UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE POÉTICA E CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1368

Palavras-chave:

Cultura. Compreensão. Aprendizagem.

Resumo

A poesia como objeto de conhecimento na sala de aula é um pressuposto indispensável à prática docente, que propõe um paradigma moderno com vistas a atender as exigências da sociedade atual, pensar o ensino e aprendizagem construtivo, significativo para os estudantes, desenvolvendo-os integralmente. Objetivando investigar as contribuições do uso da poesia pode proporcionar no desenvolvimento das crianças no Ensino Fundamental e inserir as crianças no universo poético. Buscamos desenvolver por meio das poesias ligação cotidianas dos educandos, metodologias ativas possibilitando vários momentos dentro da aula, com atividades variadas na lousa, no caderno, xerocadas, dinâmicas, jogos, oficinas, arte, produção textual, dentro e fora de sala quando preciso. Despertando nos discentes interesses de fazer parte do processo de construção do seu fazer, encontrando desta maneira sentido em vir à escola ou mesmo permanecer em sala participando das tarefas. Chegamos a resultados satisfatórios e evidentes que são sentidos no decorrer das dinâmicas realizadas na classe, com aulas mais leves, menos expositivas e mais construtivas, participativas numa formatação diferente em círculo imagem, declamações de poesias, músicas folclóricas ou cantos, rodinhas de conversas, diálogos, opiniões, discussões, compreensão, produções artísticas e escritas, adaptações de jogos aos textos, construções de brinquedos, brincadeiras fazendo um resgate dessa cultura nos tempos tecnológicos e, sendo bem aceito, proveitoso por ser pertinente para as crianças e, servir principalmente, como fonte de produção de conhecimentos. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Alexandre Firme de Oliveira

    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), é especialista em Alfabetização pela Universidade Potiguar (UnP), 2010. Mestre em Educação (2021) pela Uiversidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Atualmente é professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Macaíba e Parnamirim. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagens Significativas e Metodologias Ativas, Leitura e Poesia Interativa, desenvolveu projetos e produções na área de Tecnologia da Informação e Comunicação ( Robótica Educacional e Artigos de divulgação cientifica) atuando principalmente no seguinte tema: avaliação, aprendizagem, psicologia e alfabetização no Ensino Fundamental de 9 anos.

Referências

ARAÚJO, Aline Maria Gomes de. O emprego da Poesia na sala de aula: a leitura como meio de formação intelectual dos educandos do Ensino fundamental. Disponível em<http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1499/1/PDF%20-%20Aline%20Maria%20Gomes%20de%20Ara%C3%BAjo.pdf. Acesso em Março de 2020.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel, São Paulo: Moraes, 1982.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 144p.

BRASIL, Ministério da Educação-MEC. Conheça a História da Educação Brasileira. Disponível em < portal.mec.gov.br/acessibilidade-sp-940674614/3371-institucional/83591-conheça-a-evolucao-da-educacao-brasileira> Acesso em Março de 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum- BNCC. Disponívelem<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em Maio de 2019.

BUFFA, Ester. A educação negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea. 3 ed, São Paulo, Cortez, 2001.

COLOMER, Teresa. CAMPS, Anna. Ensinar a ler ensinar a compreender. Porto Alegre, Artmed,2002.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

FAZENDA, Ivani (org). O que é Interdisciplinarieade. São Paulo: Cortez, 2008.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1994.55/75p.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1996.

FERREIRO, Emília, TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FREIRE, Paulo, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Coleção polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Autores Associados, Cortez,1983.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

IVIC, Ivan, COELHO, Edgar Pereira (org). Lev Semionovich Vygotsky. Recife, Massangana, 2010.

LENOIR, Rey, B. Fazenda. Les fondements de l’ interdisciplinarité dans la formation á l’enseigment. Canadá. Éditions du CRP/ Unesco, 2001.

MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a07.pdf> Acesso em 01 de outubro de 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do conhecimento: pesquisa: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Hucitec, 2013.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. Tradução de Catarina Elonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2 ed. São Paulo, Cortez, Brasília –DF UNESCO ,2000.

OLÍMPIO, Luciana Claudia de Castro. Como Trabalhar a Poesia em Sala de Aula. Disponível em< https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/como-trabalhar-a-poesia-em-sala-de-aula/3985> Acesso em Março de 2020.

REIS, Luciana Carvalho dos. Os PCNEM: Concepções de Literatura e Ensino. Disponível em< https://www.revistaacademicaonline.com/> Acesso em Março de 2020.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 9 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

SILVA, Eliseu Ferreira da, JESUS, Wellington Gomes de. Como e Porque Trabalhar com a Poesia na Sala de Aula. Disponível em < www2.uefs.br/dia/graduando/n2/n2.21-34pdf> Acesso em Março de 2020.

SOUZA, José Clécio Silva e. Educação e História da Educação no Brasil. Disponível em< https://educaaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/23/educao-e-histria-do-educao-no-brasil. Acesso em Maio de 2019.

TEBEROSKY, Ana. Compreensão da Leitura: a língua como procedimento. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre, Artemed, 2003.

TEIXEIRA, Anísio Spinola. Educação no Brasil. 2 ed. São Paulo, Ed. Nacional, Brasília, 1976.

WESTBROOK, Robert B. JOHN DEWEY. Coleção Educadores.

Ministério da Educação. Brasília 2010.

ZILBERMAN, Regina. (org). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1991.

ARAÚJO, Aline Maria Gomes de. O emprego da Poesia na sala de aula: a leitura como meio de formação intelectual dos educandos do Ensino fundamental. Disponível em<http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1499/1/PDF%20-%20Aline%20Maria%20Gomes%20de%20Ara%C3%BAjo.pdf. Acesso em Março de 2020.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel, São Paulo: Moraes, 1982.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 144p.

BRASIL, Ministério da Educação-MEC. Conheça a História da Educação Brasileira. Disponível em < portal.mec.gov.br/acessibilidade-sp-940674614/3371-institucional/83591-conheça-a-evolucao-da-educacao-brasileira> Acesso em Março de 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum- BNCC. Disponívelem<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em Maio de 2019.

BUFFA, Ester. A educação negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea. 3 ed, São Paulo, Cortez, 2001.

COLOMER, Teresa. CAMPS, Anna. Ensinar a ler ensinar a compreender. Porto Alegre, Artmed,2002.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

FAZENDA, Ivani (org). O que é Interdisciplinarieade. São Paulo: Cortez, 2008.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1994.55/75p.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1996.

FERREIRO, Emília, TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FREIRE, Paulo, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Coleção polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Autores Associados, Cortez,1983.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

IVIC, Ivan, COELHO, Edgar Pereira (org). Lev Semionovich Vygotsky. Recife, Massangana, 2010.

LENOIR, Rey, B. Fazenda. Les fondements de l’ interdisciplinarité dans la formation á l’enseigment. Canadá. Éditions du CRP/ Unesco, 2001.

MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a07.pdf> Acesso em 01 de outubro de 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do conhecimento: pesquisa: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Hucitec, 2013.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. Tradução de Catarina Elonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2 ed. São Paulo, Cortez, Brasília –DF UNESCO ,2000.

OLÍMPIO, Luciana Claudia de Castro. Como Trabalhar a Poesia em Sala de Aula. Disponível em< https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/como-trabalhar-a-poesia-em-sala-de-aula/3985> Acesso em Março de 2020.

REIS, Luciana Carvalho dos. Os PCNEM: Concepções de Literatura e Ensino. Disponível em< https://www.revistaacademicaonline.com/> Acesso em Março de 2020.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 9 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

SILVA, Eliseu Ferreira da, JESUS, Wellington Gomes de. Como e Porque Trabalhar com a Poesia na Sala de Aula. Disponível em < www2.uefs.br/dia/graduando/n2/n2.21-34pdf> Acesso em Março de 2020.

SOUZA, José Clécio Silva e. Educação e História da Educação no Brasil. Disponível em< https://educaaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/23/educao-e-histria-do-educao-no-brasil. Acesso em Maio de 2019.

TEBEROSKY, Ana. Compreensão da Leitura: a língua como procedimento. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre, Artemed, 2003.

TEIXEIRA, Anísio Spinola. Educação no Brasil. 2 ed. São Paulo, Ed. Nacional, Brasília, 1976.

WESTBROOK, Robert B. JOHN DEWEY. Coleção Educadores.

Ministério da Educação. Brasília 2010.

ZILBERMAN, Regina. (org). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1991.

Downloads

Publicado

14/04/2022

Como Citar

UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE POÉTICA E CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e341368. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1368