A ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO COMO PROMOTORA DA CULTURA DE PAZ NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4483Palavras-chave:
Educação no trânsito. Políticas Públicas. DETRAN-DF.Resumo
O objetivo desta pesquisa é apresentar as políticas públicas de educação para o trânsito, promovidas pela Escola Pública de Trânsito do Distrito Federal, e suas contribuições para a redução das taxas de violência neste contexto, observando os atuais problemas do DF. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, bem como pela análise descritiva dos dados coletados junto a gestores do DETRAN-DF. Os resultados alcançados permitem inferir que o projeto de ações da escola é bastante amplo e possui objetivos viáveis para as campanhas educativas promovidas pela Escola Pública de Trânsito do DF, que consiste, portanto, em uma proposta que favorece a segurança da população, visando a mudança nas práticas sociais e comportamentais para o uso das vias públicas na redução de acidentes, da violência no trânsito e a promoção da cultura de paz, lema do DETRAN-DF.
Downloads
Referências
BARROS, M. S. B. Importância dos CFC’S no processo ensino aprendizagem. [S. l.]: Trânsito Web, 2021. https://transitoweb.com.br/importancia-dos-cfcs-no-processo-ensino-aprendizagem/
BENEVIDES, M. V. Educação em Direitos Humanos: de que se trata?. [S. l.: s. n.], 2016. https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/65514647/Educacao_em_Direitos_Humanos_de_que_se_trata_Respeitar_e_Preciso_-libre.pdf?1611626094=&response-content
BRASIL. Decreto Distrital nº 27.784/2007 de 16 de março. Publicado no Diário Oficial do Distrito Federal em 19 março 2007.
BRASIL. Decreto Distrital nº 33.235/2011 de 30 de setembro. Publicado no Diário Oficial do Distrito Federal em 03 de outubro de 2011.
BRASIL. Lei 12.302/2010 de 2 de agosto. Publicada no Diário Oficial da União, 3/8/2010.
BRASIL. Resolução do CONTRAN nº 207/2006 de 20 de outubro. Publicado no Diário Oficial da União em 10 de novembro de 2006.
ESTÊVÃO, C. A. V. Repensar a escola como organização: a escola como lugar de vários mundos. São Luís. Editora Laboro, 2018.
HALL, Richard H. O conceito de burocracia: uma contribuição empírica. In: CAMPOS, Edmundo (Org.). Sociologia da burocracia. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p. 28-44.
MACHADO-DA-SILVA, C. L.; FONSECA, V. S.; FERNANDES, B. H. R. Mudanças e estratégia nas organizações: perspectivas cognitiva e institucional. In: VIEIRA, M. M. F.; OLIVEIRA, L. M. B. (Org.). Administração contemporânea: perspectivas estratégicas. São Paulo: Atlas, 1999.
NEVES, M. H. M. A modalidade. In: KOCH, I. G. V. (org.) Gramática do português falado: Desenvolvimentos. Campinas: Editora da UNICAMP – FAPESP, 1996. p. 169-199.
OLIVEIRA, L.; MELLO JORGE, M. H. Análise epidemiológica das causas externas em unidades de urgência e emergência em Cuiabá/Mato Grosso. Rev. bras., v. 11, n. 3, p. 420-430, 2008. http://www.scielo.br/scielo.php.
UNESCO. Rumo à Escola - Educação e trânsito caminhando juntos. [S. l.]: Unesco, 2001. https://www.unesco.org/archives/multimedia/document-478.
VASCONCELLOS, E. A. O que é trânsito. São Paulo: Brasiliense, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.