A ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO COMO PROMOTORA DA CULTURA DE PAZ NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4483

Palavras-chave:

Educação no Trânsito, Políticas Públicas, DDETRAN-DF

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar as políticas públicas de educação para o trânsito, promovidas pela Escola Pública de Trânsito do Distrito Federal, e suas contribuições para a redução das taxas de violência neste contexto, observando os atuais problemas do DF. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, bem como pela análise descritiva dos dados coletados junto a gestores do DETRAN-DF. Os resultados alcançados permitem inferir que o projeto de ações da escola é bastante amplo e possui objetivos viáveis para as campanhas educativas promovidas pela Escola Pública de Trânsito do DF, que consiste, portanto, em uma proposta que favorece a segurança da população, visando a mudança nas práticas sociais e comportamentais para o uso das vias públicas na redução de acidentes, da violência no trânsito e a promoção da cultura de paz, lema do DETRAN-DF.

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Biografia do Autor

Carla Silva Barbosa

Mestre em Ciências da Educação, Professora na Escola Pública de Trânsito e Analista em Atividades de Trânsito no Detran-DF. Faculdade Laboro.   

 

Carlos Alberto Vilar Estêvão

Professor Catedrático de Ciências da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professor contratado na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, Braga, Portugal.

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Publicado

24/11/2023

Como Citar

Silva Barbosa, C., & Alberto Vilar Estêvão, C. (2023). A ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO COMO PROMOTORA DA CULTURA DE PAZ NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114483. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4483