ANÁLISIS DEL NIVEL DE PLAGIO DE LOS RESULTADOS DE LOS EXÁMENES ONLINE Y SU CORRELACIÓN CON LOS TRABAJOS DE TITULACION DE PREGRADO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.579Palabras clave:
propósito de esta investigación fue revelar el nivel de fraude académicoResumen
O objetivo desta pesquisa foi revelar o nível de fraude acadêmica na forma de semelhança e sua correlação com os exames on-line e os trabalhos de graduação on-line na Universidad UTE del Ecuador. O estudo se enquadra no paradigma da pesquisa quantitativa. Uma técnica de análise correlacional foi utilizada com um simples teste de regressão. A amostra foi determinada pela técnica de amostragem proposital, com a participação de 101 estudantes do programa de Educação Básica do 9º semestre da Universidade UTE, durante os ciclos acadêmicos B-2019-2020 e B-2020-2021. Os níveis de similaridade foram testados usando o software Turnitin. A pesquisa constatou que o nível de plágio foi de 38,44%, com fontes na Internet 36,42%, publicação 7,25% e trabalhos estudantis 25,38%. Enquanto isso, nos trabalhos de graduação final, foi revelado que a taxa de similaridade foi de 31,53%, fonte da Internet 29,54%, publicação 7,79% e trabalhos estudantis 25,47%. Pode-se concluir que, cronologicamente, de 2020 a 2021, os níveis de plágio em artigos e publicações estudantis aumentaram em 10%. A paráfrase foi a técnica de plágio mais utilizada entre os estudantes entre 2020 e 2021, enquanto a cópia e a colagem, que leva à correspondência exata com as fontes on-line existentes, experimentou um aumento acentuado durante a pandemia da COVID-19.
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