EL PROBLEMA DE LA EDUCACIÓN EN ANGOLA: UNA MIRADA A LA PROMOCIÓN DE UNA EDUCACIÓN TRANSFORMADORA, EMPRENDEDORA E INNOVADORA COMO DESAFÍOS DEL SIGLO XXI PARA GARANTIZAR UNA EDUCACIÓN DE CALIDAD DESDE LA GESTIÓN Y ADMINISTRACIÓN DE LA ESCUELA

Autores/as

  • Mário Graça da Costa https://orcid.org/0000-0002-6667-9576
  • Estélio Silva Barbosa
  • Laurindo Hilário Canganjo
  • Henriques da Costa Graça
  • Sostenes Morais Sachionga
  • Francisco Zacarias Enoque
  • Agostinho Cristovão Diogo
  • Julio Chimbilundo de Paiva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5039

Palabras clave:

Enseñanza de calidad. Gestión escolar. Educación Transformadora Educación Emprendedora.

Resumen

Angola enfrenta varios desafíos en la promoción de una educación transformadora, emprendedora e innovadora, que contribuya al desarrollo del país. El presente estudio tiene como objetivo analizar la importancia de promover una educación transformadora, emprendedora e innovadora como desafíos del siglo XXI, valorando la Escuela. Gestión para garantizar una educación de calidad en Angola. Por lo tanto, se realizó un estudio descriptivo exploratorio mediante un enfoque cuali-cuantitativo. La investigación contó con la participación de 200 personas, entre profesores, directores, empresarios y tutores residentes en diferentes partes de Angola. Para la recolección de datos se utilizó un cuestionario Ad Hoc con preguntas de opción múltiple creado en Google Forms y compartido en varios grupos de WhatsApp. Los datos fueron analizados y procesados ​​utilizando el software SPSS versión 27 (Paquete Estadístico para las Ciencias Sociales) y Microsoft Word. Del estudio realizado se concluye que uno de los principales obstáculos para la enseñanza en Angola es la falta de una infraestructura escolar adecuada y de una gestión escolar eficiente. Es necesario promover un liderazgo eficiente, que sepa gestionar los recursos disponibles, crear un ambiente saludable que motive a estudiantes y docentes, y establecer una comunicación efectiva entre todos los involucrados en el proceso educativo. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mário Graça da Costa

    Doutorando em Educação na linha de pesquisa em Administração, Organização e Gestão de Centros Educativos pela UNINI –MX. Mestre em Educação Especializado em Administração, Organização e Gestão de Centros Educativos pela UNIATLÂNTICO-Espanha, Pó-graduado em Administração Autarquica pelo Instituto de Cooperação Jurídica da Faculdade de Direito  da Universidade de Lisboa-Portugal, Pós-graduado em Pedagogia e Gestão de Projectos-USJ, formado em Estatística Descritiva com SPSS para docentes Universitários e Investigadores pela Rede de  Formação de Professores  da America Latina, Docente do Instituto Superior Politécnico Caála-Angola, Pó-graduado em Gestão Educacional. Graduado em Engenharia Informática e Computação pela UJES. Membro efectivo do Grupo de pesquisa Interdisciplinar em Educação e sua Influência no Processo de Ensino e Aprendizagem da Universidade Internacional IberoAmericana  e membro efectivo da Ordem dos Engenheiros de Angola com Cédula Profissional n.3484.

  • Estélio Silva Barbosa

    Ph.D em Educação, Doutorado em Gestão, Mestre em Educação Social, Graduado em Pedagogia, Teologia e Filosofia e Professor da UNILOGOS-Brasil.

  • Laurindo Hilário Canganjo

    Licenciado em Psicologia da Educação pelo ISCED – Huambo, Docente do Instituto Superior Politécnico Caála-Huambo-Angola.

  • Henriques da Costa Graça

    Graduado em História e Didática pelo ISPSN- Huambo e Docente do ISP- Caála- Angola.

  • Sostenes Morais Sachionga

    Licenciado em Matemática  pelo ISCED –Huambo e  Docente do Instituto Superior Politécnico Caála-Huambo-Angola.

  • Francisco Zacarias Enoque

    Mestre em Educação, especializado em Administração e Gestão Educacional e Docente do Instituto Superior Politécnico Caála-Huambo-Angola.

  • Agostinho Cristovão Diogo

    Mestre em Ensino da Matemática e Docente do Instituto Superior Politécnico Caála-Huambo-Angola.

  • Julio Chimbilundo de Paiva

    Graduado em Economia pela UAN, Mestre em Economia pela UJES e  Docente do Instituto Superior Politécnico Caála-Huambo-Angola.

Referencias

ALFAIA, Carla Vieira et al. O desenvolvimento do empreendedorismo corporativo: um estudo em empresas do ramo atacadista de pequeno porte do município de Parintins-AM. [S. l.: s. n.], 2023.

AMORIM, Ana Flavia Ferreira de Melo. Doce conexão: Podcast sobre empreendedorismo feminino, confeiteiras e redes sociais na internet. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

ANDRÉ, Maria Teresa. O papel das estruturas de gestão intermédia na promoção da melhoria da qualidade da escola. 2021. Tese (Doutorado) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2021.

ANTÓNIO, António; MENDES, Geovana Mendonca Lunardi; LUKOMBO, Garcia. Os desafios do direito à educação angolana durante a pandemia: do maldito vírus às benditas (necessárias) mudanças emergentes. Educação, p. e61/1-25, 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644468045

BARON, Robert A.; SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

BRASIL. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasilia: Ministério da Saúde, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. São Paulo: Atlas, 2009. p. 210-210.

CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da administração: o essencial em teoria geral da administração. Barueri: Editora Manole, 2006.

CHIMUCO, Sandra Marisa Nascimento. A formação inicial de professores em Angola no contexto da reforma educativa: desafios e necessidades (Institutos Médios Normais de Educação de Benguela). 2014. Tese de Doutorado. Universidade do Minho (Portugal).

CID, Marília; FIALHO, Isabel; BORRALHO, António. Avaliação Pedagógica No Ensino Superior: Possibilidades De Melhoria E Inovação. [S. l.: s. n.], 2020.

DA COSTA, Mário Graça et al. As competências tecnológicas e investigativas dos estudantes do curso de formação de professores: um estudo para a província do Huambo. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 12, p. 47-77, 2021. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3413

DA COSTA, Mário Graça et al. Fatores que influenciam o bem-estar e o mal-estar dos alunos e professores: um olhar para seu impacto no processo de ensino e aprendizagem. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 5, n. 1, p. e514832-e514832, 2024. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4832

DA COSTA, Mário Graça et al. Os desafios da educação no século XXI no município do Bailundo (Angola): um olhar para as exigências actuais usando as NTIC. MLS Educational Research (MLSER), v. 6, n. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.29314/mlser.v6i2.730

DA COSTA, Mário Graça et al. Os reflexos das novas tecnologias de informação e comunicação na gestão escolar democrática, participativa e inclusiva e o seu contributo na melhoria de um ensino de qualidade. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 6, p. e463371-e463371, 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3371

DA COSTA, Mário Graça; ENOQUE, Francisco Zacarias; DA COSTA GRAÇA, Henriques. Gestão escolar democrática e participativa: um olhar para as habilidades, competências, perspectivas e desafios dos directores escolares do município da Caála. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 1, p. 66-95, 2022. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3724

DA SILVA FRANÇA, Janaína; COSTA, Denis Honorato. Empregabilidade na indústria 4.0. E-Acadêmica, v. 4, n. 2, p. e1942353-e1942353, 2023. DOI: https://doi.org/10.52076/eacad-v4i2.353

DE ARAÚJO, Daniely Ramos et al. Empreendedorismo: as técnicas e ferramentas de gestão utilizadas por mulheres de sucesso. Revista Científica Online, v. 15, n. 1, p. 2023, 2023.

DE QUEIROZ SOUZA, Kênia Paulino; DE PINHO, Maria José. Criatividade e inovação na escola do século XXI: uma mudança de paradigmas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p. 1906-1923, 2016. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6636

DE SIQUEIRA SILVA, Ísis et al. Empreendedorismo empresarial como atividade para o crescimento e valorização profissional dos enfermeiros. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 10, p. e14157-e14157, 2023. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e14157.2023

DE SOUZA, Luciano et al. A importância do percurso metodológico no desenvolvimento das atividades do programa jovem empreendedor primeiros passos. In: Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica, 2023.

DIAS, Daniela Cândida et al. Empreendedorismo e Inovação na Educação Superior. Cadernos da FUCAMP, v. 22, n. 59, 2023.

DOMINGOS, Basílio. Ética e valores na gestão escolar: um estudo na escola de 2º ciclo de ensino secundário em Moçâmedes-Angola. [S. l.: s. n.], 2020.

Don José Carlos Assis, Empreendedorismo Corporativo como empreender, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2. ed. Rio de Janeiro: Elseveier, 2008 Xii, 166 p.

DOS SANTOS, Lara Sacramento; DE ASSIS, Pablo Roberto. A importância de um plano de negócio: um estudo de caso da papelaria céu azul em Itacaré–Bahia. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 10, p. 3168-3184, 2023. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11862

FAO. Organização das Nações Unidas para Aimentação e Agricultura Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura. Boletim Nutrição - Nust/CST/Fiocruz, Rio de Janeiro, n. 76, set./out. 2017.

FRANCO, Isabela de Melo. Empreendedorismo e inovação: um novo perfil de bibliotecas. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. especial, 2018.

FRONTEROTTA, Pierina Alejandra Añez. Estratégias de prevenção da violência em contexto escolar: Ações direcionadas aos docentes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura e Criminologia) - Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2021.

GUNZA, Cândido José. Gestão democrática: concepções e práticas de gestores de escolas de educação de base em Angola. [S. l.: s. n.], 2023.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto et al. Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill Interamericana, 2018.

HERNÁNDEZ-SAMPIERI, Roberto; MENDOZA, Christian. Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. México: Mcgraw-hill, 2020.

MATOS, José Fernando de et al. O papel do estado no desenvolvimento social e econômico em Angola a partir do final da guerra civil. [S. l.: s. n.], 2023.

MUAQUIXE, José Corindo. As metodologias ativas de aprendizagem: reflexões subsidiárias nas escolas do I ciclo em Angola: Mana aha alukongesela: ukwaso wakutwala ku maxikola atangu a mwangola. NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, v. 3, n. Especial II, p. 244-263, 2023.

NUNES, Felipe Santiago Oliveira et al. Universidade e inovação: visões de empreendedores inovadores sobre as contribuições da universidade para a realização de suas iniciativas. [S. l.: s. n.], 2021.

PEREIRA, L.; ISTOTANI, S.; TODA, A. Pensamento Computacional no contexto da BNCC, aplicado a projetos de empreendedorismo como fator de inclusão social. In: Anais [...] dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo, v. 1, 2020.

PUCUTA, Marcos João; DOS SANTOS LUEMBA, Bonifácio. Qualidade de ensino no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda e inserção profissional dos licenciados em ensino da matemática. Revista Educação em Páginas, v. 3, p. e13778-e13778, 2024. DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13778

SOUZA, Roosiley Santos; JÚNIOR, Nortonciste Guedes Da Silva. Tendência empreendedora: uma análise do perfil dos participantes do programa marinheiro empreendedor. Revista Xiegepe Online, Belo Horizonte, 2020.

TOME, Alexandre Scherrer. Identidades e representações sociais na construção do “jovem empreendedor” nas mídias de negócios. Revista Comunicação Universitária, v. 1, n. 4, 2023.

WAZLAWICK, Patrícia. Como ser um professor inovador? Educação transformadora em diálogo interdisciplinar com a Pedagogia Ontopsicológica. [S. l.: s. n.], 2021a.

WAZLAWICK, Patrícia. Educação Transformadora e(m) diálogo com a Pedagogia Ontopsicológica: como ser um professor inovador?. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, [S. l.: s. n.], 2021b. p. 389-408.

Fontes complementares

https://www.youtube.com/watch?v=SguLQyCBohttps://translate.google.com/translate?hl=kg&sl=pt&u=https://ispcaala.com/&prev=search&pto=aue

Publicado

21/03/2024

Cómo citar

EL PROBLEMA DE LA EDUCACIÓN EN ANGOLA: UNA MIRADA A LA PROMOCIÓN DE UNA EDUCACIÓN TRANSFORMADORA, EMPRENDEDORA E INNOVADORA COMO DESAFÍOS DEL SIGLO XXI PARA GARANTIZAR UNA EDUCACIÓN DE CALIDAD DESDE LA GESTIÓN Y ADMINISTRACIÓN DE LA ESCUELA. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e535039. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5039