AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA UTILIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i1.77Resumen
RESUMO
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é todo o espaço que veicula conteúdos por intermédio das mídias tecnológicas com as comunicações síncrona e assíncrona entre os participantes das modalidades à distância, também denominado de ciberespaço. Este artigo tem como objetivo reconhecer o AVA e seu conjunto de mídias como objeto dialógico na sala de aula, discutindo formações ao docente, qual é um dos grandes desafios para o manuseio de recursos tecnológicos, principalmente no que tange a proposta do ambiente virtual por intermédio da Educação a Distância (EaD) como mediação no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio. O estudo se refere a uma pesquisa do tipo bibliográfica descritiva com abordagem qualitativa. As mudanças educativas exigem do educador uma nova postura e é de sua competência ter fluência digital e dominar com eficiência as novas ferramentas digitais educacionais adquirindo uma prática pedagógica inovadora dinamizando a aprendizagem e colaborando na construção de cidadãos críticos e reflexivos através de formações pedagógico-tecnológicas contínuas. Observou-se que o potencial transformador das diferentes tecnologias, materializadas em dispositivos e plataformas variadas enfrentam resistência por parte dos sujeitos/autores, alunos e professores. Ambos necessitam está capacitado frente às novas mudanças educacionais com a flexibilidade de aprender e ensinar compartilhando materiais de aprendizado. Esta pesquisa pretende fazer o leitor reconhecer a tecnologia como aliada da educação geradora de integração social, cabendo solucionar os limites existentes para que assim usufrua das várias possibilidades que há na usabilidade do AVA.
Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Formação docente. Coaprendizagem. Ensino Médio.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.