MODELO HÍBRIDO DE ANÁLISIS FINANCIERO APLICADO PARA MEJORAR LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1103

Palabras clave:

Inteligencia de negocios, Matemática financiera, Sistemas informáticos

Resumen

Esta investigación tiene como objetivo mejorar la gestión empresarial, especialmente aquellos vinculados a trabajadores informales y autónomos que encuentran dificultades ante el uso de la tecnología de aplicaciones móviles. Se propone un Sistema Híbrido como una forma de ayudar a gestionar el negocio. Este sistema combina Ciencia y Tecnología, hecho posible gracias al conocimiento de Matemática Financiera implementado en uno de los software más útiles en la gestión de proyectos. A partir de la interdisciplinariedad entre las áreas de Matemática, Economía, Lógica de Programación y Algoritmos, se pretende demostrar una serie de ventajas del uso de aplicaciones que ayuden en la gestión y organización de los recursos financieros, proporcionando una mejora en el desempeño y control de las actividades comerciales, así como en la toma de decisiones, dando como resultado una estrategia denominada Inteligencia de negocios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denis Carlos Lima Costa

Doutor em Sistemas de Energia; Professor do IFPA - Campus Ananindeua, no Bacharelado em Ciência e Tecnologia; Líder do Grupo de Pesquisa Gradiente de Modelagem Matemática e Simulação Computacional – GM²SC; Membro do Grupo de Pesquisa LICTI. Área de concentração: Matemática Computacional.

 

Desenvolve pesquisas na área de Matemática Computacional aplicada no aprimoramento da Inteligência Artificial. Doutor em Engenharia Elétrica na área de Sistemas de Potência. Mestre em Geofísica. Especialização em Física. Graduado em Ciências e Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa GRADIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL - GM²SC, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Ananindeua. Membro do Grupo de Pesquisa LÍNGUAS, CULTURAS, TECNOLOGIAS e INCLUSÃO - LICTI, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Castanhal, onde colabora com as linhas de Educação Matemática e Matemática Computacional.

Reno Silva Nooblath

Graduado em Ciência da Computação; Especialista em Inteligência Computacional; Professor do IFPA - Campus Ananindeua; Coordenador do curso de Informática; Mestrando em Ciência da Computação.

 

Ana Beatriz das Neves da Silva

Discentes do curso de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Ananindeua.

 

Aryadne Nunes Sousa

Discentes do curso de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Ananindeua.

Christopher Ferreira de Barros

Discentes do curso de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Ananindeua.

Jossylyn Dayanny Casseb Campos

Discentes do curso de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Ananindeua.

Kevin Nascimento de Souza

Discentes do curso de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Ananindeua.

 

Citas

CHENG, C.; ZHONG, H.; CAO, L. Facilitating speed of internationalization: The roles of business intelligence and organizational agility. Elsevier: Journal of Business Research. v.110. p.95-103. 2020.

COSTA, D. C. L.; PEREIRA, M. O.; PINTO, C. A. L. Estruturas de Matemática Financeira Implementadas em PLANILHAS Eletrônicas. 5º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais SIPEMAT – ISSN: 2446-6336. http://sipemat2018.sbempara.com.br/files/Anais_SIPEMATParte2.pdf. 2018.

COSTA, D. C. L.; COSTA, H. A. de O.; NEVES, L. P. Métodos Matemáticos Aplicados nas Engenharias via Sistemas Computacionais. 2nd ed. SINEPEM-IFPA. 2019.

COSTA, D. C. L.; COSTA, H. A. de O.; SILVA, H. C. M. da; SILVA, S. T. T. da. Matemática Computacional Aplicada à Ciência e Tecnologia, (1st ed.), Belém, PA, SINEPEM-IFPA. 2021.

DANTAS, J. C. Contribuições da Implantação do Scrum como Metodologia Ágil para a Otimização da Gestão de Projetos nas Organizações. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27541. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.541. 2021.

DAU, G. Número de trabalhadores autônomos bateu recorde no segundo trimestre de 2021. Rede Jornal Contábil. Disponível em <https://www.jornalcontabil.com.br/numero-de-trabalhadores-autonomos-bateu recorde-no-segundo-trimestre-de-2021/>. 2021.

Dubey, R., GUNASEKARAN, A., & CHILDE, S. J. Big data analytics capability in supply chain agility. Management Decision, 57(8), 2092–2112. https://doi.org/10.1108/MD-01-2018-0119. 2019.

EL-ADAILEH, N. A.; FOSTER, S. Successful business intelligence implementation: a systematic literature review. Journal of Work-Applied Management. v.11(2). p.121-132 Emerald Publishing Limited 2205-2062. DOI: 10.1108/JWAM-09-2019-002. 2019.

IE. Por que 89% dos estudantes chegam ao final do Ensino Médio sem aprender o esperado em matemática? Escola da inteligência educação socioemocional. Disponível em: <https://escoladainteligencia.com.br/blog/por-que-89-dos-estudantes-chegam-ao-final-do-ensino-edio-sem-aprender-o-esperado-emmatematica/>. 2021.

MACEDO, A. C.; OLIVEIRA, D. V. D.; ARAÚJO, K. T.; RIBEIRO, S. S.; DEUS, C. F. Gestão Financeira através do Aplicativo Mobills. Revista científica eletrônica de ciências aplicadas FAIT. 2015.

MOTERLE, S.; WERNKE.; JUNGES, I. Conhecimento Sobre Gestão Financeira dos Dirigentes de Pequenas Empresas Do Sul De Santa Catarina. Revista de Administração, Contabilidade e Economia - RACE. v. 18 n. 1. 2019.

NASCIMENTO, R. S. B. do. A Modelagem Matemática como Proposta Pedagógica na Perspectiva do Ensino da Matemática em Ambientes Informatizados no Ensino Médio. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(11), e211905. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.905. 2021.

NETO, G. O. S.; MACÊDO, E. A.; OLIVEIRA, C. G. Estimulando Gestão Financeira Pessoal com Aplicativo. Anais dos Simpósios de Informática do IFNMG - Campus Januária. 2018.

OLIVEIRA, E. dos S.; LIMA, T. A. M.; SILVA, M. de O.; SILVA, P. O. da. O Uso dos Softwares na Educação Matemática. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25320. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.320. 2021.

PEREIRA, A. S., SHITSUKA, D. M., PARREIRA, F. J. & SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa científica. Núcleo de Tecnologia Educacional – UFSM. 2018.

RASIWALA, F. S.; KOHLI, B. Artificial Intelligence in FinTech: Understanding Stakeholders Perception on Innovation, Disruption, and Transformation in Finance. International Journal of Business Intelligence Research. v.12. p.48-65. DOI: 10.4018/IJBIR.20210101.oa3. 2021.

SEBRAE. Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mt/noticias/micro-e-pequenas-empresas-geram-27-do-pib-do-brasil, ad0fc70646467410VgnVCM2000003c74010aRCRD>.

SILVA, A. C. B. S.; COELHO, B. M. L. Aplicativos De Gestão Financeira: um estudo exploratório. Revista Pesquisa em Administração (Caruaru-PE). 2020.

VAIO, A. D.; PALLADINO, R.; HASSAN, R.; ESCOBAR, O. Artificial Intelligence and Business Models in the Sustainable Development Goals Perspective: A Systematic Literature Review. Elsevier: Journal of Business Research. v.121. p.283-314. 2020.

Publicado

18/01/2022

Cómo citar

Costa, D. C. L., Nooblath, R. S., Silva, A. B. das N. da, Sousa, A. N., Barros, C. F. de, Campos, J. D. C. ., & Souza, K. N. de . (2022). MODELO HÍBRIDO DE ANÁLISIS FINANCIERO APLICADO PARA MEJORAR LA INTELIGENCIA EMPRESARIAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e311103. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1103