ECONOMIA CRIATIVA EM TELA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1635Palavras-chave:
Economia criativa, Tempos de crise, PobrezaResumo
Este livro nasceu do empenho de tornar a Economia Criativa um assunto mais debatido, especialmente como forma de ajudar a transformar situações de pobreza e de subdesenvolvimento. Somos caminhantes, professores e alunos, dessa trajetória de buscar melhoria nas condições de vida das pessoas, especialmente dos mais vulneráveis, no meu entender objetivo maior da economia. No material aqui apresentado, os capítulos são independentes, porém se norteiam pela procura de alternativas que gerem maior crescimento das atividades criativas e culturais, no propósito ainda de apoiar estudos regionais, apesar de esse não ser o recorte exclusivo do livro. Deste modo, cada tema abordado reivindica reflexões continuadas, dado que não esgotam os aspectos envolvidos em cada objeto de pesquisa. Vale destacar que estes capítulos trazem esforços de formandos e graduados do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Pernambuco - Diogo Milhomens, Tuany Carolayne da Silva Cruz, Pedro Henrique Felix Amorim Ramos, Letícia Fisher Magalhães de Moura Beltrão e João Victor M. M. Nunes - onde juntos formulamos questões e pensamos sobretudo na realidade que nos cerca atualmente – e por isso, diante de tantas incertezas e dados ainda não consolidados, lançamos vários questionamentos para pesquisas futuras.
Downloads
Referências
Crocco, M. A. A., R. Galinari, F. Santos, M. B. Lemos, and R. Sim A, Metodologia de identificação de
aglomerações produtivas locais, Nova Economia, 16, 211 – 241, 2006.
Castro, C. G. N. B. H. R. de, Estratégias de Inovação: um Estudo na Indústria Brasileira de Máquinas
e Implementos Agrícolas., ANAPAD, 2006.
Matos, M. G. de, DOCUMENTO SETORIAL: Música, Instituto de Economia da UFRJ, Instituto de
Economia da UNICAMP, projeto perspectivas do investimento no Brasil, BLOCO: ECONOMIA DO
CONHECIMENTO, SISTEMA PRODUTIVO: INDUSTRIAS CULTURAIS, 2008.´
ECONOMIA, M. D., Relação anual de Informações sociais - RAIS, 2019.
Exame, R., Indústria fonográfica registra crescimento de 9,7% em 2018,
https://exame.com/negocios/industria-fonografica-registra-crescimento-de-97-em2018/, acessado em
/06/2020, 2019.
Folhapress, Digital já representa 98% do consumo de música no Brasil, https://www.folhape.com.br/cultura/digital-ja-representa-98-do-consumo-de-musicano-brasil-diz-estudo/100738/, 2019.
Garcia, S. R., Economia criativa e inovação; pequenas empresas em Porto Alegre1, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2016.
Group, C. P. R., The Creative Economy: Key Concepts and Literature Review Highlights, 2013.
NYKO, P., Diego ; ZENDRON, Economia Criativa, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, visão 2035 : Brasil, país desenvolvido : agendas setoriais para alcance da meta., 2018.
PEREIRA, A. P., A Indústria fonográfica: crise e recuperação. Monografia apresentada no Curso de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.
Secretaria da Economia Criativa. Relatório de economia criativa 2010 : economia
criativa uma opção de desenvolvimento., Brasília : Secretaria da Economia
Criativa/Minc, 2012.
Times, L. A., Studios left out of the mix, https://www.latimes.com/archives/la-xpm-2009oct-13-fi-smallbiz-studios13-story.html, 2009.
Tolila, P., CULTURA E ECONOMIA: Problemas, hipóteses, pistas., Iuminuras : Itaú Cultural., 2007.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.