ANÁLISIS DEL MERCADO DE LA EDUCACIÓN A DISTANCIA EN BRASIL Y PROVISIÓN DE HERRAMIENTAS DE ACCESIBILIDAD

Autores/as

  • Loreni Picinini Lengler
  • Ana Catarina Gonçalves
  • Danilo Silva de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2170

Palabras clave:

Educación a distancia; Inclusión y Accesibilidad Educativa; Tecnología de asistencia;

Resumen

Este artículo científico tiene como objetivo presentar datos sobre el mercado de los Sistemas de Enseñanza a Distancia (SD) en Brasil y las principales herramientas de tecnologías de apoyo con enfoque en la accesibilidad disponibles, además de hacer una revisión de cada recurso y aportar sugerencias para la aplicación de estas herramientas en este contexto, proporcionando a los gestores administrativos y pedagógicos un material de referencia básico para la implementación o revisión de las políticas de accesibilidad en sus Instituciones de Educación Superior (IES). Este trabajo expositivo se organiza en dos etapas, comenzando por la presentación y breve análisis de los datos publicados por el Censo EAD.BR 2018, buscando dilucidar el tamaño de este mercado, las perspectivas a medio plazo y sus prácticas en materia de accesibilidad. En un segundo momento, se presentará una recopilación de información sobre las principales herramientas de tecnologías de apoyo enfocadas a la accesibilidad disponibles en la actualidad y que pueden ser implementadas en el contexto de la enseñanza y el aprendizaje, especialmente en los Entornos Virtuales de Aprendizaje - EVA. El artículo finaliza aportando conclusiones generales sobre la información presentada y abre una sugerencia de estudios de viabilidad técnica, comparativos y cualitativos, además de económicos, a desarrollar en el futuro.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Loreni Picinini Lengler

Prefeitura Municipal de Panambi/RS

Ana Catarina Gonçalves

UNINI PORTO RICO

Danilo Silva de Souza

Mestrando em Educação pela Universidad Europea del Atlántico.  Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Venda nova do Imigrante - FAVENI. Bacharelado em Engenharia Mecânica pela Faculdade Politécnica de Jundiaí - FPJ. Professor de física e matemática para engenharias e no setor privado, como diretor de operações.

Citas

ALBAN, Afonso. Ampliando a usabilidade de interfaces web para idosos em dispositivos móveis: uma proposta utilizando design responsivo. Passo Fundo: CINTED-UFRGS, 2012. - https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/36404

ARAÚJO, V. L.; VIEIRA, P.; MONTEIRO, S. M. Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE): Um estudo de recepção com surdos da região Sudeste. Tradterm, v. 22, p. 283-302, 17 dez. 2013. - http://www.revistas.usp.br/tradterm/article/view/69132

ARYAL C. S., Design Principles for Responsive Web, 2014. https://core.ac.uk/download/pdf/38115897.pdf

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ – ALEP, 1º Sessão Plenária com

Tradução Simultânea em Libras - http://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/assembleia-realiza- primeira-transmissao-com-interprete-em-libras

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - ABED, Relatório

analítico da aprendizagem a distância no Brasil, http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_PORTUGUES.pdf

BERSH, R. Introdução À Tecnologia Assistiva, 2017 - https://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf

BERSH, R.; PELOSI, M. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: tecnologia assistiva: recursos de acessibilidade ao computador. Brasília: MEC-SEESP, 2007. - http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pdf

FRANCO, Eliana P. C. & SILVA, Manoela Cristina C. C. da Audiodescrição: Breve Passeio Histórico. In MOTTA, Lívia M. V. M, & FILHO, Paulo Romeu (orgs) Audiodescrição. Transformando Imagens em Palavras, São Paulo: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010, p. 23-42. - http://www.audiodescricao.com/site/files/2014/12/LivroAD_cap.1_ElianaFranco. pdf

FREITAS, E. F., Libras, Abordagem Teórica - https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/bonfim/files/2015/03/TEXTO-BASE- LIBRAS-pagina-cursos-superiores.pdf

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICAS – IBGE,

Pesquisa Nacional de Saude – 2013 - https://censo2010.ibge.gov.br/noticias- censo.html?busca=1&id=1&idnoticia=2965&t=pns-2013-dois-anos-mais- metade-nascimentos-ocorreram- cesariana&view=noticia#:~:text=2%2C2%20milh%C3%B5es%20de%20pessoa s,Norte%20(0%2C8%25).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICAS – IBGE,

Projeções mensais da população do Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação 2010-2030 - https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9109-projecao-da- populacao.html?=&t=resultados

GALVÃO FILHO, T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO,

G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009. - https://www.galvaofilho.net/assistiva.pdf

GRUPO DFJUG e INSTITUTO CTS, Avatar Libras Rybená - https://portal.rybena.com.br/site-rybena/

HANDTALK, Avatar Libras Hugo - https://www.handtalk.me/br/Home

KALAIVANI, K. S. et al. Real Time Implementation of Image Recognition and Text To Speech Conversion, 2014 - https://pdfs.semanticscholar.org/99c9/90ff841da4923771c5d2b6692c3a4656d4 47.pdf

LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. “Marco Civil da Internet” - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm

LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. “Lei Brasileira de Inclusão (LBI)” - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

MARCOTTE, E. Responsive Web Design - https://alistapart.com/article/responsive-web-design/

MARQUES G. C. Instrumentos Óticos - https://efisica.atp.usp.br/pluginfile.php/3049/mod_resource/content/2/9%20Instr umentos%20%C3%93ticos.pdf

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Comissão Assegura o Direito de Aprender, Politicas Direcionadas ao Aprendizado de Disléxicos, - http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32256

MICHAELIS, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa - http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=contraste

MORAES, L. M.; VIEIRA, F. M.; GONÇALVES, B. S.; BRAVIANO, G.;

MERINO, G. S. A. D. A Usabilidade de avatares de libras em sites: análise da interação de usuários surdos por meio do rastreador ocular Eye

Tracking. Design e Tecnologia, v. 8, n. 16, p. 41-51, 31 dez. 2018. - https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/495/245

OLMINO, E. & SANTANA M., DISLEXIA: definição e caracterização - https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/viewFile/3364/3337

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU, Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948 - https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por

PORTAL EDUCAMAIS, Fontes para Dislexia: tipos de letras para ajudar disléxicos, - https://educamais.com/fontes-dislexia/

PROJETO VLIBRAS, Avatar Libras Ícaro -. – https://www.vlibras.gov.br/

RIBEIRO. L. A legenda e a Acessibilidade, 2019 - https://ligiaribeiro.com.br/legenda/

SANTOS, O. P., Travessias Históricas do Tradutor/Intérprete de Libras: de 1980 a 2010, Revista do Difere - ISSN 2179 6505, v. 2, n.4, dez/2012 - https://www.academia.edu/download/36489913/ozivan.pdf

SALTON, Bruna P.; MAIA, Nádia; ROSITO, Maurício C.. Inclusão Social e Digital de Alunos com Deficiência Visual: um Estudo Comparativo entre Leitores de Tela. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], out. 2012. ISSN 2316- 6533. - https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1839

SENADO FEDERAL, Cadastro de ideia legislativa em Libras, - https://www12.senado.leg.br/ecidadania/libras

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - SESC SP, Fundamentos da

Audiodescrição para Atividades Culturais - https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/fundamentos-da- audiodescricao-para-atividades-culturais

WIDELL V. Geon, A Dislexya Experience - https://geon.github.io/programming/2016/03/03/dsxyliea

Publicado

09/11/2022

Cómo citar

Picinini Lengler, L., Gonçalves, A. C., & Silva de Souza, D. (2022). ANÁLISIS DEL MERCADO DE LA EDUCACIÓN A DISTANCIA EN BRASIL Y PROVISIÓN DE HERRAMIENTAS DE ACCESIBILIDAD. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112170. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2170