências da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professor contratado na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, Braga, Portugal.

Referências

BARROS, M. S. B. Importância dos CFC’S no processo ensino aprendizagem. [S. l.]: Trânsito Web, 2021. https://transitoweb.com.br/importancia-dos-cfcs-no-processo-ensino-aprendizagem/

BENEVIDES, M. V. Educação em Direitos Humanos: de que se trata?. [S. l.: s. n.], 2016. https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/65514647/Educacao_em_Direitos_Humanos_de_que_se_trata_Respeitar_e_Preciso_-libre.pdf?1611626094=&response-content

BRASIL. Decreto Distrital nº 27.784/2007 de 16 de março. Publicado no Diário Oficial do Distrito Federal em 19 março 2007.

BRASIL. Decreto Distrital nº 33.235/2011 de 30 de setembro. Publicado no Diário Oficial do Distrito Federal em 03 de outubro de 2011.

BRASIL. Lei 12.302/2010 de 2 de agosto. Publicada no Diário Oficial da União, 3/8/2010.

BRASIL. Resolução do CONTRAN nº 207/2006 de 20 de outubro. Publicado no Diário Oficial da União em 10 de novembro de 2006.

ESTÊVÃO, C. A. V. Repensar a escola como organização: a escola como lugar de vários mundos. São Luís. Editora Laboro, 2018.

HALL, Richard H. O conceito de burocracia: uma contribuição empírica. In: CAMPOS, Edmundo (Org.). Sociologia da burocracia. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p. 28-44.

MACHADO-DA-SILVA, C. L.; FONSECA, V. S.; FERNANDES, B. H. R. Mudanças e estratégia nas organizações: perspectivas cognitiva e institucional. In: VIEIRA, M. M. F.; OLIVEIRA, L. M. B. (Org.). Administração contemporânea: perspectivas estratégicas. São Paulo: Atlas, 1999.

NEVES, M. H. M. A modalidade. In: KOCH, I. G. V. (org.) Gramática do português falado: Desenvolvimentos. Campinas: Editora da UNICAMP – FAPESP, 1996. p. 169-199.

OLIVEIRA, L.; MELLO JORGE, M. H. Análise epidemiológica das causas externas em unidades de urgência e emergência em Cuiabá/Mato Grosso. Rev. bras., v. 11, n. 3, p. 420-430, 2008. http://www.scielo.br/scielo.php.

UNESCO. Rumo à Escola - Educação e trânsito caminhando juntos. [S. l.]: Unesco, 2001. https://www.unesco.org/archives/multimedia/document-478.

VASCONCELLOS, E. A. O que é trânsito. São Paulo: Brasiliense, 1988.

Downloads

Publicado

24/11/2023

Como Citar

A ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO COMO PROMOTORA DA CULTURA DE PAZ NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114483. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4483