UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE POÉTICA E CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1368

Palavras-chave:

Cultura. Compreensão. Aprendizagem.

Resumo

A poesia como objeto de conhecimento na sala de aula é um pressuposto indispensável à prática docente, que propõe um paradigma moderno com vistas a atender as exigências da sociedade atual, pensar o ensino e aprendizagem construtivo, significativo para os estudantes, desenvolvendo-os integralmente. Objetivando investigar as contribuições do uso da poesia pode proporcionar no desenvolvimento das crianças no Ensino Fundamental e inserir as crianças no universo poético. Buscamos desenvolver por meio das poesias ligação cotidianas dos educandos, metodologias ativas possibilitando vários momentos dentro da aula, com atividades variadas na lousa, no caderno, xerocadas, dinâmicas, jogos, oficinas, arte, produção textual, dentro e fora de sala quando preciso. Despertando nos discentes interesses de fazer parte do processo de construção do seu fazer, encontrando desta maneira sentido em vir à escola ou mesmo permanecer em sala participando das tarefas. Chegamos a resultados satisfatórios e evidentes que são sentidos no decorrer das dinâmicas realizadas na classe, com aulas mais leves, menos expositivas e mais construtivas, participativas numa formatação diferente em círculo imagem, declamações de poesias, músicas folclóricas ou cantos, rodinhas de conversas, diálogos, opiniões, discussões, compreensão, produções artísticas e escritas, adaptações de jogos aos textos, construções de brinquedos, brincadeiras fazendo um resgate dessa cultura nos tempos tecnológicos e, sendo bem aceito, proveitoso por ser pertinente para as crianças e, servir principalmente, como fonte de produção de conhecimentos. 

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Biografia do Autor

Carlos Alexandre Firme de Oliveira

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), é especialista em Alfabetização pela Universidade Potiguar (UnP), 2010. Mestre em Educação (2021) pela Uiversidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Atualmente é professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Macaíba e Parnamirim. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagens Significativas e Metodologias Ativas, Leitura e Poesia Interativa, desenvolveu projetos e produções na área de Tecnologia da Informação e Comunicação ( Robótica Educacional e Artigos de divulgação cientifica) atuando principalmente no seguinte tema: avaliação, aprendizagem, psicologia e alfabetização no Ensino Fundamental de 9 anos.

Referências

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Publicado

14/04/2022

Como Citar

Firme de Oliveira, C. A. (2022). UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE POÉTICA E CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e341368. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1368