UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE POÉTICA E CULTURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1368Palavras-chave:
Cultura. Compreensão. Aprendizagem.Resumo
A poesia como objeto de conhecimento na sala de aula é um pressuposto indispensável à prática docente, que propõe um paradigma moderno com vistas a atender as exigências da sociedade atual, pensar o ensino e aprendizagem construtivo, significativo para os estudantes, desenvolvendo-os integralmente. Objetivando investigar as contribuições do uso da poesia pode proporcionar no desenvolvimento das crianças no Ensino Fundamental e inserir as crianças no universo poético. Buscamos desenvolver por meio das poesias ligação cotidianas dos educandos, metodologias ativas possibilitando vários momentos dentro da aula, com atividades variadas na lousa, no caderno, xerocadas, dinâmicas, jogos, oficinas, arte, produção textual, dentro e fora de sala quando preciso. Despertando nos discentes interesses de fazer parte do processo de construção do seu fazer, encontrando desta maneira sentido em vir à escola ou mesmo permanecer em sala participando das tarefas. Chegamos a resultados satisfatórios e evidentes que são sentidos no decorrer das dinâmicas realizadas na classe, com aulas mais leves, menos expositivas e mais construtivas, participativas numa formatação diferente em círculo imagem, declamações de poesias, músicas folclóricas ou cantos, rodinhas de conversas, diálogos, opiniões, discussões, compreensão, produções artísticas e escritas, adaptações de jogos aos textos, construções de brinquedos, brincadeiras fazendo um resgate dessa cultura nos tempos tecnológicos e, sendo bem aceito, proveitoso por ser pertinente para as crianças e, servir principalmente, como fonte de produção de conhecimentos.
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Referências
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