ANÁLISIS DE DATOS DE INCENDIOS A NIVEL FEDERAL: ESTRATEGIAS PARA LA ESTANDARIZACIÓN Y PREVENCIÓN DE ACCIDENTES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4822Palabras clave:
Análisis de incendios. Pericia en incendios. Prevención y Seguridad en Incendios y Emergencias. Normas Legislativas.Resumen
El examen detallado de incendios y explosiones se basa en metodologías específicas que tienen como objetivo identificar el origen, las causas y la dinámica de estos eventos, así como evaluar las fallas en sus fases iniciales. Esta actividad, distinta de la prevención y el combate de incendios, se lleva a cabo de diversas maneras en diferentes regiones del país. La estandarización y unificación de este proceso puede traer numerosas ventajas al Cuerpo de Bomberos Militares del Distrito Federal. Este estudio propone enfoques para lograr resultados efectivos y mejorar los entregables en la investigación de incendios, haciendo énfasis en áreas como la recolección y organización de datos, así como la generación de conocimiento específico en el campo de los incendios. El objetivo es explorar y sugerir nuevos enfoques para la investigación de incendios por parte de la CBMDF, sugiriendo la creación de una legislación que promueva esta actividad en todo el territorio nacional.
Descargas
Referencias
BAIGORRI, Pablo Federico. Implementação de tecnologias de gestão do conhecimento para investigação de incêndios no Distrito Federal. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
CAMARGO, Marcus Vinicius Braz de. Perícia criminal de incêndio versus perícia de incêndio: conflito de competências? 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
CASSIANO, Simone Kelli. Fadiga na aviação civil: um desafio à investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Revista Conexão SIPAER, v. 9, n. 3, p. 12-21, 2019.
CHAVES, Débora Ferreira. Perícia em incêndio veicular: análise dos elementos técnicos do Manual de Perícia em Incêndios e Explosões do CBMDF. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Formação de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2019.
COTOMACIO, André Carrara. Aplicação do método científico (NFPA 921-2017) em perícias de incendeio: o caso da fábrica de tintas. Revista Brasileira de Criminalística, v. 9, n. 1, p. 75-9, 2020. DOI: https://doi.org/10.15260/rbc.v9i1.419
FARIA, Karla Maria Silva. Contribuições conceituais, técnicas e operacionais para a perícia ambiental em área de incêndios florestais. GEOFRONTER, v. 9, 2023. DOI: https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7713
FREITAS, Rodrigo Almeida. Investigação de incêndio: proposta de normatização para análise de dados de incêndio em nível federativo com vistas à prevenção de sinistros. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
LUGON, André Pimentel; JÚNIOR, Thalmo de Paiva Coelho. A perícia de incêndio no processo de melhoria contínua do Sistema de Segurança contra Incêndio. 2019. Dissertação (Mestrado) - Pós-graduação em Gestão Pública, Universidade Federal do ES, Vitória, Espírito Santo.
MAIA, Adriano Barbosa; FROGERI, Rodrigo Franklin; JÚNIOR, Pedro dos Santos Portugal. Práticas de conversão do conhecimento no centro de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, n. 10, p. 40, 2020. DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-16.1053
MIGUEL, Renan Valim. Análise da ocorrência de incêndios entre 2015 e 2017 na cidade de Criciúma–SC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - UNESC, Santa Catarina, 2018.
NORRIS, Christopher W. Fatalidades de bombeiros e conformidade com o padrão 1451 da National Fire Protection Association (NFPA). [S. l.]: Universidade Walden, 2021.
OLIVEIRA, Thiago Braz. Relatório de prevenção de acidentes aeronáuticos no âmbito do CIOPAER-MT: instrumento de aprimoramento da segurança operacional. Homens do Mato-Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública, v. 15, n. 2, 2016.
PALHANO, Wagner Ribeiro. Análise das atribuições dos técnicos de investigação de incêndio do CBMDF, por meio da utilização do processo de raciocínio da Teoria das Restrições. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
PETERSEN, James A. Padrões da Associação Nacional de Proteção contra Incêndios em Litígios de Incêndio. Padrões de Engenharia para Aplicação Forense, p. 155-168, 2019.
SILVA, Thiara Elisa da. Avaliação da exposição tóxica durante a perícia de incêndios urbanos pelo CBMDF. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Formação de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2019.
VIEIRA, Juliano Antonio; BASÍLIO, Rodrigo Gonçalves. Análise da possibilidade jurídica de fornecimento do laudo de investigação de incêndio e explosão com isenção de taxa ao hipossuficiente economicamente. Ignis: Revista Técnico Científica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, v. 4, n. 1, p. 3-26, 2019.
ZUSHI, Yasuyuki et al. Reavaliação da quantidade de estoque de espuma formadora de filme aquosa contendo PFOS no Japão: lacunas e armadilhas na pesquisa de estoque. Ciência Ambiental e Pesquisa em Poluição, v. 24, p. 6736-6745, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.