HISTORIA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL

Autores/as

  • Ueudison Alves Guimarães
  • José Olímpio dos Santos
  • Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.1943

Palabras clave:

sociedad atraviesa una década que favorece a los jóvenes

Resumen

Hoy en día la sociedad pasa por una década que favorece a los jóvenes al sedentarismo y consecuentemente al desarrollo de varias enfermedades como la hipertensión arterial, el colesterol, la diabetes, entre otras relacionadas no sólo con la mala alimentación como el mal hábito de vida y la no práctica de actividades físicas. La realización de actividades físicas en la escuela se considera crucial para la calidad de vida y la inclusión de los niños. Pensando en ello, este trabajo se propone reflexionar sobre algunos problemas que enfrentan los profesores en relación con la práctica de actividades físicas en la Educación Física y la promoción del desarrollo de la salud física y mental que proporcionaría. Por lo tanto, este estudio es una investigación bibliográfica de carácter cualitativo y descriptivo con el objetivo de presentar la importancia de la Educación Física en la escuela en la formación del individuo. Se concluye con la necesidad e importancia de que la Educación Física estreche las relaciones entre la teoría y la práctica e innove pedagógicamente, para seguir contribuyendo a la formación integral de los alumnos y a la apropiación crítica de la cultura corporal del movimiento.

 

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Biografía del autor/a

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • José Olímpio dos Santos


    Bacharel em Análise de Sistemas/Informática pela Fundação Educacional do Baixo São Francisco Dr. Raimundo Marinho junto ao Centro da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Penedo/Alagoas; licenciado em Matemática  pela Universidade Tiradentes, Aracaju/SE; Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês pelo Instituto Ibra de Caratinga/MG; Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Ibra de Caratinga/MG; Cursando Pedagogia pela Faculdade Campos Elisios/SP; Pós-graduação em Gestão Escolar pela UFS/SE; Pós-graduado em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Unifaveni (UNIFAVENI); e pós-graduado em Gestão de Redes e Segurança da Informação pela Faculdade de Negócios de Sergipe - FANESE. Pós-graduações Lato Sensu em: Didática e Metodologia o Ensino Superior,  Pedagogia Empresarial,  Didática e Metodologia do Ensino de Matemática,  respectivamente, pela Faculdade São Luís de França, em Aracaju/SE; Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e da Língua Inglesa, Educação Física Escolar  e Tecnologia da Informação,  ambos, pelo Instituto Ibra de Caratinga/MG; Cursando pós graduação em Avaliação de Sistemas Educacionais pela Faculdade Campos Elisios/SP. Mestrando em Educação em Formação de Professores pela Universidad Europeia del Atlántico - UNEATLÁNTICO (ESPANHA), mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação na Must University (USA) e mestrando em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe - (UFS/SE).

  • Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz

    Graduada em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós graduada em Administração escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Educação Especial Inclusiva Histórico Profissional Formação Acadêmica pela Faculdade Avantis, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Castelo Branco e mestranda em Educação – Especialização em Organização e Gestão de Centros Educacionais pela UNIB – Porto Rico.

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Publicado

17/10/2022

Cómo citar

HISTORIA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(10), e3101943. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.1943