GOOGLE CLASSROOM EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2755Palabras clave:
las tecnologías pueden aportar a la educaciónResumen
En este trabajo, se presentan algunos beneficios que las tecnologías pueden aportar a la educación. Por lo tanto, se propuso una investigación centrada en el tema de las tecnologías educativas centrándose en el software Google Classroom para responder a la siguiente pregunta problemática: ¿cómo puede el software Google Classroom colaborar en el proceso de enseñanza? Los procedimientos metodológicos adoptados fueron el análisis bibliográfico y el análisis de un curso corto dirigido a profesores cuyo tema es el uso de esta herramienta en línea, por lo tanto, esta investigación se caracteriza como cualitativa. Concluimos que esta investigación puede apoyar el uso de una herramienta que puede hacer que la enseñanza sea más atractiva, eficiente y efectiva.
Descargas
Referencias
BESKOW, Cristina Alvares. Comunicação, educação e inclusão digital: quem tá
ligado na escola estadual paulista? Uma análise da interatividade no projeto
TôLigado: o jornal interativo da sua escola. 2008. 251f. Tese (Doutorado) -
Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2008. Disponível em: <http://www.teses.
usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-19052009-162417/pt-br.php>. Acesso em: 30
maio 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Portaria nº522, de 9 de
abril de 1997. Criação do ProInfo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 abr.
, Seção 1, p.7. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index .php?option=com
_docman&view=download&alias=13175-guia-orientacoes-sigetec-
pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 30 maio 2018.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases
da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 30
maio 2018.
______. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa
Nacional de Tecnologia Educacional -ProInfo. Diário Oficial da União, Brasília, DF,
dez. 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-
/2007/decreto/d6300.htm>. Acesso em: 30 maio 2018.
______. Ministério da Educação. ProInfo. Disponível em: <http://www.educabrasil.
com.br/proinfo-programa-nacional-de-informatica-na-educacao/>. Acesso em: 23
mar. 2018.
CASA DO BRINCAR. Conheça o Google Sala de Aula. Disponível em:
<https://www.casadobrincar.com.br/conheca-o-google-sala-de-aula/> Acesso em: 23
abr. 2018.
DESLAURIERS, Jean-Pierre. Recherche qualítative - Guide pratique. Montreal:
McGraw-Hill, 1991.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo Silveira. Métodos de Pesquisa.
Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em:
<http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 30 jun.
GOOGLE SALA DE AULA. Disponível em:
noticia/google-sala-de-aula/>. Acesso em: 17 abr. 2018.
IBÁNEZ, Ricardo Marin. A Educação a Distância. Suas modalidades e economia.
Tradução de Ivana de Mello Medeiros e Ana de Lourdes Barbosa Castro. Rio de
Janeiro: UCB, 1996.
MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões
sobre a prática. Maceió: Edufal, 2002.
NETTO, Alvim Antonio de Oliveira. Novas Tecnologias & Universidade; da
didática tradicionalista a inteligência artificial: desafios e armadilhas. Petrópolis,
RJ: Vozes. 2005.
PEREIRA, Ives da Silva Duque. Uma experiência de ensino híbrido utilizando a
plataforma google sala de aula. In: SIED: ENPED-SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA. p. 1-6, 2016, São Carlos. Anais eletrônicos, São Carlos -
SIED:EnPED:2016. Disponível em: <http://www.sied enped2016.ead.ufscar.br/
ojs/index.php/2016/article/view/1005>. Acesso em: 28 jun. 2018.
SOUZA, Affonso; SOUZA, Flávia. Uso da Plataforma Google Classroom como
ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem: Relato de
aplicação no ensino médio. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação
em Ciências da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade
Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2016. Disponível em:
<http://rei.biblioteca.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3315/1/ACSS30112016.pdf>.
Acesso em: 15 maio 2018.
VALENTE, José Armando. O computador e o conhecimento – repensando a
educação. São Paulo: Gráfica UNICAMP, 1993.
GOOGLE SALA DE AULA. Como podemos ajuda-lo. Suporte Google, 2017.
Disponível em: <https://support.google.com/edu/classroom/?hl=pt-BR#topic
=6020269>. Acesso em: 17 abr. 2018
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.