DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E FATORES QUE MOTIVAM PARA O ESTUDO PARA PROGRAMAÇÃO: O QUE MUDOU DESDE OS ESTUDOS DE 2018 NO CURSO DE TI DA UFERSA, CAMPUS PAU DOS FERROS?
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5151Palavras-chave:
Algoritmos, Programação, Reprovação, EvasãoResumo
O ensino de lógica de programação em cursos superiores apresenta alta taxa de reprovação, acarretando atrasos, desistências e outros problemas; impactando também na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e academia. Para identificar os problemas, Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) realizaram estudos, em 2018, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros - RN, buscando compreender as dificuldades, motivações e desmotivações dos alunos. Desde então, ações foram desenvolvidas, como o curso Pré-Algoritmos, para minimizar o impacto das deficiências na área. A pandemia de COVID-19 impactou negativamente o ensino e aprendizagem, demandando recursos de software devido às restrições de distanciamento impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este trabalho baseia-se nos estudos de Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) para verificar se houve mudanças em relação aos estudos realizados em 2018. Para isso, foi realizada uma pesquisa online objetivando obter dados e comparar os resultados com os trabalhos anteriores. Como resultado, foi identificado que, diferentemente dos trabalhos anteriores, a principal dificuldade em relação ao conteúdo foi o tema de Ponteiros. Desenvolver a lógica de programação continua sendo uma dificuldade entre os alunos, na qual os professores estão demandando mais atividades práticas para motivá-los, pois essa abordagem se mostra positiva, levando em consideração a motivação quando os discentes acertam e veem o código sendo executado. Assim, a utilização de objetos de aprendizagem online se mostra como a melhor estratégia para o estudo, do ponto de vista levantado pelos alunos.
Downloads
Referências
CAPELATO, R. et al. Mapa do Ensino Superior. 13. ed. São Paulo: Instituto SEMESP, 2023. p. 1-296.
FABRI, José Augusto. O Ensino de lógica de programação e o desenvolvimento de jogos educacionais: um caso aplicado aos alunos do curso de licenciatura plena em matemática. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)-Workshop de Ambientes de apoio à Aprendizagem de Algoritmos e Programação, São Paulo, SP. 2007. Disponível em: https://engenhariasoftware.wordpress.com/wp-content/uploads/2008/04/jogologo.pdf. Acesso em: 6 fev. 2024.
FERREIRA, J. V.; SOUSA, R. R. de. The employability of students in undergraduate courses in Information Technology: A empregabilidade dos discentes em cursos de graduação em Tecnologia da Informação. Concilium, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 835–858, 2023. DOI: 10.53660/CLM-881-23B30. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/881. Acesso em: 29 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-881-23B30
MOREIRA, G. L.; HOLANDA, W.; COUTINHO, J. C. DA S.; CHAGAS, F. S. Desafios na aprendizagem de programação introdutória em cursos de TI da UFERSA, campus Pau dos Ferros: um estudo exploratório. In: Anais Do Encontro De Computação Do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA, v. 1, n. 2, 2018. ISSN 2526-7574. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/ecop/article/view/7907.
QUEIROZ, J. V.; RODRIGUES, L. M.; COUTINHO, J. Um relato dos Fatores Motivacionais na Aprendizagem de Programação na Perspectiva de Alunos iniciantes em Programação da Universidade Federal Rural do Semi-Àrido Campus Pau dos Ferros-RN. In: Anais do Encontro de Computação do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA, [S. l.], v. 1, n. 2, 2018. ISSN 2526-7574. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/ecop/article/view/7892. Acesso em: 2 fev. 2024.
SANTOS, Antunes; GORGÔNIO, Arthur; LUCENA, Amarildo; GORGÔNIO, Flavius. A Importância do Fator Motivacional no Processo Ensino-Aprendizagem de Algoritmos e Lógica de Programação para Alunos Repetentes. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 168-177. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10233
SOUSA, R. R. de; LEITE, F. T. Usando gamificação no ensino de programação introdutória / Using gamification in teaching introductory programming. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 33338–33356, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-043. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-043
VIANA, G. A.; PORTELA, C. dos S. O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.86079. Disponível em: https://seer0000000000000000000000.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86079. Acesso em: 12 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.86079
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.