CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS A RESPEITO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: UM ESTUDO PILOTO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.530Palavras-chave:
Transtornos da Articulação Temporomandibular, Equipe de assistência ao paciente, Odontologia, Fisioterapia, FonoaudiologiaResumo
Introdução: A disfunção temporomandibular (DTM) é definida como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. Em razão da etiologia multifatorial, exige uma abordagem terapêutica multidisciplinar, mediante uma equipe formada por vários especialistas. Objetivo: Relatar a experiência do processo de construção do questionário piloto: Os conhecimentos dos fisioterapeutas, fonoaudiólogos e odontólogos do estado de Sergipe acerca do tratamento das DTMs. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo exploratório de caráter qualitativo, realizado com um grupo de juízes para validação do conteúdo do instrumento. Esta foi realizada em quatro etapas: I- Criação do questionário piloto; II- Recrutamento dos juízes; III- Considerações dos juízes e; IV- Correção e finalização do questionário. A análise das considerações propostas pelos avaliadores foram realizadas pela equipe de pesquisadores, a fim de que se pudesse avaliar a coerência entre os comentários e sugestões. Resultados: Foram analisadas e adotadas as sugestões consideradas relevantes para o objetivo da pesquisa, levando em consideração as contribuições de 4 avaliadores que aderiram a pesquisa. Diante disso, o questionário passou por modificações e sua versão final ficou com 16 questões, sendo estas relacionadas aos dados pessoais, profissionais e ao conhecimento acerca do diagnóstico, tratamento e atuação multiprofissional na DTM. Conclusão: Após as sugestões realizadas pelos avaliadores selecionados, conclui-se que o questionário tornou-se mais claro e relevante para a autoaplicação e agora ele está pronto para ser enviado para os profissionais da fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia vinculados aos seus respectivos conselhos regionais do estado de Sergipe.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.